BONGI – Escola Dom Bosco | Jovens debatem sobre prevenção ao suicídio

BONGI – Escola Dom Bosco | Jovens debatem sobre prevenção ao suicídio
12 de setembro de 2019 Por pauloA semana de 02 a 06 de setembro marcou a campanha de prevenção ao suicídio do setembro amarelo na Escola Dom Bosco (Recife). Neste período, os aprendizes puderam participar de inúmeros momentos relativos à campanha citada: dinâmicas no Bom Dia/Boa Tarde, quadro de recados contendo frases de consolo e ajuda escritas pelos próprios jovens, palestras realizados por convidados especiais e muita interação nas redes sociais.
Na ocasião, foram distribuídos broches com laços amarelos, símbolo do setembro amarelo, e a Psicóloga da instituição, Luana Azevedo, conscientizou a juventude quanto à finalidade da campanha, bem como a importância de se detectar em si e nos outros características depressivas “quando perceber que existe a presença de uma tristeza profunda ou falta de prazer e interesse pelas coisas, quando existe alteração de sono ou apetite e se esses sintomas duram por bastante tempo, pelo menos duas semanas consecutivas, é hora de procurar ajuda profissional”. Luana ainda completa “Se perceber algum parente ou amigo nessas condições, se proponha a ter uma conversa empática, sem julgamentos e oferecer apoio para buscar ajuda”.
Através do Instagram da Escola Dom Bosco, também foram compartilhadas informações, dicas e locais onde é possível encontrar atendimento especializado gratuito ou a baixo custo. Na rede também foi aberto um espaço para perguntas e opiniões a respeito do tema.
O saldo da semana de campanha de prevenção ao suicídio do setembro amarelo na Escola Dom Bosco (Recife) foi muito positivo. Uma juventude bem informada e que sabe como agir é uma juventude forte, em tempos de bombardeios midiáticos e famílias desestruturadas que levam milhares de jovens à realidade da depressão. Falar e desmistificar tabus é a melhor alternativa.
Por Cristiane Maria