CENTRO INSPETORIAL | Carta de Dom Bosco original

CENTRO INSPETORIAL | Carta de Dom Bosco original
18 de agosto de 2020 Por pauloQuando chegou do CG 28, o P Inspetor, entre outros afazeres, se dedicou ao Arquivo Inspetorial, deixado com tanto cuidado e organização pelo saudoso Ir Robério Moraes Ramos (+24.02.2020).
Um valioso objeto foi encontrado entre as fotos e quadros da prestigiosa história de nossa querida Inspetoria: uma carta ORIGINAL de nosso Pai Dom Bosco! Sim! Uma moldura clássica e forte serve de custódia a esta carta datada de 30 de setembro de 1885.
Nas Memórias Biográficas está reproduzida tal missiva (Volume XVII, Cap XXII, p. 622), mas, Don Giordano quis deixá-la como relíquia e enviar somente a transcrição como cópia para o arquivo histórico da Congregação.
Tal relíquia encontrada soma-se a outras insignes relíquias que a nossa Inspetoria guarda com singular afeto: o cálice e a patena usados por Dom Bosco, símbolos da fonte primeira de todo seu agir educativo; uma estola sacerdotal, sinal de sua vocação e santidade vividos até o último suspiro em favor dos jovens e agora a carta que revela o empenho missionário de sua obra que, por providência divina chegou até nós.
Eis a tradução (colaboração do P Bernardo Roana)
Caríssimo don Giordano
Com grande prazer eu e os teus companheiros recebemos as tuas cartas e fizemos a leitura delas nestes exercícios espirituais. Tais escritos nos serão sempre agradáveis quando nos enviardes.
Tens certamente não poucas dificuldades especialmente ao começar uma missão tão grande como é a de São Paulo, não é verdade?
Procures, portanto, conquistar companheiros e encontrar vocações. Me disseram que estas são muito raras; porém, se conseguires descobrir algumas (vocações) deverás fazer todo esforço e qualquer gasto pecuniário que nos seja possível para conseguir.
Aqui nós temos muitas vocações, todavia se pudesses mandar-me umas cem seria um prazer, e nós procuraremos formar tais vocações e reenvia-las para que sejam capazes de ajudar-te nas missões até o Mato Grosso.
Nos próximos exercícios (espirituais) ou em outras ocasiões poderás falar aos nossos irmãos, dirás que eu estou informado que a Messe é grande, porém reduzido o número dos operários, mas nós rezaremos (e) a ajuda de Deus não nos faltará para providenciar quantos serão necessários.
Estou aqui em San Begnino com 160 noviços que farão os exercícios espirituais para emitirem os seus votos. Os pregadores são Don Francesia e Don Lemoyne que por muitas vezes falaram de ti e dos teus companheiros.
Número igual foi a “turma” antecedente, mas, eles são (adscritos “pré-noviços), irão começar na próxima semana o ano regular de noviciado.
Adeus, o sempre caro Don Giordano, tenhas cuidado com a saúde. O Senhor te abençoe, abençoe os nossos irmãos que trabalham contigo e ganham muitas almas para o céu. Peço que saúdes a todos de minha parte e digas-lhes todos os dias na Santa Missa rezo a Jesus e Maria que nos ajudem a ganhar muitas almas e a estarmos todos um dia felizes no tempo e na beata/feliz eternidade. Amém.
Todos os nossos irmãos te saúdam e rezam por ti.
Vós rezai, pois, sem cessar pelo vosso
Affmo vosso amigo em Jesus Cristo
Sac. Gio. Bosco
San Benigno, 30 de setembro de 1885
Por P Francisco Inácio