ARTIGO | DOM BOSCO: UM LEITOR DO REINO

ARTIGO | DOM BOSCO: UM LEITOR DO REINO
18 de agosto de 2021 Por pauloNas aulas de práticas de leitura, costuma-se dizer que ler é um exercício semelhante a olhar para um espelho. Em outras palavras, ler é olhar para uma coisa e ver outra, a saber, a realidade que o texto reflete através das palavras. A partir dessa definição de leitura e considerando a vida de Dom Bosco, constata-se que o santo foi um grande leitor do Reino: olhou para a realidade de sua época e viu as sementes do Reino que estavam latentes – quase imperceptíveis – no meio dos jovens.
Ler é um ato que vai além do simples ‘’olhar’’ o texto. Uma leitura eficiente somente ocorre quando o leitor, ao se deparar diante do texto, “visualiza mentalmente’’ aquele aspecto da realidade que as palavras estão expressando. Nesse sentido, o texto pode ser comparado a um espelho. De fato, ao olhar para um espelho o indivíduo visualiza uma determinada realidade. Com a leitura eficiente ocorre algo semelhante e essa prática se dá em várias situações. Por exemplo: ao olhar para uma determinada casa, um sociólogo pode ‘’ver’’, como num espelho, a condição socioeconômica dos
habitantes daquela residência.
Desse modo, ao refletir sobre a vida de Dom Bosco a partir dessa concepção abrangente de leitura, percebe-se que o Pai e Mestre dos Jovens foi um grande leitor do Reino anunciado por Jesus de Nazaré. Com efeito, o santo olhou para a realidade na qual estava inserido e conseguiu visualizar as sementes do Reino que estavam presentes no meio daquela juventude explorada, descrente e com poucas esperanças diante da vida.
Enquanto grande parte das pessoas de sua época, ao olhar para os jovens, enxergava uma multidão de indivíduos irrecuperáveis, violentos e sem nenhum futuro, Dom Bosco contemplava naqueles irmãos mais novos do Senhor as sementes divinas que havia em cada um deles. Sementes que estavam somente à espera de um bom agricultor.
Hoje, o desafio para os homens e mulheres que almejam ser continuadores da grande missão iniciada por Dom Bosco é justamente a seguinte: treinar a leitura para a compreensão e interpretação do maravilhoso “texto’’ que é o Reino. Esse “texto’’ está aí, no cotidiano, na família, no trabalho, na rua… A exemplo de Dom Bosco, cabe a cada um que deseja seguir seu carisma olhar para a realidade como um espelho que reflete as sementes do Reino à espera de novos bons agricultores. O chamado está feito. A resposta depende de cada um de nós!
Autor: Daniel Alves Santana
Professor da Rede Estadual de Educação do Ceará.
(Vocacionado Salesiano)