VISITA EXTRAORDINÁRIA | Pe. Gabriel visita a missão salesiana de Oeiras

VISITA EXTRAORDINÁRIA | Pe. Gabriel visita a missão salesiana de Oeiras
16 de abril de 2021 Por pauloA visita presencial a Oeiras (PI) não estava prevista na programação, mas o Pe. Gabriel Romero fez questão de encontrar um espaço em sua agenda em Juazeiro do Norte para deslocar-se ao vizinho estado do Piauí, e conhecer de perto os passos que estão sendo dados para implantação de uma presença salesiana na Diocese de Oeiras. O Pe. José Pereira e o Clérigo Amós, destacados pela Inspetoria para este projeto missionário, estiveram, na semana passada, em Juazeiro, por quatro dias, para o encontro pessoal com o visitador.
A visita foi então anunciada para os dias 14 e 15 de abril. Anunciando a boa nova, o Cl. Amós escreveu aos salesianos: “Sua visita é sinal de esperança e serenidade para nosso povo, especialmente para a juventude, uma vez que ele conhecerá e acompanhará os trabalhos da frente de missão dos filhos de Dom Bosco em terras piauienses”.
Retornando a Oeiras, na sexta-feira, os dois irmãos puseram-se a preparar a visita. O Pe. Gabriel tomou ônibus Juazeiro-Picos na noite da terça e foi acolhido pelos irmãos, que o levaram a Oeiras.
O primeiro dia da visita
Em Oeiras, o visitador teve uma intensa agenda. Na quarta, visita ao bispo, almoço na residência episcopal e, no final da tarde, jantar com o bispo na residência salesiana (primeira ida do bispo à residência). Às 19 horas, Missa na Catedral da Vitória para a Missa de acolhida oficial dos Salesianos na Diocese (presença dos três párocos da cidade, presidência do bispo diocesano, presença restrita de fieis, transmissão pelas redes sociais). Na Missa, o bispo falou da vinda dos salesianos na homilia e, no final, tomaram a palavra o Pe. Pereira e o Pe. Gabriel. Alguns jovens presentes trouxeram, em procissão, a imagem de Dom Bosco e o Cl. Amós ofereceu um ramalhete de flores no altar de N. Senhora. Foi lida uma ata no final da celebração. Voltando à residência, alguns jovens estiveram por lá cumprimentando o visitador.
O segundo dia da visita
Na quinta-feira, não foi possível a visita à Fazenda da Esperança, onde semanalmente Pe. Pereira e o clérigo estão atendendo os recuperandos, nem a participação virtual na reunião do conselho inspetorial como se previa. Aproveitou-se para visita à cidade, particularmente, ao museu de Oeiras. No final da manhã, foram à Paróquia da Sagrada Família, para um contato com o Pe. João de Deus, um missionário de extensa pauta de serviços na região, onde almoçaram. À tarde, uma olhada em alguns terrenos que se tem em vista para instalação da futura obra. No final da tarde, os irmãos o levaram a Picos, de onde partiu para Salvador, de ônibus, onde já foi recebido pelos irmãos na manhã desta sexta-feira.
A Missa da acolhida oficial dos filhos de Dom Bosco
Com a presença do Pe. Gabriel, a Santa Missa na Catedral, na quarta-feira, 14 de abril, foi ocasião para oficialização da abertura da primeira presença dos Salesianos de Dom Bosco no Estado do Piauí. O próprio Pe. Gabriel se encarregou de comunicar o significativo evento à Congregação através da ANS, na manhã desta sexta-feira.
No dia 14 de abril de 2021, celebrou-se a Eucaristia na Igreja Catedral Nossa Senhora da vitória da cidade de Oeiras, Diocese de Oeiras, no estado do Piauí, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edilson Soares Nobre, para dar graças a Deus pela chegada dos salesianos de Dom Bosco nas terras do interior piauiense. Acompanharam a celebração os párocos da cidade e um grupo de leigos e jovens das paróquias. O Pe. Gabriel Romero, conselheiro para a Região cone Sul, pode estar presente, assinar a ata correspondente ao início desta nova presença salesiana e acompanhar os irmãos que ali começaram este ano a extensão do carisma salesiana, sonho missionário do nosso pai Dom Bosco”.
Dom Soares Nobre, em sua homilia, destacou que “este é um momento simples, mas muito significativo e que a chegada da Congregação à Diocese é um momento de crescimento espiritual, … nossos irmãos salesianos poderão ajudar a todo o povo de Oeiras, especialmente os jovens a encontrarem-se sempre mais com a luz radiante do Ressuscitado para que ele possa ser referência em suas vidas”. Também Dom Edilson expressou que a Diocese de Oeiras se sente privilegiada em poder recebe-los, mais ainda que sua chegada se dá em plena pandemia do Covid, como um sinal de esperança e benção. Comentou que a Diocese de Oeiras é pequena, porém possui uma dinamicidade pastoral grandiosa e agradeceu especialmente a presença dos salesianos que iniciaram já sua atividade missionaria entre os jovens desta cidade, a mais antiga do estado do Piauí, que foi sua capital e que tem a Mãe da Vitória como padroeira de todo o Estado. Pediu para que a Providência Divina faça crescer o número de vocações da Igreja e para a Congregação.
O Pe. Gabriel Romero compartilhou três sentimentos: “de agradecimento a Deus por suscitar esse desejo missionário e agradecimento ao Bispo e pastores desta Igreja que com carinho e generosidade nos convidaram e nos recebem; … de alegria, porque a imagem de nosso pai e mestre Dom Bosco está chegando a esta terra e vem com nossos irmãos salesianos para compartilhar esta alegria, traço tão característico do nosso carisma; … e de sincera humildade, porque chegamos para aprender do trabalho pastoral desta diocese, para somarmos a esta dinâmica pastoral e aportar nosso grãozinho de areia que é a beleza do nosso carisma, com profundo respeito para entrar em “terra santa’ que os nos abre suas portas…”.
Por Serviço Inspetorial de Comunicação, com a participação Cl. Amós Santiago.