SALVADOR | Um Brasil que dança: Festival do Salesiano Dom Bosco Salvador é pura celebração da cultura brasileira

SALVADOR | Um Brasil que dança: Festival do Salesiano Dom Bosco Salvador é pura celebração da cultura brasileira
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 2 de janeiro de 2025 Por pauloTema “Canta e Dança Brasil” retrata a riqueza artística e cultural do país em apresentações de dança
O Brasil é movimento, ritmo e história. Um país onde a cultura está em cada canto, seja na capoeira, nas festas do sertão ou nas escolas de samba. Da Amazônia ao Sul, a diversidade brasileira se traduz em cores, músicas e danças que contam histórias de um povo que sabe representar suas raízes. No Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, essa riqueza cultural ganhou vida através do Festival de Dança “Canta e Dança Brasil”, que transformou o auditório em um espaço de celebração e conexão com as tradições artísticas do país.
A escolha do tema não foi por acaso. Tatiane Rocha, professora e coreógrafa do Festival de Dança, explica que a ideia surgiu da vontade de resgatar e homenagear a herança cultural do Brasil. “Gostaria muito de retratar a cultura do nosso país, a sua musicalidade e dança”, revela. Com esse objetivo claro, o Festival ganhou corpo como mais do que uma simples apresentação de encerramento: tornou-se uma experiência de conexão com a cultura brasileira e novos aprendizados para os estudantes.
As apresentações exploraram um repertório vasto e diversificado, cobrindo estilos antigos e contemporâneos que misturam elementos urbanos e tradicionais, enraizados na memória cultural do Brasil. Cada coreografia contava uma história e revelava pedaços da alma brasileira, incluindo referências a festas populares como o Carnaval e o São João.
Para os estudantes, o Festival foi mais do que subir ao palco e executar passos ensaiados. Ele acendeu algo maior: o artista que vive em cada um deles. Tatiane explica que o projeto abriu um universo de possibilidades para os jovens e criou uma conexão com a arte. “É levar os nossos alunos a sentir a dança de forma real, é promover a valorização, a celebração e a difusão da arte da dança. Ele busca incentivar a expressão artística, revelar talentos, fortalecer laços, além do desenvolvimento da dança como forma de cultura, educação e entretenimento”, destaca.
Por Comunicação Salesianos Bahia
Imagens: Renata Mascarenhas