RECIFE-Bongi | Escola Dom Bosco é a primeira do Brasil a validar e ministrar curso na área de cultura

RECIFE-Bongi | Escola Dom Bosco é a primeira do Brasil a validar e ministrar curso na área de cultura
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 25 de maio de 2022 Por pauloDesde o dia 17 de maio, a Escola Dom Bosco – Bongi se tornou a primeira instituição de aprendizagem profissional no Brasil a validar e, ativamente, ministrar um curso na área de cultura em conformidade com a Portaria – MTP nº 671/2021 e Decreto nº 9.579/2018.
O curso, que tem como nome “Aprendiz Com.Direito – Cultura”, começou nesta última terça-feira, 24 de maio, e atende 31 jovens na modalidade de cota alternativa, residentes das mais diversas áreas da Região Metropolitana do Recife, e tem como justificativa a necessidade de formação de mão de obra qualificada para ocupar espaços ligados à cultura no Estado.
Pernambuco tem uma vasta diversidade cultural, mas carece de mão de obra específica e qualificada; e, segundo a Fundação Getúlio Vargas, o setor irá crescer ainda mais nos próximos anos. “Pretende-se, com a iniciativa no setor cultural, ampliar as oportunidades trazidas com a inclusão do itinerário de formação técnica e profissional no currículo do ensino médio (Lei nº 13.415/2017), de forma articulada à Lei da Aprendizagem.”
É o que traz a ementa do curso, na fala da sua coordenadora, Gidalti Costa, que terá o total de 1.840 horas distribuídas em 24 meses; entre teoria e prática na Escola Dom Bosco e em suas respectivas empresas.
Os jovens desenvolverão suas atividades profissionais nos museus Paço do Frevo e no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), onde aprenderão, dentre outras coisas, as rotinas ligadas ao mundo do trabalho no contexto de exposições de arte, museus, centros culturais, galerias de arte, parques nacionais e equipamentos culturais; de forma ética e com uma formação humana completa, visando a Agenda 2030 (plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal) com competências socioemocionais, questões de gênero e atitudes proativas; dessa forma, inserindo no mercado um profissional diferenciado, empoderado de seus direitos e consciente de suas responsabilidades.
Na Escola Dom Bosco, onde estarão cumprindo sua carga horária teórica, os alunos aprenderão todo o contexto administrativo-pedagógico do seu curso, norteado, principalmente, pela formação humana com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco, além dos assuntos ligados à tecnologia, língua portuguesa, matemática financeira e outros.
Esses meninos e meninas, oriundos de contexto de vulnerabilidade social, são a grande motivação para a Escola Dom Bosco, que, junto com as referidas empresas e dispositivos legais, não mede esforços para a validação deste curso que é o primeiro do gênero no Brasil.
Como diria Dom Bosco, nosso Pai fundador: “Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade”.
A Escola Dom Bosco, instituição com mais de 70 anos de vida, visa a construção do caráter organizacional desses adolescentes, em comunhão com as bases do Sistema Preventivo, formando um profissional completo e consciente.
Por Paulo Silva