JUAZEIRO DO NORTE – Colégio Salesiano | Presença especial na Edição Remota do Clube do Leitor

JUAZEIRO DO NORTE – Colégio Salesiano | Presença especial na Edição Remota do Clube do Leitor
7 de julho de 2020 Por pauloCom mais de 70 participantes, o Clube do Leitor, em edição especial e remota, celebrou o centenário de João Cabral de Melo Neto (1920 – 2020) com a presença ilustre de sua filha Inêz Cabral. O poeta e diplomata é o famoso escritor de “Morte e vida severina”, obra que posteriormente se tornou um Teleteatro Musical de grande repercussão e sucesso.
Para os participantes do clube, o dia 18 de junho de 2020, ficará guardado na memória. Ter a presença de quem conviveu e saber histórias pessoais de um dos maiores autores do Brasil não é para qualquer um. Foram mais de duas horas de imersão na vida e obra de João e Inêz Cabral. Muita história, poesia e afeto foram sendo descritas e rememoradas, no passar das horas. Inêz, muito autêntica, jovem e disponível respondeu toda curiosidade dos alunos, pais e convidados que participaram deste dia memorável.
Por ser um Clube do Leitor remoto, muitas pessoas que estavam em outras cidades e estados puderam participar e se deleitar com as palavras de Inez Cabral. O evento contou com a participação da professora Rose Lima do Salesiano de Belo Horizonte, Gledson Rocha historiador e professora Eva Regina, ex aluna salesiana, diretamente da Bahia e a professora Maria José, de Manaus. Também participaram professores convidados de Juazeiro do Norte e o psiquiatra Ticiano Duarte, ex aluno salesiano.
Para Ana Ester, professora da rede municipal de Juazeiro do Norte, o Clube do Leitor foi encantador e a trouxe muitas lembranças. Uma delas foi a de seu vestibular, onde a obra “Morte e vida sseverina” foi cobrada e felizmente lida pela professora. Maria José, professora de Manaus, sentiu a presença marcante do João Cabral em cada relato contado por sua filha.
A edição especial e remota do Clube do Leitor foi marcante e memorável, relata o professor Ivan Nascimento, que é criador do projeto. É tempo de reinventar o fazer pedagógico. Usemos o mundo virtual em nosso favor. Viva a Literatura! Viva João Cabral de Melo Neto e toda sua obra e posteridade!
Por Mateus Melo