ARACAJU | Colégio Salesiano comemora Santo Artêmides Zatti

ARACAJU | Colégio Salesiano comemora Santo Artêmides Zatti
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 18 de outubro de 2022 Por paulo(imagem: Alunos do Terceirão 2022 ao lado do quadro o Santo Zatti, ao finalizar a Santa Missa do Ensino Médio)
Na manhã desta segunda-feira, 17, a Pastoral Salesiana realizou a Santa Missa em Ação de Graças pela Canonização do Salesiano coadjutor Artêmides Zatti, que foi consagrado santo da igreja católica e indicado pelo Papa Francisco como o parente dos pobres.
A eucaristia foi presidida pelo diretor do Colégio Salesiano, Pe. Arlan Braga e concelebrada pelo Pe. Valdemir Augusto, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a participação dos alunos do Ensino Médio e os líderes das turmas.
Durante a homilia, os padres apresentaram o primeiro não-sacerdote salesiano a se tornar santo, como o bom samaritano, aquele que entregou sua vida ao cuidado dos enfermos e dos mais pobres. E explicaram aos jovens a importância de termos um santo irmão na Congregação.
Além disso, destacaram e agradeceram pela presença do Padre Inspetor Francisco Inácio e o Delegado da Pastoral Juvenil Irmão Manoel Messias, junto com os Irmãos Salesianos Antônio Cibin, Yuri Kiuski e Diógenes Saraiva, que prestigiaram a cerimônia de canonização em Roma, e representaram os Salesianos do Nordeste.
No final da celebração, o coordenador da Pastoral, Felipe Bastos, convidou os estudantes a visitarem a “Área da Piscina”, para participarem da exposição do Santo Zatti, que reúne elementos importantes como uma bicicleta dos anos 1940, a Constituição Salesiana, reprodução das fotografias originais durante sua missão na Argentina, jaleco e estetoscópio de enfermeiro.
Para Felipe Bastos, compartilhar a vida e obra de Artêmides Zatti com os estudantes é uma forma de evangelizar os mais jovens. “Nosso desejo foi reunir elementos que estiveram presentes na missão do Santo Zatti, para mostrar de forma lúdica sua história, e que os alunos compreendam a importância de termos um enfermeiro na missão evangelizadora dos salesianos, algo que para nós é inédito, visto que nossa missão é educar adolescentes e jovens, e ele ganhou o coração dos pobres e enfermos com sua profissão”, explicou o coordenador.
- (Estudantes do 1º ano do Ensino fundamental – anos iniciais, na exposição de Santo Zatti)
Biografia do Santo Zatti (Agência Fides)
Artemide Zatti nasceu em Boretto (Reggio Emilia, Itália) em 12 de outubro de 1880. Forçada pela pobreza, a família Zatti emigrou para a Argentina no início de 1897 e se estabeleceu em Bahìa Blanca. O jovem Ártemis logo começou a frequentar a paróquia dos salesianos. Aos 20 anos ingressou no aspirantado salesiano de Bernal.
Ao assistir um jovem sacerdote com tuberculose, acabou por contrair a doença. Foi então encaminhado ao Hospital Missionário de Viedma, dirigido por Dom Evarisio Garrone. Juntamente com ele, Artemide pediu e obteve de Maria Auxiliadora a graça da cura, com a promessa, por sua parte, de dedicar toda a sua vida ao cuidado dos doentes. Curado, cumpriu sua promessa. Em 1908 fez os votos perpétuos.
Ele se formou como farmacêutico e enfermeiro. Era de absoluta dedicação aos seus enfermos. As pessoas o procuravam e o estimavam. Para a equipe qualificada do hospital, ele não era apenas um excelente líder, mas acima de tudo um grande cristão.
Em 1950, após cair de uma escada, foi forçado a ficar em repouso. Depois de alguns meses, os sintomas do câncer apareceram. Ele morreu em 15 de março de 1951. João Paulo II o beatificou em 14 de abril de 2002.
Por Anderson Peralta