RECIFE-Bongi | Escola Dom Bosco participa de Audiência Pública em protesto contra a MP 1.116/2022

RECIFE-Bongi | Escola Dom Bosco participa de Audiência Pública em protesto contra a MP 1.116/2022
ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 4 de julho de 2022 Por pauloJunto aos jovens, estavam presentes representantes da OAB- Pernambuco; Ministério Público do Trabalho da 6ª Região; Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT); Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional (FORAP-PE); Fórum Pernambucano de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETIPE); a equipe do Deputado Federal Túlio Gadelha, que não pôde estar presente devido a um imprevisto; Deputados Estaduais; as principais instituições formadoras em Aprendizagem Profissional do estado e toda sociedade.
A aprendizagem é, atualmente, a única política pública federal de qualificação e educação pelo trabalho voltada para adolescentes e jovens, sobretudo aqueles mais vulneráveis; no entanto, vem sofrendo desde o dia 04 de maio ataques diretos com a referida Medida Provisória. Traz, dentre várias situações que precarizam a Lei da Aprendizagem, principalmente o cômputo em dobro na contratação de jovens em situação de vulnerabilidade. Ou seja, cada 2 aprendizes em situação de vulnerabilidade contratados, valem por 1 aprendiz “não vulnerável”. Dessa forma, cortando pela metade as vagas de aprendizagem no país. A aprendizagem podendo chegar a 5 anos, o que desconfigura a ideia por trás da lei, que é inserir o jovem no mercado de trabalho, e, dessa forma, apenas barateando a mão de obra, além do perdão de multas pelas empresas descumpridoras da lei.
A gente escolhe nosso futuro, ainda mais esse ano que é ano de eleição”.Além da contribuição, todos os presentes falaram da importância do voto neste ano. “Quem vota favorável a essa Medida Provisória, jamais deve estar presente dentro de uma casa legislativa de novo, fiquem atentos, jovens.” – Ressaltou Simone Brasil, representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.