BONGI | Igrejas Nossa Senhora de Fátima e Dom Bosco retomam missas presenciais

BONGI | Igrejas Nossa Senhora de Fátima e Dom Bosco retomam missas presenciais
8 de julho de 2020 Por pauloO final de semana foi muito especial para as comunidades de Nossa Senhora de Fátima de San Martin e de Dom Bosco, no Bongi, porque marcou a reabertura das igrejas e a retomada das missas presenciais, três meses depois do fechamento das duas unidades.
No sábado (27), apenas a missa da Matriz de Fátima foi celebrada, às 19h, como de costume antes da pandemia, pelo Padre Bernardo Roana. A celebração contou com muita organização por parte das equipes de forma a garantir uma missa segura para todos, respeitando as orientações do Governo do Estado e da Arquidiocese de Olinda e Recife no que diz respeito às regras do distanciamento social.
No domingo, também foram mantidas as quatro celebrações nas duas igrejas. Às 7h e às 18h, em Dom Bosco, e às 10h e às 19h30, na Matriz de Fátima. O padre Cleyton Coutinho comemorou a retomada das missas presenciais, mesmo com todas as restrições e cuidados necessários devido a pandemia causada pelo Covid-19. “Reunidos na casa de Deus, na presença da Virgem Mãe de Fátima, é uma alegria para todos nós, hoje, mesmo com número menor, mas a Igreja reabriu as portas. É uma alegria em nosso coração e nossa alma. Que seja um momento marcante para a nossa alma”, comemorou o pároco.
As duas igrejas estão devidamente sinalizadas e a equipe de acolhida está preparada para receber os fiéis e acomodá-los de maneira correta, respeitando o distanciamento entre as pessoas. A equipe de Liturgia também tomou todos os cuidados necessários para garantir a segurança de todos, inclusive, durante a comunhão.
A emoção tomou conta de todos que estavam presentes ao final da celebração, quando foi lida uma mensagem sobre a obra de Deus e o sofrimento de Jesus na cruz. “Aquele sofrimento era necessário para que dali se fizesse uma grande obra: a nossa salvação. O mesmo acontece conosco. Precisamos passar por isso porque muitas obras estão sendo erguidas no alicerce da nossa dor”, dizia o texto lido pela irmã Renilda, coordenadora da Catequese.
“Me emocionei com a igreja, mesmo não estando cheia, completa. Mas hoje eu celebrei com mais pessoas. Isso é gratificante, é benção de Deus”, disse a todos os presentes, o padre Cleyton Coutinho, que ministrou a Santa Missa das 10h do domingo. Padre Cleyton ressaltou que apenas as missas dos finais de semana estão acontecendo e com número reduzido de fiéis. Quem quiser participar precisa fazer a inscrição, ao longo da semana, no site da Paróquia ou entrar em contato, indo até o local ou por telefone, com a secretaria Paroquial.
Por Bruna Rodovalho – Pascom San Martin