Testemunho Vocacional do Salesiano Paulo Henrique (Jaboatão – PE)

Testemunho Vocacional do Salesiano Paulo Henrique (Jaboatão – PE)
3 de dezembro de 2019 Por pauloSou o Paulo Henrique de Almeida Silva, natural de Recife-PE, tenho 26 anos. Minha história vocacional se iniciou na minha comunidade de origem, em um bairro chamado Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes-PE. Na escola pública que eu estudava, tive como professora a famosa Tia Lia, uma salesiana Cooperadora de peso e amor à missão. E como aluno seu, eu e boa parte da turma estranhávamos o seu entusiasmo diário, até o dia em que conhecemos qual era a fonte da sua alegria e daquela sua forma de sorrir.
Através dela, conheci o Oratório Centro Juvenil Dom Bosco- Curado II, e lá eu fui oratoriano, participando de um grupo chamado Amigos de São Domingos Sávio, e aos poucos, eu fui apresentado a esse padre chamado Dom Bosco. A forma como nos acolhiam, e como nos falavam de Jesus na pessoa daquele padre era tão legal, que junto com um amigo (Márcio), fizemos um oratório no nosso bairro também. Era o então Oratório Mamãe Margarida que ocorria nos domingos à tarde.
Sendo acólito na minha comunidade (hoje Paróquia Nossa Senhora das Graças), fui desenvolvendo uma atração pelas coisas da Igreja. E embora eu quisesse começar um discernimento vocacional, eu ainda não tinha a idade requisitada para celebrar tais encontros. Mas, a Tia Lia fazia questão de que em todos os encontros da Família Salesiana que houvesse, que a gente se fizesse presente. E embora nós não entendêssemos a finalidade daquela reunião, estávamos lá com as batinhas de oratorianos (que usávamos com muito orgulho … kkkkk). E quanto às taxas para os encontros… de pano de prato a bolo de fubá com café, nós vendíamos! Mas deixar de participar de um só encontro por problemas financeiros, jamais!
Em 2007, iniciei uma caminhada com a Pastoral Vocacional no Bongi, com o então assistente, hoje Pe. Ilmário-SDB. Naquele mesmo ano fiz o Estágio Vocacional em Carpina, e o Retiro em Jaboatão-Colônia, e em 03 de fevereiro de 2008, em um domingo de carnaval, ingressei no Aspirantado São Domingos Sávio em Carpina-PE para cursar a primeira série do ensino médio com 14 anos de idade. Lá passei três anos entre alegrias e dificuldades estudantis, mas feliz por estar junto de Dom Bosco e de São Domingos Sávio.
Em 2011, fui admitido ao Pré-Noviciado em Jaboatão (aqui destaco o quanto foi significativo pra mim, a convivência com a galerinha da Escola Nossa Senhora Auxiliadora, e com as comunidades rurais do Engenho Palmeira e Macujé). Em 2012, fiz o Noviciado em Curitiba-PR, tendo como mestre o Pe. Gilberto Pierobon-SDBBSP. E em 31 janeiro de 2013, professei os primeiros votos em Curitiba-PR.
De 2013 a 2015, fiz o Pós Noviciado no Bongi em Recife, cursando a Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco. Nesse período, pude contribuir pastoralmente com o Serviço de Animação Vocacional da Inspetoria, e com a animação pastoral em uma das comunidades da Paróquia do Bongi.
Em 2016, fiz o meu primeiro ano de tirocínio no Liceu Salesiano do Salvador-BA, e o segundo ano (2017) como assistente do Aspirantado em Carpina-PE. Em 2018, vim para São Paulo para cursar os estudos teológicos na UNISAL-Campus Pio XI, onde estou até os dias de hoje.
Todo esse itinerário vocacional está sendo visto por mim com muita gratidão ao Senhor, que agora me chama ao seu serviço através da consagração perpétua, como Salesiano de Dom Bosco, para o bem dos jovens e da minha felicidade.
Mas por falar em felicidade, percebo que o nome de Jesus Cristo através de Dom Bosco é muito presente na minha família:
Seja por meu Pai que fora aluno dos cursos profissionalizantes no Bongi;
Seja por meus tios maternos que foram oratorianos do Pe. Marinho, no Sagrado Coração;
E agora por mim, que serei consagrado perpetuamente Salesiano de Dom Bosco.
Por esses dons recebidos, Bendito sejais Senhor!