GRAMORÉ (RN) | Romaria reúne mais de 350 jovens

GRAMORÉ (RN) | Romaria reúne mais de 350 jovens
3 de junho de 2025 Por pauloApós cinco anos de pausa, a tradicional Romaria Jovem voltou a acontecer na cidade de Natal/RN, em Gramoré, e reuniu cerca de 350 participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. A XXI edição do evento aconteceu no dia 31 de maio e foi organizada pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS), com o tema: “Maria Auxiliadora é nossa guia e o céu é nossa meta”
A concentração teve início na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, localizada em Pajuçara I, onde os Salesianos de Dom Bosco deram as boas-vindas aos participantes. Participaram o Pe. Valdemir Augusto, coordenador da Articulação da Juventude Salesiana no Nordeste, o Pe. Eliano Queiroz, diretor da presença salesiana em Gramoré, e o tirocinante Stepheson Tavares, coordenador da Pastoral Juvenil. Coube ao Pe. Eliano conduzir a tradicional bênção de Nossa Senhora Auxiliadora, marcando o início oficial da caminhada.
O momento foi vivido com intensa alegria e forte espiritualidade. Ao longo do percurso pelas ruas do bairro, era visível a emoção dos participantes e também dos moradores, que se mostravam tocados pela presença da juventude nas ruas, muitos deles aguardando o evento com expectativa e entusiasmo. A romaria também passou pela comunidade São Domingos Sávio/Beata Laura Vicuña, onde houve uma pausa oracional, reunindo os participantes em um instante de silêncio e reflexão.
O ponto culminante da romaria foi a chegada ao Centro Pastoral da Paróquia Dom Bosco, onde foi celebrada a Eucaristia de encerramento do Tríduo pelos 35 anos da paróquia. A missa foi presidida pelo Pe. Valdemir Augusto, e concelebrada pelos demais padres da presença salesiana em Gramoré.
O tirocinante Stepheson Tavares, coordenador da Pastoral Juvenil, expressou sua alegria:
“Sabemos que a paróquia salesiana é caracterizada pelo amor preferencial pelos jovens e a Romaria foi uma experiência muito bonita de fé, sinodalidade e, sobretudo, de protagonismo juvenil. Foram três meses de preparação para que tudo pudesse acontecer. Foi indescritível ver a expressão de alegria no rosto dos participantes. A juventude está de parabéns pela belíssima festa!”
O Pe. Eliano Queiroz, diretor da presença, também destacou o valor do momento vivido:
“Testemunhei o empenho, o amor e a sede dos grupos juvenis de Gramoré pelo anúncio e a vivência do amor a Jesus e a missão. Numa bela caminhada/Romaria, imitando e animados por Maria, Mãe de Jesus, anunciaram nas ruas do bairro a esperança que não decepciona. Viva nossa espiritualidade, viva nossa missão e viva a AJS!”
A Pastoral da Família, representada por Luana Silva, também celebrou o envolvimento da juventude:
“Foi tudo muito lindo e cheio da graça de Deus! Ver os jovens se divertindo foi massa demais! Que este seja o primeiro de muitos anos que virão! Que Nossa Senhora Auxiliadora abençoe vocês, da coordenação da AJS, e que sigam com esse amor pelo que fazem!”
Já Heloise Duarte, coordenadora da AJS Gramoré, sintetizou:
“A Romaria, pra mim, foi como uma conciliação entre a nossa história e a nova geração de jovens. A última edição tinha acontecido em 2019, então muitos dos que participaram agora ainda eram crianças, a maioria nunca tinha vivido uma Romaria. Ver essa nova geração se mobilizando, divulgando, se engajando e levando outras pessoas foi algo muito bonito de acompanhar. Conseguimos mobilizar toda a nossa paróquia, envolver diferentes grupos e mostrar que, quando caminhamos juntos, os frutos aparecem. Foi um verdadeiro testemunho de continuidade, renovação e da força da juventude quando ela é acompanhada, ouvida e acreditada.”
A presença salesiana em Gramoré é marcada por um forte trabalho pastoral e educativo, com destaque para a atuação do Centro Educacional Dom Bosco, a paróquia salesiana e, sobretudo, pela expressiva presença da juventude.
Por Stepheson dos Passos, sdb









