JABOATÃO-Oratório | Projeto realiza Workshop sobre Comportamento Seguro na Internet

JABOATÃO-Oratório | Projeto realiza Workshop sobre Comportamento Seguro na Internet
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 17 de outubro de 2022 Por pauloEm parceria com a SAFERNET Brasil, o Centro Educacional Dom Bosco ofereceu aos alunos do projeto InformaticAção, AdministrAção, Cultura, Cidadania e Paz um Workshop com o tema “Comportamento Seguro na Internet”, mediado pelo embaixador do programa Cidadão Digital, em Jaboatão, Gustavo Barreto.
Iniciado em 2020, o Cidadão Digital é um programa gratuito da Safernet Brasil, com apoio da empresa Meta (grupo Facebook), que já realizou atividades sobre temas de cidadania digital com mais de 126 mil adolescentes e 66 mil educadores da rede pública e de projetos sociais. As ações acontecem em todo o país e são mediadas por jovens que concluem um curso de formação oferecido pela Safernet.
Dinâmicas participativas e criativas estão no centro do programa, que oferece ações remotas, híbridas ou presenciais (https://cidadaodigital.org.br/).
O intuito de trazer a aplicação do programa até nossos educandos é oferecer informação que os auxiliem a ter comportamentos seguros e éticos, entender o exercício da cidadania também no mundo digital e usar as ferramentas de comunicação de forma saudável e assertiva.
O estudante Kauã Kleber, 18 anos, relatou que: “A palestra cidadão digital foi incrível! Aprendi muitas coisas que eu nem imaginava que existiam no meio da segurança digital, que vão de senhas bem elaboradas, ferramentas de segurança para proteger redes sociais, a importância de não “expor” tudo em redes sociais(dados sensíveis como localização, nome da escola etc.). Soube da existência de leis que eu não conhecia, como a que adverte comportamentos racistas na internet, incluindo comentários em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, divulgações de informações falsas ou até mesmo xingamentos durante uma conversa de WhatsApp, que muitas vezes chega a ser ofensivo. A palestra mudou muito minha mentalidade voltada para esse assunto com mais informações, ferramentas que vão agregar demais na minha vida.”
Adrielle Patricia, 18 anos, diz que “não tinha muita noção de como agir em situações em que presenciei Cyberbullying em jogos on-line e aprendi o que, e como posso denunciar”.
Michelen, 18 anos, completa: “Devemos usar os espaços virtuais de forma responsável. Aprendi a como verificar se um site é seguro e como criar senhas fortes para evitar golpes, me sinto no dever de repassar o que aprendi para outras pessoas.”
Por Comunicação Centro Educacional Dom Bosco