Testemunho Vocacional do Salesiano José Wilker (Arapiraca – AL)
Testemunho Vocacional do Salesiano José Wilker (Arapiraca – AL)
3 de dezembro de 2019 Por pauloJosé Wilker França da Silva é natural de Arapiraca – Alagoas, filho de Maria da Assunção e José Wilson, seus irmãos são Wires Cristina e Weverson Franques, é o segundo filho do casal. Filho de família católica, passou toda a sua infância e juventude em Arapiraca. Deste a infância, frequentava a Capela Rainha da Paz do seu bairro, mas é no ano 2000, após participar de um retiro de carnaval, que passou a frequentar o grupo de Jovens Jesus Chamma e foi neste grupo que começou a aprofundar sua formação cristã.
Em 2004, teve seu primeiro contato com a Comunidade Cristo de Betânea, que acabara de chegar em sua cidade. Logo passou a fazer parte dos encontros e da instalação da nova comunidade em sua cidade, foi neste momento que teve o seu primeiro contato com a vida religiosa ao conviver com freis e freiras recém-chegados de Portugal, Timor Leste e Moçambique. Não demorou para sentir-se interpelado pela vida religiosa e brotar a pergunta em seu coração: “por que não dedica a vida ao anuncio do Evangelho?”. Assim, iniciou o acompanhamento vocacional e seguiu ajudando nas atividades com os jovens, nos eventos e na catequese da comunidade.
Embora o bispo de sua diocese seja salesiano, foi em 2008, ao visitar Juazeiro do Norte, que deve o primeiro contato com a obra salesiana. O que não esperava era que aquela visita marcaria e mudaria sua vida e sua história. No final da missa, na Paroquia do Sagrado Coração de Jesus ,o padre anunciou que após a missa haveria a quermesse. Durante a quermesse, ficou profundamente tocado pela alegria de um padre salesiano que dançava entre as crianças, jovens e adultos. Aquela alegria e espontaneidade salesiana tocou seu coração.
Foi em 2009, após um longo caminho de discernimento e acompanhamento vocacional, que ao ser interpelado pelo seu pároco sobre a sua vocação tomou a iniciativa de entrar em contato com os salesianos. Não demorou para que os salesianos o convidassem para fazer uma experiência vocacional e, no ano seguinte, ingressou no aspirantado Durante a sua formação morou nas comunidades de Natal-RN, Jaboatão dos Guararapes – PE, Curitiba – PR, Recife – PE, Roma – Itália, Maynooth – Irlanda, Kazanluk – Bulgária e, hoje, reside na comunidade de formação teológica em São Paulo.