JUBILANDOS 2023 | Pe. Américo de Vasconcelos, 50 anos de Vida Sacerdotal

JUBILANDOS 2023 | Pe. Américo de Vasconcelos, 50 anos de Vida Sacerdotal
26 de julho de 2023 Por pauloDando continuidade à série Jubilandos 2023, hoje é dia de apresentarmos o caminho repleto de carisma salesiano do Pe. Américo de Vasconcelos, que celebra, nesta próxima sexta-feira (28) durante a Festa da Comunidade Inspetorial (em Jaboatão-Colônia), 50 anos de vida sacerdotal.
Para o Nordeste Hoje, o Pe. Américo Vasconcelos preparou algumas palavras sobre este momento marcante de sua caminhada:
“De repente, no tempo de Deus, desperta-se o desejo do sacerdócio. Vem pelo visual litúrgico, música e festas. Invade o nosso ser como se fosse o sinal da terna felicidade sempre ensinada. Depois descobrimos que a nossa infância espiritual está apenas começando. Agora, a ideia, o ideal de vida que vai aprofundando e esclarecendo a vida pelo ideal da utopia cristã e pelo desejo de viver um mundo melhor.
O estudo, a oração, a reflexão, os projetos de vida pessoal, tudo vai se afunilando até se tornar um objetivo único, esclarecido e dedicado ao outro, como finalidade de vida. Até chegar a ser únicos sonhos, ideais, espiritualidade, luta contra as tendências menos cristãs que são as tendências da natureza humana.
O estudo, a vontade de viver a utopia cristã, tudo nos leva a centrar a vida no sacerdócio. Meio século depois… pobre de mim! O sonho foi maior.”
Histórico do Padre Américo de Vasconcelos
Filho de José Venceslau de Vasconcelos e Purcina da Soledade Vasconcelos.
Nasceu no dia 11 de abril de 1942, na cidade de Caruaru (PE).
Entrou no Aspirantado Salesiano de Carpina no dia 09 de março de 1957.
Começou o Noviciado na Colônia Salesiana, Jaboatão, no dia 05 de janeiro de 1963.
Como noviço, foi para Recife receber o hábito religioso das mãos do então Inspetor Salesiano do Nordeste do Brasil, o Rev.mo Sr. Padre Agenor Vieira Pontes.
Fez sua Primeira Profissão Religiosa na Colônia Salesiana, no dia 31 de janeiro de 1964, tornando-se assim membro da Congregação Salesiana e filho de Dom Bosco.
Terminado o Noviciado em 1964, vai para a cidade de São João Del Rei, estado de Minas Gerais, onde cursa os estudos filosóficos durante quatro anos.
Concluídos os estudos de Filosofia, a obediência religiosa o manda para Jaboatão Colônia como assistente e professor dos noviços, durante os anos de 1968 e 1969.
Entregou-se para sempre à Congregação com a Profissão Perpétua na Colônia Salesiana, no dia 31 de janeiro de 1970.
Neste mesmo ano, viaja para São Paulo, onde, no Instituto Teológico Pio XI, Lapa-São Paulo, vai cursar a Teologia até o ano de 1973.
No dia 14 de janeiro de 1973, recebeu o Diaconato das mãos de Dom José Lamartine Soares. Em Carpina, no dia 23 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado Sacerdote pelo Bispo de Nazaré da Mata-PE, Dom Manuel Lisboa de Oliveira. No começo do ano de 1974, ficou em Carpina como responsável dos aspirantes, cargo que ocupou até 1976.
No ano seguinte, vai ao Rio de Janeiro fazer um curso. Em 1978 volta à Carpina com o mesmo encargo anterior até 1979. Daí, foi para Recife, na Casa Padre Rua como Vice-diretor e membro da Comissão de Formação da Inspetoria, de 1980 a 1981. Foi nomeado Diretor e Mestre de Noviços de 1982 até o ano de 1984, na Colônia Salesiana, em Jaboatão.
No ano de 1985, permanece na Colônia como Vice-diretor e Mestre de Noviços. No ano seguinte, assume na mesma casa, o cargo de Diretor.
Em 1987 é enviado para o Instituto Salesiano de Filosofia no Bongi, Recife, ocupando os cargos de Vice-diretor, Ecônomo e Coordenador de estudos.
Passa depois para a cidade de Jaboatão como Diretor do Centro Educacional Dom Bosco (Oratório).
Em 1989, volta à Colônia Salesiana como Diretor. Em 1990 vai para Carpina como Vice-diretor e ecônomo.
O ano de 1991 o encontra em Aracaju com os cargos de Vice-diretor e Vice-pároco.
A partir de 28 de junho deste mesmo ano, o encontramos em Jaboatão-Cidade na Paróquia de Santo Amaro como Pároco.
Em 1992 além de Pároco é também diretor da comunidade até 1994.
Nos anos 1995 e 1996, assume e desempenha diversas funções: É Diretor, Pároco, Encarregado do Oratório e dos Cooperadores Salesianos.
Para Carpina, volta mais uma vez como Encarregado da Formação dos Aspirantes, do Oratório e Vice-pároco, de 1997 a 1998.
Na mesma cidade de Carpina desde 1999 é encarregado da formação dos Aspirantes, Diretor, Ecônomo e Vice-pároco até 2004, quando então é novamente mandado para Jaboatão Colônia como Diretor e Mestre de Noviços.
– 2004 a 2009, foi Diretor e Mestre de Noviços em Jaboatão Colônia, PE.
– 2010 em Jaboatão Colônia, como ecônomo.
– 2011 a 2014, vai para São Paulo-Lapa, fará parte da comunidade de formação na teologia, Lapa.
– 2015 a 2018, Fortaleza-CE, como Diretor e Pároco.
– 2019, passa o ano em Aracaju, Diretor e SAV.
– 2020 e 2021, em Recife-PE, Colégio Salesiano Sagrado Coração, como Diretor.
– 2022, em Natal-RN, Vice-diretor da comunidade.
– 2023, em Recife, Casa Inspetorial, confessor na Basílica Sagrado Coração.
Por muitos anos, foi Conselheiro Inspetorial.
São estes os dados do Padre Américo de Vasconcelos nesta trajetória pela Inspetoria. É Licenciado em Filosofia pela Faculdade Salesiana São João Del Rei e tem curso de Espiritualidade.
Padre Américo por onde andou sempre se sobressaiu por sua fidelidade a Dom Bosco e amor à Congregação Salesiana. Promoveu o cumprimento dos deveres dos irmãos e a animação dos alunos das escolas nas quais trabalhou.
Por Serviço de Comunicação Inspetorial, com Informações da Secretaria Inspetorial