CAETÉS | Catequizandos recebem o sacramento da Crisma
CAETÉS | Catequizandos recebem o sacramento da Crisma
27 de maio de 2021 Por pauloCelebrações contaram com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e do vigário geral da Arquidiocese Monsenhor Lino Duarte
Sessenta e nove jovens e adultos da Paróquia São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima/PE, receberam o sacramento da crisma, em duas celebrações realizadas na Igreja Matriz de São João Bosco, em Caetés I. A realização da Crisma acontece depois de dois anos intensos de preparação nas catequeses da Igreja Matriz e nas comunidades de Nossa Senhora Auxiliadora – Caetés II e Nossa Senhora da Conceição – Caetés III. Os catequizandos, agora crismados, terão a missão de atuar nos grupos, movimentos, pastorais da comunidade paroquial, tendo como base os ensinamentos de Cristo e a proteção materna de Nossa Senhora.
As celebrações aconteceram no sábado, 22 de maio e na última quarta-feira (26) e, por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas os crismandos, padrinhos, equipe litúrgica e a Pastoral da Comunicação (Pascom) participaram dos momentos celebrativos. Familiares e amigos puderam acompanhar de casa a transmissão da celebração, realizada no canal do YouTube e na página oficial da paróquia no Facebook. A primeira missa foi presidida pelo Monsenhor Lino Duarte e, a segunda, pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. As duas missas contaram com a presença do pároco da Paróquia São João Bosco, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB.
Durante a sua homilia, Dom Fernando Saburido afirmou a importância de o católico receber o sacramento e também destacou os próximos passos que os novos crismados precisam dar no serviço pastoral. “A crisma é o sacramento da plenitude do batismo. A crisma não significa o fim da caminhada, e sim o início. A igreja hoje ganha novos apóstolos para o serviço do Reino. Vocês estão aqui porque querem receber esta graça de Deus. Hoje, vocês estão sendo enviados para a missão, para vocês serem militantes da igreja, terem uma vida ativa, em função do Reino de Deus”.
Para evitar aglomerações, a primeira missa contou com a presença de 44 crismandos de duas catequeses da Igreja Matriz. Já na segunda celebração, 25 participantes de catequeses receberam o sacramento da confirmação. O ritual da crisma também foi adaptado, diferente de anos anteriores, o presidente da celebração fez a imposição do óleo com um algodão, evitando assim o toque e o risco de contaminação da doença. Os presentes na igreja também precisaram fazer o distanciamento social e o uso constante do álcool em gel.
“Quero registrar e agradecer a Deus a vida e o testemunho desses 69 novos crismados de nossa paróquia. Que a força do espírito santo os conduza nesta caminhada cristã que não para por aqui. Foram dois anos de muita luta e de preparação para este dia. Quero também agradecer aos catequistas que não mediram esforços para continuar no trabalho de evangelização neste tempo de pandemia. Que Deus, por intercessão de São João Bosco, possa abençoar infinitamente a vida de cada um”, agradeceu o padre Antônio Gomes, SDB.
Por Rhaldney Silva
Imagens: Ariane Brito/Pascom