Testemunho Vocacional do Salesiano Josemar Abel (Caetés – Abreu e Lima – PE)

Testemunho Vocacional do Salesiano Josemar Abel (Caetés – Abreu e Lima – PE)
3 de dezembro de 2019 Por pauloMeu nome é Josemar Abel Silva de Oliveira Junior, tenho 26 anos e estou a poucos meses da minha profissão religiosa perpétua na Congregação Salesiana. Mas, a minha história não começa aqui, ela tem seus alicerces na obra Salesiana de Caetés, em Abreu e Lima, no estado de Pernambuco. Em um simples convite de um amigo para participar do oratório nos fins de semana, Deus me mostrou qual caminho seguir. Eu não era uma criança que participava da igreja, mas, foi incentivado pelos meus amigos que comecei a participar do oratório festivo e também da catequese. Certa vez, em um domingo, o padre Trajano, que então exercia seu ministério em minha comunidade, nos entregou uma revista, lembro-me que estava escrito em destaque “A vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é um presente que damos a Ele.” Eu, então com 12 anos, me senti impactado por essa frase, ela me ajudou a traçar um projeto de vida.
Foi daí que me engajei na catequese, Vicentinos e grupo de coroinhas. De fato, fiquei fascinado com a vida e a missão salesiana. Com o incentivo da minha comunidade local, a compreensão da minha família e com o acompanhamento dos Salesianos, ingressei no aspirantado salesiana de Carpina- PE em 2009, para viver mais intensamente o carisma salesiano e concluir o ensino médio.
Em 2012, ingressei na fase seguinte da formação, o pré- noviciado, em Jaboatão dos Guararapes – PE, uma etapa fundamental de vivência pastoral e comunitária. Já no ano seguinte, iniciei o noviciado em Curitiba –PR, uma etapa muito importante. Ali são estudadas as constituições salesianas, regra fundamental e caminho de realização para quem deseja assumir a vida como religioso salesiano.
No dia 31 de janeiro de 2014, fiz a primeira profissão religiosa, momento forte de doação e entrega a Deus no caminho de Dom Bosco, pois já diz a música: “quem demora em se dar nesta vida corre grande perigo”. Entre 2014 e 2016, cursei os estudos filosóficos em Recife-PE e em Lorena-SP. Tempo forte de estudos, vida comunitária e pastoral, guardo comigo de forma especial a pastoral dentro do cárcere de jovens, pois neste tempo aprendi que nossa missão é para todos os jovens, não importa onde eles estejam. Em 2017, fui para a etapa do tirocínio em Matriz de Camaragibe- AL, momento especial de vivência pastoral e doação para com a missão a que Deus nos chama. O segundo ano do tirocínio em Carpina- PE foi muito importante para a minha vocação, pois foi o resultado de toda caminhada vocacional que Deus nos vai presenteando.
Hoje, vivo em São Paulo, cursando os estudos teológicos e vivenciando os momentos que antecedem a profissão perpétua. Agora, depois de um tempo forte de estudos e trabalho, desejo dar um sim definitivo ao Senhor, vivendo pobre, obediente e casto. Como todas as pessoas que se deparam com uma novidade também tenho momentos de certo receio, pois o futuro pode parecer incerto, mas, para quem se entrega nas mãos do Senhor, o medo é sempre menor que a coragem. Chegando a esse momento da vida, olho para tudo que já vivi, e guardo em meu coração pessoas especiais que passaram em minha vida e são testemunhas do Amor de Deus. Este testemunho me concede forças para todos os dias dizer “sim”.