ORDENAÇÕES | Entrevista com o Diácono Fábio Luciano
ORDENAÇÕES | Entrevista com o Diácono Fábio Luciano
25 de novembro de 2020 Por pauloNH – Como foi o seu chamado para a vocação salesiana e presbiteral?
Sou o salesiano diácono Fábio Luciano, natural de Santa Rita, PB. Em 2008, por meio do convite do padre Robson Barros, sdb, aconteceu o meu chamado à vocação salesiana. Identifiquei-me com o carisma salesiano porque sempre me senti chamado a desenvolver trabalhos pastorais com os jovens na paróquia. Isso foi a motivação inicial. Durante o ano de 2008 fiz o acompanhamento vocacional, em 2009 fiz o estágio vocacional em Carpina, PE e em 2010 entrei para o voluntariado, em Fortaleza, CE, dando início ao itinerário formativo. Para mim, o padre Robson foi o grande incentivador na descoberta inicial da vocação salesiana, mas desde criança nutria o desejo de ser padre. A formação salesiana foi um caminho de descobertas e aprofundamentos às minhas motivações.
Após 10 anos de formação inicial, vivendo as expectativas do presbiterado no final deste ano de 2020, lembro os primeiros passos como um sinal da providência divina, pois em minha paróquia de origem não existia a pastoral vocacional e nenhuma iniciativa nesse sentido. Hoje, percebo a Pastoral Vocacional como um serviço indispensável à formação dos jovens à vida de fé, pois muitas vocações poderão se perder se não houver quem motive e oriente a identificar o chamado do Senhor.
NH – De todo o seu caminho formativo, destaque dois ou três momentos que muito contribuíram para a sua preparação para o ministério.
Destaco as práticas pastorais, especialmente as duas experiências do tirocínio. Trabalhar nos centros juvenis de Matriz de Camaragibe, AL, e Areia Branca, RN, vivenciando dia a dia com os jovens os seus desafios, alegrias, descobertas, aprendizados, experiências de fé… fez-me sentir mais fortemente o chamado de Deus ao pastoreio. Também destaco a experiência do diaconato, apesar das limitações da pandemia, com a prática pastoral bem reduzida, não deixou de ser forte expressão de chamado ao serviço ao povo de Deus e doação de vida.
NH – Como o lema que você escolheu para sua ordenação motiva a sua missão de salesiano sacerdote?
“Servi ao Senhor com alegria” (Sl 100,2). Com esse versículo como lema sacerdotal expresso o desejo de servir ao Senhor com o otimismo e o entusiasmo característicos da espiritualidade salesiana. Compreendo que toda vocação verdadeira se realiza na alegria e na gratuidade. Servir a Deus na vocação a qual Ele nos chamou é caminho seguro de santidade, vida entregue e feliz!