FORMAÇÃO | ORDENAÇÕES PRESBITERAIS: Juntos, novos padres prepararam mensagem de agradecimento

FORMAÇÃO | ORDENAÇÕES PRESBITERAIS: Juntos, novos padres prepararam mensagem de agradecimento
ANIMAÇÃO DAS VOCAÇÕES APOSTÓLICAS 19 de dezembro de 2022 Por pauloOs novos padres, ao final da cerimônia das Ordenações Presbiterais, neste sábado (17 de dezembro), na Basílica do Sagrado Coração (Recife, PE), proferiram uma mensagem de agradecimento.
Juntos, prepararam as palavras de gratidão que você confere agora:
Queridos irmãos e irmãs,
poucos instantes atrás, todos nós ouvimos a oração dita por Dom Fernando que dizia para nós: “Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar”. Essa oração não é apenas bela, mas, representa um caminho de crescimento humano e espiritual que vamos continuar trilhando até o fim da vida.
Podemos nos perguntar: como é feito um padre? De que é feito um padre? Bem, ninguém nasce padre, nem nasce com a vocação já acertada, é um processo. É uma caminhada onde sentimos o coração arder pela presença do Senhor na vida dos irmãos e tocando as realidades mais duras e alegres do homem, tocamos as feridas e o coração de Cristo. Embora sacramentalmente tenhamos nos tornado presbíteros durante esta celebração, a vocação já começou muito antes de hoje, embora as vestes, os cantos, as flores, e tudo pareça ser algo grandioso, o padre é aquele que da grandiosidade de Deus vai ao mais profundo da pequenez do homem e de suas limitações, limitações que são também do próprio padre, não foi apagado em nós nossa humanidade, pelo contrário, continuamos como cada um de vocês, apenas com um serviço específico dentro da comunidade.
Hoje, vocês são testemunhas da alegria e da entrega que fazemos ao Senhor e ao seu povo, especialmente aos jovens. Queremos expressas nossa gratidão, primeiro a Deus que nos deu à vida e nos chamou para esse serviço, sempre sentimos sua presença ao longo de nossa história. Também a nossos familiares, especialmente nossos pais, irmãos e irmãs que não mediram esforços para nos ajudar a crescer e sermos, como queria Dom Bosco, “bons cristãos e honestos cidadãos”. A vocês, amigos e amigas que estão hoje aqui e que viveram de longe e de perto (também que nos acompanham pela transmissão) e que foram presença constante nesta caminhada. Nossa gratidão a Inspetoria Salesiana do Nordeste e na pessoa de nosso inspetor padre Francisco Inácio, agradecemos a todos os irmãos, especialmente aos que foram nossos formadores ao longo destes anos, uma menção de gratidão também as inspetorias de São Paulo e do Sul do Brasil que colaboraram com nossa formação. A Dom Fernando, que se colocou prontamente à disposição para presidir esta celebração, a ele nossas orações e nossa gratidão por seu exemplar pastoreio e ministério. Nossa eterna gratidão a todos os que nos ajudaram a rezar nesta celebração, músicos, mestres de cerimônia e acólitos, decoradores, leitores e a todos os que de algum modo colaboraram para a realização deste dia.
Pode parecer que essa celebração marca o fim de uma caminhada, mas não é, aliás, é apenas o começo, senão, uma continuidade de algo que já vem sendo vivenciado. Não podemos deixar de agradecer aquela que foi e é presença constante na vida de todos os batizados, pedindo a ela e a vocês que rezem por nosso serviço. À Virgem Maria Auxiliadora nossa prece de gratidão e nossa oração.
Por Serviço de Comunicação Inspetorial
Sacerdos Photo