PASTORAL JUVENIL | Lançada a Colônia de Férias 2024

PASTORAL JUVENIL | Lançada a Colônia de Férias 2024
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E DO VOLUNTARIADO 30 de outubro de 2023 Por pauloNeste último domingo, 29 de outubro, data em que é celebrada a memória do beato Miguel Rua, primeiro sucessor de Dom Bosco, foi lançada a edição 2024 da Colônia de Férias Salesiana.
Com a temática “Mãos na Massa”, a programação é inspirada na Estreia do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime: “Como fermento na Família Humana Hoje”.
O lançamento foi realizado nas redes sociais da Inspetoria São Luiz Gonzaga com a participação do Pe. Inspetor Francisco Inácio e o Irmão Manoel Messias (Delegado da Pastoral Juvenil).
“Em tom missionário, como Igreja que somos, a Colônia de Férias tem objetivo muito interessante de agregar lideranças, jovens e crianças em torno da missão salesiana para, em toda casa da nossa Inspetoria que se propõe a realizar a sua edição, ser um grande Oratório. Somos chamados a congregar ao redor da missão salesiana para fazer desses dias intensos de trabalho, dias, realmente, de MISSÃO. Somos convidados a estarmos disponíveis, juntamente com os salesianos, com os animadores, para fazer da proposta da Colônia de Férias a proposta missionária da nossa inspetoria. Você é convidado a participar, a colocar conosco as Mãos na Massa, para fazer, de fato, Fermento na Família Humana Hoje; como nos convida o Reitor-Mor.
(Pe. Inspetor Francisco Inácio.)
As atividades nos convida a vivermos um momento onde o animador descobre o dom de si; em que abre-se ao dom de sua vocação e é chamado a estar a serviço dos demais.
Na ocasião, foi lançado, também, o SUBSÍDIO DA COLÔNIA DE FÉRIAS SALESIANA 2024 – que você pode baixá-lo clicando aqui.
Não perca você, a oportunidade de usar esse subsidio para trazer tanta energia positiva, tanta alegria a crianças, adolescentes e tantas pessoas que vão estar com você vivenciando esse momento tão bonito. É o seu momento. Seja você o voluntário, seja você o animador, seja você aquele que faz a Colônia de Férias acontecer!
(Ir. Manoel Messias, Delegado para a Pastoral Juvenil)
As Colônias de Férias Salesianas
A iniciativa da Colônia de Férias realizada pela Inspetoria São Luiz Gonzaga, hoje em dia, é eminentemente missionária.
Por isso, os setores que mais se envolvem na sua organização é o da Pastoral Juvenil e o da Animação Missionária, com ampla colaboração do setor de Formação, principalmente na elaboração dos subsídios, cartilhas (lançadas anualmente), que guiam a implementação das colônias de férias, desde os encontros de animadores voluntários até a efetivação do projeto, com sugestões de atividades e reflexões para cada dia de Colônia.
A iniciativa começou quando a Inspetoria Salesiana percebeu o grande potencial educativo e pastoral da Colônia de férias realizada em âmbito local pela Comunidade Educativo/Pastoral de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. A Pastoral Juvenil da Inspetoria abraçou, então, o projeto a nível regional em 2005, propondo a atividade para as diversas presenças salesianas. Nessa primeira edição a nível inspetorial, em 2005, as Colônias de Férias foram realizadas em 20 presenças, contando com a participação de 86 jovens animadores entre formandos e jovens líderes envolvidos em nossas obras.
O projeto foi apesentado como oportunidade de proporcionar à centenas de crianças e adolescentes, principalmente em situação de vulnerabilidade social, um ambiente seguro para vivenciarem, durante o recesso escolar, atividades de caráter cultural, educativo, lúdico e pastoral.
De fato, é tudo isso, e mais um pouco:
Percebeu-se que nas casas salesianas onde são realizadas as Colônias de Férias ocorre um notório fortalecimento da espiritualidade juvenil.
Nas casas em que já existem Oratórios Festivos, os animadores ficam mais entusiasmados e muitos jovens voluntários se tornam animadores de Oratório permanentes.
Também, o número de oratorianos, que são as crianças, os adolescentes e os jovens que participam dos Oratórios Festivos, aumenta de forma bem significativa após a Colônia de Férias.
Nos lugares em que não existe Oratório Festivo, não é raro que, após a realização da programação, se crie um Oratório de forma mais permanente.
Quando não se cria o Oratório, pelo menos se fortalece o espírito de iniciativa dos jovens da comunidade local como protagonistas de ações humanitárias e educativas.
Isso ocorre, inclusive, em lugares em que não há presença de nenhum dos grupos da Família Salesiana; visto que, seguindo o subsídio da Colônia de Férias, qualquer agente de pastoral ou qualquer pessoa com espírito de liderança e que se identifique com o método das Colônias de Férias Salesianas pode implementar tal iniciativa em sua comunidade.
Ao longo dos anos, várias foram as comunidades eclesiais, não propriamente salesianas, que realizaram o evento, como, por exemplo, Picos e Oeiras no Piauí.
Vale ressaltar, inclusive, que foram as Colônias de Férias, realizadas nesses dois lugares, que contribuíram para o processo de criação de uma comunidade salesiana missionária em Oeiras.
Portanto, deixaram de ser um projeto apenas para as presenças onde estão os grupos da Família Salesiana, e se tornaram também um instrumento de missão, levando o jeito salesiano de educar e evangelizar a localidades em que a Família Salesiana ainda não chegou efetivamente.
Todos os anos, uma média de 30 localidades desenvolvem o projeto, atendendo milhares de crianças, adolescentes e jovens, e mobilizando uma cerca de 1.000 animadores voluntários.
É o momento em que muitos jovens desenvolvem o espírito voluntário e o engajamento social e pastoral com suas comunidades locais. Também os formandos salesianos se envolvem na implementação das atividades, inclusive nas realizadas em caráter missionário.