VOCAÇÕES | VOCÊ QUER SER SALESIANO?
VOCAÇÕES | VOCÊ QUER SER SALESIANO?
14 de novembro de 2018 Por pauloO Diácono Carlos Alberto será ordenado padre no dia da Imaculada
08 de dezembro está chegando. Será um dia de ação de graças e muitas alegrias para a Congregação Salesiana no Nordeste. Quatro novos padres estarão sendo ordenados. Nossa conversa hoje é com o Diácono Carlos Alberto Leite Santos, já em sua reta final de preparação para a sagrada unção.
NH – A vocação religiosa salesiana é um especial dom de Deus na sua vida. Como você chegou a se interessar pela vocação salesiana?
DIÁCONO CARLOS ALBERTO LEITE – Nasci numa família católica. Principalmente a minha avó paterna me incentivou a participar da catequese. Logo tomei gosto pelos grupos de jovens e outras pastorais. Daí, surgiu a vontade de ser padre… Sem dúvidas foi na catequese com os adolescentes e jovens crismandos que o desejo se tornou mais forte, mas não tinha clareza de como e onde viver o chamado de Deus.
Foi em 11 de fevereiro de 2005, que o pároco da minha cidade (Neopólis-SE), me fez a pergunta: “Qual a sua idade?” (…) Na semana seguinte, a pergunta foi outra: “Você quer ser Salesiano?”. Eu nunca tinha ouvido falar em Salesianos, nem em Dom Bosco. Mas, a partir daquele dia, eu fiquei inquieto. Deus tinha uma novidade para mim!
Recordo com gratidão, além dos meus familiares e amigos mais próximos, o Pe. Elias Isaías (Pároco diocesano e Promotor vocacional), Pe. James Lucena (Diretor), Pe. Deyson Soares (Assistente) e o Pe. João Carlos, então Inspetor. Pessoas que me acolherem e me incentivam na vocação, sobretudo, pelo entusiasmo contagiante e pela acolhida verdadeira.
Em Aracaju-SE, comecei o acompanhamento vocacional, por dois anos. Depois de discernir, deixei o primeiro emprego, a família e a comunidade para ser um filho de Dom Bosco… Era janeiro de 2007.
NH – O período de formação prepara o candidato para ser um missionário dos jovens. Você pode destacar algum momento de sua formação que fortemente o ajudou nessa preparação?
DIÁCONO CARLOS ALBERTO LEITE – Foram doze anos de formação, desde o Aspirantando até o Teologado (em conclusão). Qual a etapa que mais me marcou? Sinceramente, todas foram marcantes. O caminho é feito de altos e baixos, de alegrias e sofrimentos, de esperanças e temores, mas, antes de tudo, o caminho se faz com a graça de Deus, que nos torna otimistas e decididos por Cristo e pelo seu Evangelho.
NH – Dia 08 de dezembro é o dia feliz de sua ordenação presbiteral. O que você espera pela frente?
DIÁCONO CARLOS ALBERTO LEITE – Em 08 de dezembro, serei ordenado Presbítero, junto com meus irmãos Dc. Ataíde, Dc. Maurício e Dc. Renato. E qual a minha expectativa? “Eu sou a videira e vós os ramos” (Jo 15, 5). Este foi o lema que escolhi e desejo que se realize em minha vida. Confiante em Deus, quero viver com os meus irmãos e juntos abraçarmos com humildade e garra a missão que o Senhor nos confiou, especialmente no serviço aos jovens, a porção delicada que Deus entregou a Dom Bosco e a nós, seus filhos.
Rezem por nós! E participem da nossa alegria em 08 de dezembro, às 10h, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Recife-PE.
Por Padre João Carlos