RECIFE-Sagrado Coração | Diretor Salesiano acolhe alunos do ano jubilar

RECIFE-Sagrado Coração | Diretor Salesiano acolhe alunos do ano jubilar
11 de fevereiro de 2020 Por pauloO Pe. Américo de Vasconcelos, diretor do Salesiano Recife, acolheu os alunos do ano jubilar, com as seguintes palavras publicadas na página eletrônica da Escola:
Queridos jovens:
Vocês são a segunda geração do século XXI. Quem nasceu no ano dois mil, já está sendo pai ou mãe, tendo vinte anos vividos. Vocês nasceram em um mundo completamente novo e diferente do mundo em que viveram e nasceram avós e bisavós. Isso traz a responsabilidade para os jovens de 2020 de criar um mundo muito melhor do que o mundo que seus pais estão construindo para vocês. Ninguém começa o mundo como se fosse o primeiro dia da criação. Recebemos o mundo já feito, para que o façamos melhor para nós e nossos descendentes.
Aproveitar da alegria da juventude, amar a vida e os seus encantos, não significa esquecer de preparar um futuro melhor para todos. O jovem aluno salesiano é aquele que, de olho no futuro, deseja oferecer ao seu povo melhores condições de vida. Por isso que dom Bosco pôs como finalidade da sua pedagogia formar BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS. Esses dois temas são inseparáveis. Se é cristão, é honesto cidadão. Se é um honesto cidadão, é um bom cristão; a fé no verdadeiro Deus obriga a viver uma vida ética e participativa; transmitir alegria e otimismo e crer no futuro cada vez melhor para todos.
Os nossos COLÉGIOS SALESIANOS, no mundo inteiro, primam por oferecer estudo sério, o esporte, a prática religiosa e a insistência em que o futuro é você quem se preocupa com um mundo melhor e mais feliz. Ele não vem pronto. Nós o fazemos: qualquer que seja a vida e a finalidade que damos a ela, NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA E O CAMINHO.
Pe. Américo Vasconcelos
Diretor
TRAÇOS HISTÓRICOS
A atuação da Igreja na área da educação, desde o alvorecer de nossa pátria, tem sido marcante e significativa. O Salesiano instalou-se no Recife em fevereiro de 1895, conquista de uma intensa movimentação de uma influente parcela da sociedade pernambucana. Aliás, no final do século XIX, muitas congregações educadoras europeias aportaram no país, em resposta aos apelos insistentes de um Brasil preocupado com a qualidade da educação das novas gerações.
Os Salesianos desembarcaram no Recife, no antigo Lamarão (o porto ainda estava em construção) em fins de 1894. Chegaram de barco ao sítio onde hoje está o Colégio. De barco, porque havia um pequeno porto onde hoje é o parque aquático. Tudo por ali era mata fechada, mangue. Entre o Colégio e Hospital Pedro II havia apenas uma coroa de terra, chamada Ilha do Leite. Chegava-se de barco pelo Rio Beberibe e por camboas. Camboa é um lago artificial que se forma com a maré cheia.
O Colégio se instalou em um antigo casarão, o Solar do Mondego, hoje não mais existente. Em 10 de fevereiro de 1895, três meses após a chegada dos missionários, houve a solene inauguração da instituição, com o nome de Colégio Salesiano de Artes e Ofícios do Sagrado Coração. O nome exprime a devoção de Dom Bosco (1815-1888), fundador da família salesiana, ao Sagrado Coração de Jesus. Na verdade, essa devoção vinha em grande crescimento em toda a Igreja naquele período. E Dom Bosco tinha sido incumbido pelo Papa Leão XIII, em 1884, de construir a Basílica do Sagrado Coração em Roma.
Há que se dizer que os Salesianos não chegaram ao Recife apenas pelo interesse das lideranças católicas da sociedade pernambucana. O impulso missionário dado pelo fundador Dom Bosco foi igualmente fundamental. A obra salesiana surgiu em Turim, no norte da Itália e depressa se espalhou pela Europa e pela América.
A mais que centenária Casa de Educação da Rua Dom Bosco, centro irradiador de cultura, educação, evangelização, hoje expressa sua missão em várias frentes: Colégio, Faculdade, Teatro, Basílica, Parque Esportivo, Oratório.