ESCOLAS | Pontos para Reflexão na implementação do Novo Ensino Médio
ESCOLAS | Pontos para Reflexão na implementação do Novo Ensino Médio
30 de novembro de 2020 Por pauloNo dia 05 de novembro de 2020, aconteceu um encontro com a Professora Leoneide Rodrigues, da Assessoria Pedagógica da RSB e Margarete Pires da Coordenação de Relacionamento e Laboratório de Avaliação e Pesquisa da Edebê, para maiores esclarecimentos sobre as mudanças e adaptações que estaremos passando, a partir de 2021, por conta das mudanças do Novo Ensino Médio, e como a rede está sendo direcionada neste contexto.
Sabemos que, segundo o Cronograma do ENEM, até fevereiro de 2021, será apresentada a matriz de Língua Portuguesa e de Matemática do ENEM Seriado. Até 2024, o ENEM tradicional continuará como é atualmente, portanto, a nova estrutura, conforme a BNCC, só terá início em 2025. Para tal, a matriz para este novo ENEM, deverá estar pronta com as devidas definições sobre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, em 2023.
A implantação do Novo Ensino Médio, será de maneira gradativa (2022 para a 1ª série do E. M., em 2023 para 2ª série e 2024 para 3ª série).
O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo, seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Também busca assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade. Para isso, os currículos dessa etapa de ensino devem ser compostos por:
1. Formação Geral Básica: conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). A carga horária total máxima será de 1.800 horas.
2. Itinerários Formativos: conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica profissional, com carga horária total mínima de 1.200 horas. Esses itinerários, devem ser organizados a partir de quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.
O que essa realidade deve nos levar a pensar é a mudança de foco, antes centrada no conteúdo, agora em desenvolvimento de competências e habilidades: trata-se de implantar nas escolas, um currículo em “espiral” para aprendizagem ao longo da vida. No currículo em espiral, a abordagem para organização do conteúdo dá-se da seguinte forma:
a) Ao longo do percurso, os temas são revistos de forma interativa;
b) Tópicos são revistos em vários níveis de dificuldade;
c) Novas aprendizagens estão relacionadas à aprendizagem anterior;
d) A competência do estudante aumenta com cada (re)visita ao tópico.
Essa realidade nos deve levar a nos aprimorar de metodologias integradoras: educação por projetos, aprendizagem colaborativa, problematização, presença pedagógica mediada (o educador assume o papel de articulador de saberes), formação de leitores e produtores de texto (multiletramentos).
Diante de tudo isso, a EDEBE, propõe um material didático que leve em consideração: o sistema preventivo, o pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, inovação, criatividade, aprendizagem STEAM.
Para iniciarmos esse processo, a Rede Salesiana Brasil de Escolas propõe as seguintes ações:
– Em 2021, implementação do componente curricular Projeto de Vida, com carga horária de 2h/aula semanais, para os alunos de todo Ensino Médio
– Oferecer eletivas, a critério de cada escola, que tiverem oportunidade de se organizar. A proposta estruturada para esse fim, a RSB lançará em 2022.
Por Luiz Ventura