FORMAÇÃO | Partilha das experiências dos jovens salesianos neoprofessos perpétuos

FORMAÇÃO | Partilha das experiências dos jovens salesianos neoprofessos perpétuos
29 de janeiro de 2020 Por paulo“Segui-me, e farei de vós pescadores de homens. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram” (Mc 1,17-18). Com a profissão perpétua, após alguns anos de preparação e discernimento, demos a nossa resposta definitiva ao chamado de Deus a fazer parte da Sociedade Salesiana.
Deus chama e dá a cada um de nós dons pessoais para que, respondendo com generosidade, encontremos o caminho de plena doação e realização, colocando a própria vida a serviço da missão salesiana e da Igreja.
S. José Wilker
“A celebração da profissão religiosa perpétua marca o nosso SIM para sempre como salesiano de Dom Bosco na Sociedade São Francisco de Sales. Somos chamados a seguir o Mestre Jesus nos ensinamentos de Dom Bosco. Para isso, pronunciamos os votos de pobreza, castidade e obediência.”
S. José Geraldo
“Fazer a profissão religiosa perpétua foi um momento muito diferente e singular, pois foi a concretização do ‘sim’ a Deus dado pelo batismo. Sentir e vivenciar cada momento da celebração eucarística é verdadeiramente viver a experiência da entrega total ao seguimento do Cristo Bom Pastor. Mas, algo que me marcou profundamente foi este pequeno trecho da música: “Eu te darei a mestra, ela vai te ensinar.” Ensinar a dizer “sim” todos os dias; ensinar a ser um religioso em favor dos jovens sempre; ensinar a perceber Jesus em todas as pessoas. Assim, o sentimento que está presente é o de gratidão por todas as pessoas que participaram desta celebração ou ficaram em orações pela nossa entrega; agradecimento à Congregação Salesiana por todo o bem que ela me proporcionou durante os anos da formação inicial. Por fim, afirmo que o dia 25 de janeiro de 2020 ficará sempre marcado na minha vida e nas lembranças de todos que participaram direta ou indiretamente!”
S. Josemar Abel
“Celebrar a profissão perpétua é render um hino de gratidão ao Deus da vida pelas alegrias que ele nos proporcionou, caminhando com os jovens no carisma salesiano. Durante a celebração, nos vem a mente o rosto de tanta gente que em nome de Cristo, contribuíram para que sejamos quem hoje nós somos. Bendito seja Deus que nos consagrou com o seu Espírito para levar alegrias e semear esperanças! Pela nossa vocação salesiana, Bendito Sejais, Senhor!”
S. Paulo Henrique
“A profissão perpétua marca o ápice de nossa formação enquanto religiosos Salesianos de Dom Bosco. Partilhar esse momento com os irmãos de congregação, amigos e parentes é uma alegria imensurável. A celebração da profissão perpétua tem grande valor vocacional. Espero que muitos corações, entre aqueles que participaram deste evento, tenham sido tocados pelo Espírito Santo e impelidos a entregarem-se a Deus de forma integral.
Deus seja louvado!”
S. Raimundo Luan
“Vivenciar a profissão perpétua é trazer a memória toda a caminhada feita, desde o início, lembrando as tantas pessoas que colaboraram com nossa vocação, com o nosso crescimento humano e espiritual. Cada momento da celebração rememora um instante de nossa vida, os aparentes acasos, que na verdade são atos da Providência, os encontros decisivos, os momentos de prova, tudo volta em nossa mente. Ver nossa família e nossos amigos e sentir o carinho e a proximidade deles é fundamental, toda vocação está enraizada no Cristo, mas encontra forças também no aconchego familiar e nas orações de tantos amigos. O dia 25 de janeiro vai ficar marcado para sempre em nossa história como o dia em que nos entregamos ao Senhor para sempre.”
S. Ivan Alves
“Na vida, vivemos alguns momentos que ficam profundamente marcados em nossa mente e coração. Foi assim, o último dia 25 de janeiro, dia em que fiz de forma definitiva minha entrega e consagração a Deus, por meio do ato público da profissão perpétua salesiana. Um momento de graça, de trazer a memória toda caminhada, pessoas, desafios, experiências diversas que fizeram amadurecer o nosso “Sim”. Durante toda formação, aprendemos a cultivar o sentimento de gratidão, como bem queria nosso pai e fundador Dom Bosco. O salesiano é homem da gratidão. Sou muito grato a Deus pelo dom da vida e vocação, por toda minha família, meus irmãos salesianos, amigos, enfim, a todos que de alguma forma me ajudaram a chegar até aqui. Que o Senhor, pela intercessão de nossa Mãe Auxiliadora, nos ajude as sermos fiéis.”
S. Deyvison José, SDB