DOM LUSTOSA | CONFIGURAR-SE A CRISTO
![](https://salesianos.org.br/wp-content/uploads/2020/03/DOM-LUSTOSA-SORRINDO.jpg)
DOM LUSTOSA | CONFIGURAR-SE A CRISTO
14 de setembro de 2020 Por pauloPartilho com os irmãos da Família Salesiana trechos das cartas espirituais que o Servo de Deus, Dom Antônio de Almeida Lustosa escrevia para aconselhar seus fiéis e todos os que lhe pediam direção espiritual.
“Deus nos chama todos a santidade. A mortificação e a penitência, a aceitação da própria cruz e dos sofrimentos são meios que a Divina Providência proporciona para a nossa santificação. Abracemos com amor a cruz que Deus nos oferece”.
Depois de um grande incêncio acontecido numa casa de religiosas, Dom Lustosa dizia a Irmã Superiora: “Ora irmã, todo esse desastre é muito menos que um pecado venial. Deus proverá”.
Quando pregava os exercícios espirituais para o clero ou o povo em geral, falando sobre os sofrimentos da vida costumava sempre dizer:
“A terra é lugar de provações. E também os bons devem sofrer para se purificarem e fazerem jus ao prêmio eterno”.
“Para o cristão o que muito conforta é saber que a cruz abre o caminho para o céu”
“As enxaquecas acham que não devem faltar a gentileza de me visitar. Oferecer tudo ao Senhor”.
“Geralmente a cruz da enfermidade tem duas peças importantíssimas: uma é o incômodo da doença, outra é o incomodo do tratamento. Quando nós aceitamos a cruz, aceitamos uma coisa e outra”.
“A pobreza, a doença, aos olhos de Deus não são desgraças. Pedimos a Deus saúde mais saúde para trabalhar na sua vinha, se assim Ele julgar do ser do seu agrado”.
“Na Santa Missa há uma oração em que pedimos a Deus espaço para a penitência, mas deve-se deixar que Deus escolha a penitência que mais convém.
Em uma ocasião, uma irmã josefina veio queixar-se de uma irmã mais velha que a aborrecia por causa da idade. Dom Lustosa assim respondeu: “O meu dom foi Ciência e o fruto Paciência. Logo tive oportunidade de exercer um ato de paciência, isto porque quis enrolar de novo um papel e o amarrar com aquele fio dourado mais fino que um fio de cabelo… não imagina como custei.. filha, com o ‘velhos’ é preciso muita paciência!”
Rezemos pedindo a Deus pela canonização do Dom Antônio Lustosa:
Dignai-vos, Senhor, aceitar a caminhada de nosso irmão Dom Antônio de Almeida Lustosa rumo ao altar.
Ele, que em vida soube ser vosso servo fiel, imolando-se no pastoreio das almas, ensinai-nos hoje admiráveis exemplos de virtudes cristãs praticadas com tanto zelo sacerdotal.
Concedei, Senhor nosso Pai, a graça que por sua intercessão vos pedimos. Amém.
(com aprovação eclesiástica – Arquidiocese de Fortaleza/CE)
Padre Sérgio Lúcio Alho da Costa, SDB
Colaborador e Promotor no Brasil da Causa de Dom Antônio Lustosa