COMEMORAÇÕES JUBILARES | Ir. José Severino – 40 anos de Salesianidade

COMEMORAÇÕES JUBILARES | Ir. José Severino – 40 anos de Salesianidade
9 de julho de 2021 Por pauloEste ano, o Ir. José Severino da Silva, carpinense, completou 40 anos de missão salesiana.
O Nordeste Hoje conversou com ele, sobre sua caminhada na congregação. Confira.
NH: Como foi o seu despertar vocacional que o levou a ingressar na Congregação Salesiana?
Eu nasci em um sítio chamado Pindoba, no município de Carpina. Quando eu era criança, minha mãe me levava para a missa no Colégio Salesiano de Carpina, onde existe até hoje o Aspirantado Salesiano. A missa era muito bonita, cantada pelos aspirantes, a três vozes. Aquilo foi despertando em mim o desejo de também fazer parte desse grupo de pessoas tão felizes e tão realizadas em suas vocações. Foi nesse momento que nasceu o meu desejo de entrar para o Aspirantado. O que motivou mesmo a minha entrada no seminário foi uma aula de religião dada pelo Irmão Oliveira, no Oratório do Pe. Donno. A simplicidade do irmão me levou a tomar a decisão de entrar no aspirantado salesiano. No começo, eu não sabia bem se me tornaria padre ou irmão. Com o tempo, eu fui amadurecendo a minha opção pela vocação do salesiano coadjutor.
NH: Como você está enxergando os caminhos da Congregação, hoje?
A Congregação Salesiana é um dom de Deus no mundo para a salvação da juventude, e, especialmente, da juventude pobre e mais sofrida da sociedade. Eu acredito que Dom Bosco está tão vivo hoje, como esteve no oratório de Valdocco.
NH: Que mensagem você deixa para quem está dando os primeiros passos na Congregação?
Que continue firme. Não desista. Vá até o fim, porque ser salesiano vale a pena. A juventude espera muito de nós, especialmente hoje, num mundo tão desigual e tão sofrido, que atinge uma grande parcela da nossa juventude.