ORDENAÇÕES | NH Entrevista o Diácono Antônio João Neto
ORDENAÇÕES | NH Entrevista o Diácono Antônio João Neto
26 de novembro de 2020 Por pauloNH: Como foi o seu chamado para a vocação salesiana e presbiteral?
Antônio João Neto: Comecei a entender que era vocacionado para a vida salesiana e presbiteral, quando fui convidado pelo padre Robson, SDB para participar de um grupo vocacional salesiano. Quando ele me apresentou Dom Bosco e o carisma salesiano, me identifiquei na hora. daí para a frente, reforcei a oração pedindo a Deus discernimento. Até hoje, continuo feliz nesse caminho.
NH: De todo o seu caminho formativo, destaque dois ou três momentos que muito contribuíram para a sua preparação para o ministério.
Existem muitos momentos bonitos e que colaboram para nossa formação, mas para mim, os mais importantes são os momentos de oração e quando estou na Pastoral com jovens.
Quando eu fui aspirante (2008), em Aracaju, acompanhei de perto um grupo de crianças que moravam em uma casa-abrigo do governo. Eu sempre os levava e trazia para oratório, nos finais de semana. Numa dessas idas e vindas, eles me pararam e perguntaram se eu era Dom Bosco de que falavam tanto no oratório. Eu achei engraçado e perguntei porque eles achavam que eu era Dom Bosco, então eles disseram que falavam no oratório que Dom Bosco foi um padre que estava junto das crianças e dos jovens e que cuidava deles, ensinava eles a rezar. Como eu fazia isso com eles, pensaram que eu era Dom Bosco. Falei que Dom Bosco era um santo que já tinha morrido mas que a gente continuava o trabalho dele. Então eu mostrei para eles a medalha de Dom Bosco que eu tinha pendurado no pescoço, dizendo para eles que aquele era Dom Bosco. Então eles pularam para tentar dar um beijo na minha medalha, todos juntos, acabaram me derrubando no chão e eu levei um abraço coletivo daqueles meninos para Dom Bosco. Aquele momento em que vi gratidão e alegria nos olhos e no coração daquelas crianças me fez entender que vale a pena a vida salesiana.
NH: Como o lema que você escolheu para sua ordenação motiva a sua missão de salesiano sacerdote?
Escolhi o tema “SINTO COMPAIXÃO DA MULTIDÃO” (Mc 8,2) porque quero ter em mim os mesmos sentimentos de Cristo, quero estar como ele junto dos jovens do povo de Deus, com o coração cheio de compaixão. Na nossa atualidade tão permeada pela cultura do ódio, acredito que o tempo presente pede padres que promovam a cultura do encontro e que tenham coração mais cheio de misericórdia e de compaixão. É assim que eu quero viver o ministério presbiteral salesiano.
Por Comissão Inspetorial de Comunicação