FORMAÇÃO | Mensagem: A gratidão dos neoprofessos

FORMAÇÃO | Mensagem: A gratidão dos neoprofessos
ANIMAÇÃO DAS VOCAÇÕES APOSTÓLICAS 30 de janeiro de 2023 Por pauloAo final da emocionante e marcante Celebração da Primeira Profissão Religiosa, que aconteceu neste último domingo (29), na Colônia Salesiana São Sebastião (Jaboatão dos Guararapes (PE), o salesiano Alex Henrique, da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Nordeste (BRE), proferiu uma mensagem com agradecimentos, em nome dos 12 jovens salesianos de Dom Bosco:
Acredito que neste momento antes mesmo que eu vos expresse quaisquer palavras de agradecimento, gostaria de falar um pouco de tal lugar onde estamos (serei breve e preciso garanto). Quando estive a primeira vez nesta casa no ano de 2011 recordo dos salesianos que aqui estavam, e um adjetivo por eles dado a esse lugar ficou gravado na minha memória: aqui é “A Belém Salesiana”. Contudo, muito curioso depois de longos anos, mais de dez, me atrevi com a ajuda da secretaria inspetorial, que verificou o arquivo da Inspetoria Salesiana do Nordeste, a entender na história e em números, porque aqui é a nossa Belém no Nordeste do Brasil.
A Colônia São Sebastião desde sua fundação foi destinada primeiro a cuidar da saúde dos irmãos, depois atrelado a isso logo nos anos iniciais, a formação dos futuros salesianos, começou a dar corpo a essa obra. Em 1902, o padre Pedro Ghislandi foi o primeiro Mestre de Noviços desta Casa, entre idas e vindas a casa da Colônia foi ganhando formas, e a cada ano crescia nela os números de formandos, neste espaço já funcionou, pré-aspirantado, aspirantado, pré-noviciado, Noviciado, e filosofia.
Por aqui também passaram 14 mestres, sendo o Padre Carlos Junior o 15º, nesta casa foram acolhidos 765 noviços, e por ela também passaram figuras ilustres em seus inicios da vida salesiana, como o Padre Carlos Leôncio, Grande pedagogo, oriundo do Recife.
Como nasce na gruta em Belém, Jesus, o Salvador, aqui nesta casa nasce para a Congregação Salesiana muitos salesianos, o grande berço da formação salesiana neste rincão.
O Servo de Deus Padre Cicero Romão Batista, dizia: “A Gratidão é uma virtude que vem do Céu”. Para Dom Bosco, Também a gratidão ocupa um lugar relevante, tão relevante que chega a ser citada 14 vezes em nossas constituições e regulamentos, e para mais que isso, a própria vida de Dom Bosco foi um ato de entrega e gratidão a Deus. Por isso elevamos a Deus o mais alto louvor de gratidão por nos ter dado o Dom da vida e da vocação Salesiana.
No dia 02 de fevereiro de 2022, éramos acolhidos nesta casa, como noviços salesianos, foi como descobrir um mundo novo este ano, primeiro noviço só se é uma vez, segundo éramos a turma de reabertura desta casa, depois de anos sem noviciado, tivemos a incumbência, cada um com suas responsabilidades de aos poucos ir montando a casa, deixando ela de ser apenas um prédio, para tornar-se nosso lar, aos poucos a estrutura foi tomando forma de casa novamente, nós os membros, salesianos e noviços foram os grandes protagonistas deste reinício.
Nesta casa, chegamos ainda com a COVID-19 ameaçando fechar tudo, mas aos poucos conseguimos nos libertar até da máscara, no período das grandes chuvas ficamos bem, mas também sentimos a dor de tantos, faço neste momento um aceno aos nossos cozinheiros que foram afetados pelas enchentes de 2022. Sentimos a dor da perda entre alguns noviços, pessoas próximas se foram e que, com certeza, estaria aqui, fisicamente ou espiritualmente, hoje se encontram na casa do Pai, e rogamos a Deus por elas, por terem sido pessoas importantes e fundamentais em nossas vidas.
Conhecer cada artigo das constituições e regulamentos salesianos, foi para nós como uma construção gradativa de um sonho que comina neste dia, foi lindo observar, ver, aprender, rezar, cada artigo que o Mestre nos apresentava. Cada irmão que compôs essa comunidade pôde nos ensinar algo, o nosso Mestre e diretor o Padre Carlos Junior, o grande responsável por nos apresentar a regra, mas mais que isso, mostrou-se próximo e sempre nos educou para a responsabilidade e liberdade; o nosso vice-diretor e reitor deste Santuário, o Padre Ademar, este com seu jeito sereno, nos ajudou a refletir sobre a oração principalmente em suas aulas; o Padre James, sempre disponível, preocupado com os oratórios e a pastoral do colégio, nos ensinou a importância de cultivarmos um coração oratoriano, para não nos afastarmos das nossas fontes; o irmão Diógenes, zeloso por toda a obra, atento as necessidades dos irmãos, ele também nos ensinou a sermos responsáveis e autônomos; o irmão Tony, uma presença fraterna, amiga e orante, sempre nos mostrou com discrição e com exemplo de vida, a disciplina oracional; o nosso assistente João Paulo, uma joia rara, foi de fato entre nós como um irmão mais velho, um anjo da guarda, sempre presente, sua risada animava os nosso esportes, mas também seu domínio na literatura salesiana nos ensinava a história do nosso fundador e da nossa congregação.
As nossas inspetorias que compõe esse Curatorium: nossa gratidão, obrigado reverendíssimos inspetores, por toda formação a nós concedida desde o aspirantado. Aqui peço licença para agradecer aos Inspetores do Sul e de São Paulo, por confiarem à Inspetoria do Recife esse curatorium: o solo do nosso Nordeste é santo, e mais, muito obrigado Padre Inácio por ter se feito presente em nossa comunidade, acompanhando as demandas necessárias deste reinicio.
Em 2013, em uma entrevista, por ocasião de seu aniversário de ordenação Sacerdotal o Padre Pascual Chavez, definia como auxilio de fidelidade a vocação salesiana e sacerdotal, o exemplo dos coirmãos como as “gemas (pedras preciosas) da coroa da congregação”, nossa gratidão o nosso Reitor-Mor Emérito, que com muita disponibilidade presidiu essa eucaristia, e é para nós tamanho exemplo.
Gratidão aos nossos diretores, formadores, assistentes, das etapas de formação anteriores, juntos foi possível chegarmos aqui, uma gratidão especial a pastoral vocacional de cada Inspetoria que nos acompanhou. Neste momento também agradecemos a todos os salesianos, de modo particular destas três inspetorias, pela amizade, acolhida, por serem para nós sinais do amor de Deus.
Obrigado a cada salesiano que destinou um pouco de seu tempo para nos ensinar, foram aulas, e minicursos, bastante proveitosos e que com certeza agregou para a nossa vida salesiana.
Gratidão a toda família Salesiana, de modo particular as Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos cooperadores e a ADMA (Associação de Maria Auxiliadora), que juntos construímos um caminho de amor a Cristo.
Do seio da vocação familiar, nasce diversas vocações, nosso muito obrigado aos nossos pais que nos apoiaram e nos deram palavras de incentivo para seguir a voz do Mestre Jesus; aos nossos irmãos e irmãs, gratidão por estarem sempre conosco. Gratidão essa que estendemos a todos os nossos familiares.
Aos nossos amigos, sejam eles aqueles que a vida religiosa salesiana nos deu, sejam eles que de outras esferas da vida nos deu, muito obrigado por serem sempre companheiros de caminhada.
Nossa prece de agradecimento as paróquias e seus respectivos párocos, comunidades, oratórios, e grupos, que neste ano nos acolheram para desempenharmos um trabalho pastoral salesiano. Estendemos este agradecimento as nossas paroquias de origem, como também aos padres que por elas passaram, como também aqueles que lá estão, sendo para nós grandes exemplos de vida eclesial.
Ao salesiano Giovanni que organizou esta celebração conosco, nossa gratidão a ele e a todos que colaboraram: acólitos, leitores, equipe de cântico que foi dirigida pelo Padre Daniel; ao salesiano cooperador Alexandre e demais irmãos salesianos que ajudaram na decoração desta igreja. A toda comunidade educativa-pastoral da colônia salesiana São Sebastião; ao povo de Deus aqui reunido que se fizeram presentes para celebrar conosco, de modo especial a vocês jovens, parcela tão cara nós salesianos, muito obrigado.
Agora para finalizar obrigado aos meus irmãos de turma, pela convivência, sabemos que no caminho, três de nós discerniram por uma nova vida, e nós que éramos 15, hoje somos 12, como os apóstolos, os tenhamos como exemplo nesta nova etapa formativa, que tenhamos os olhos fixos no Senhor, para permanecermos no seu amor. Muito obrigado.