A I Semana do CG 28

A I Semana do CG 28
4 de março de 2020 Por pauloCG 28 – Uma semana já se passou
Desde o dia 16 de fevereiro, o coração salesiano “bate forte em Valdocco”. Já se passou uma semana dos trabalhos capitulares. Nós, da Inspetoria do Nordeste enviamos, pela comunicação oficial da Inspetoria um pequeno resumo para ajudar na sintonia e comunhão dos irmãos com todos nós.
A presença de Dom Bosco
Desde a acolhida em Valdocco, temos a sensação, ou melhor, a certeza da presença de Dom Bosco. A presença do Reitor-Mor P. Angel, do P. Chávez, Reitor-Mor Emérito e dos irmãos capitulares nos conferem uma sensação de “estarmos todos aqui”.
P. Ángel salientou no discurso de abertura que era preciso ter o coração pronto para iniciar o CG 28, disponibilidade que somada com a graça do Espírito Santo, nos dará algo muito maior que uma visão planificada de futuro e necessidade de considerar que os irmãos e os jovens de todo o mundo nos acompanham.
Viver e trabalhar juntos
Os trabalhos capitulares começaram com a apresentação dos relatórios dos diversos Dicastérios e das Regiões da Congregação.
A série de relatórios culminou com o discurso do Reitor-Mor. Ele ofereceu a toda Congregação sua visão de conjunto do sexênio transcorrido. O tom de otimismo e esperança não escondeu preocupações e urgências. Terminou convidando a todos os irmãos no mundo a “exorcizar a tentação de desânimo e afirmar a esperança que nos vem do Senhor”.
Trabalho e Temperança: As comissões
Organizados por Regiões da nossa Congregação, os capitulares começaram dias de trabalhos para a análise dos relatórios vários e o do Reitor-Mor. Foram escolhidos desafios e eleitas as prioridades. As regiões e os irmãos pessoalmente puderam enviar perguntas ao Reitor-Mor que as respondeu durante uma manhã inteira do Capítulo.
Jornada de abertura. Uma festa de Família.
No sábado pela manhã, com a presença de autoridades e de representantes de toda a Família Salesiana, deu-se o ato canônico de abertura do Capítulo. Foram três momentos significativos: a concelebração eucarística, a invocação do Espírito Santo e a Palavra do Reitor-Mor.
Agora, o Capítulo assumirá a dinâmica de análise do Instrumentum Laboris por comissões.
Pe. Francisco Inácio, sdb
Imagens: ANS