FORTALEZA | Colégio Salesiano Dom Bosco inicia ação contra a prática de bullying na escola

FORTALEZA | Colégio Salesiano Dom Bosco inicia ação contra a prática de bullying na escola
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 25 de abril de 2023 Por pauloDos dias 14 a 18 de abril, o setor de Psicologia em parceria com o setor de Pastoral desenvolveu o projeto “Não faça bullying, faça amigos!”, ação que promove a conscientização e o combate à prática do bullying nas escolas.
O projeto foi realizado com os alunos de todos os segmentos, levando em consideração a didática e a metodologia aplicada em cada turma.
Para os alunos da educação infantil, foi realizada uma contação de história com a temática “cultivando os amigos”. Já para as turmas do fundamental I, II e ensino médio, foi exibido o filme Extraordinário, com o objetivo de identificar alguns comportamentos dos personagens que podem provocar um bullying. Ainda foi aplicada uma atividade, na qual os alunos do fundamental I tiveram que apresentar, por meio de uma peça, um tipo de comportamento inadequado que poderia ser considerado bullying. E as turmas do fundamental II e ensino médio, reuniram-se em rodas de conversa, para analisar algumas situações e apontar que tipos de comportamentos estavam sendo manifestados nos exemplos estabelecidos para cada grupo.
Sobre o projeto, a Psicóloga, Raquel Magalhães, destaca que o objetivo principal é a conscientização e o fortalecimento acerca da habilidade da empatia, pois, uma vez que a sociedade se mostra mais competitiva e individualizada, poucos estímulos, frente à cooperação e cuidado com o próximo, são aprimorados. “Se deslocar para um movimento de acolhimento e inclusão, abre espaço para relações mais assertivas e saudáveis.”
O bullying é um problema sério que afeta muitos estudantes no Brasil e em todo o mundo. Infelizmente, as estatísticas mostram que é um problema persistente em muitas escolas brasileiras:
– Segundo o Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados 2.294 casos de violência interpessoal em escolas públicas e privadas no Brasil, incluindo casos de bullying.
– Em uma pesquisa realizada em 2018 pelo Instituto Datafolha, foi constatado que 39% dos estudantes brasileiros com idades entre 10 e 18 anos afirmaram ter sofrido algum tipo de bullying nas escolas.
– Outra pesquisa, realizada pelo IBGE em 2019, apontou que 7,6% dos estudantes do ensino fundamental e médio afirmaram ter sofrido bullying pelo menos uma vez por semana.
Os alunos foram orientados, ainda, sobre a importância do diálogo com a família e a comunicação aberta com a escola sobre a temática trabalhada em sala.
Por Gabriel de Oliveira