VESTIBULAR – BAHIA | Rafael Lima, aprovado em Sistemas de Informação na USP, destaca aprendizado com professores

VESTIBULAR – BAHIA | Rafael Lima, aprovado em Sistemas de Informação na USP, destaca aprendizado com professores
29 de janeiro de 2025 Por Renata CruzAos 19 anos, Rafael Lima, ex-aluno do Colégio Salesiano Dom Bosco Salvador, comemorou a aprovação no curso de Sistemas de Informação da Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições mais prestigiadas do país. A conquista veio após meses de preparação e dedicação ao longo do ensino médio.
“O resultado da FUVEST foi adiantado neste ano. Quando soube, meu coração ficou muito agitado e fiquei bastante ansioso e com medo de não passar, mas, no dia seguinte, vi que passei. Não sabia se chorava, ria ou gritava de felicidade, foi um alívio enorme e a prova de que meu esforço e dedicação me fizeram conquistar um sonho”, revela Rafael.
A escolha pelo curso foi motivada pelo interesse de longa data em tecnologia e computação. “É uma área que tenho muita vontade de explorar faz tempo, sempre me atraiu e acredito que vou me encontrar nela”, afirma.
Rafael destaca que sua base de estudos foi construída ao longo do tempo, mas intensificada na 3ª série do Ensino Médio. “Sempre fui um bom aluno e mantive a constância. Na 3ª série, aproveitei ao máximo os materiais do Colégio e foquei nas provas anteriores da FUVEST. Mesmo com a decisão de prestar a USP surgindo apenas em agosto, consegui, em três meses, intensificar minha preparação. Me distanciei das redes sociais para manter o foco, e isso foi essencial”, conta.
- Foto: Audácia Foto e Filmagem
A rotina intensa de preparação foi desafiadora, mas Rafael reconhece o papel fundamental do Salesiano em sua formação. “O Salesiano ajudou na minha formação como ser humano. Fui muito bem acolhido, a estrutura, os profissionais e novos colegas me ajudaram a passar por uma infância muito boa”, disse.
Além disso, ele elogia a qualidade do ensino e o suporte oferecido pelos Salesianos Bahia. “Falando de Ensino Médio, as aulas sempre foram de qualidade, muitos materiais disponibilizados, como slides, plataformas de estudos com muito conteúdo e um acervo de livros tanto físico, na biblioteca, quanto online, que utilizei para o vestibular. Além disso, tive aulas específicas para as provas que fiz para a aprovação, um suporte essencial”, explica.
Rafael também ressalta a influência positiva dos professores. “Tenho muita honra de ter aprendido com eles, me inspiro em muitos e adorei trocar ideias com cada um. O trabalho de professor não é fácil, mas meus professores o executam com tanta maestria que parece ser a coisa mais natural do mundo. Os professores se conectam muito com os alunos e isso torna o ambiente todo muito mais agradável”, valoriza.
A conquista também foi motivo de emoção para a família, que sempre esteve ao seu lado. “Foi uma emoção enorme, muito choro de alegria e de saudade antecipada ao perceber que o filho vai morar longe, muito orgulho, muito alívio por mim”, conta.
Agora, com a aprovação garantida, Rafael se prepara para um novo capítulo em sua vida. “Eu vou para a USP de mente aberta, sem uma decisão formada, quero experimentar tanto a área acadêmica quanto atuar no mercado o mais cedo possível para me manter em São Paulo”, declara Rafael.
Por Comunicação e Marketing | Salesianos Bahia