SALVADOR – Paralela | Salesiano Dom Bosco na OBMEP
SALVADOR – Paralela | Salesiano Dom Bosco na OBMEP
23 de julho de 2019 Por pauloConcorrendo com mais de 18 milhões de estudantes, um grupo de educandos Salesianos Dom Bosco passaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), que ocorrerá no dia 28 de setembro.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto destinado para os estudantes de escolas privadas e públicas brasileiras. O objetivo da OBMEP – criada em 2005 e desenvolvida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada em parceria com os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e com a Sociedade Brasileira de Matemática – é incentivar o estudo da matemática, difundir conhecimento e identificar talentos.
Em vista dos benefícios para a vida acadêmica e para o crescimento individual, que vão além de medalhas, como a possibilidade de vivenciar novas experiências, de adquirir conhecimentos e treinar habilidades, o Colégio Salesiano Dom Bosco estimula os seus alunos a participar das olimpíadas nacionais, mas também investe em olimpíadas desenvolvidas na própria escola, como a Olimpíada Interna de Matemática (OIM), que ocorre trimestralmente, e serve para a preparação dos educandos para outros concursos de matemática. Como afirmou o estudante da 1ª série do Ensino Médio, André Souza Muniz: “A Olimpíada Interna ajuda, porque tem algumas questões que são similares às questões da OBMEP, como as de raciocínio lógico”.
Completou, ainda, André souza: ” A primeira vez que fiz OBMEP foi ano passado e recebi muito apoio da minha professora de matemática do 9° ano, Liziana, e este ano o meu atual professor, Carlos, também me apoiou. é muito importante para gente que está concorrendo receber esses incentivos.”
Além da OIM, o colégio ofertou aulas específicas para a olimpíada, ministradas por ex-alunos Salesianos Dom Bosco, como Victor Glauco e Gabriel Rios. Segundo a aluna da 2ª série do Ensino Médio, Maria Fernanda Pinto, as aulas foram de suma relevância. Em suas palavras: “Pra mim, as aulas com os ex-alunos foram um incentivo a mais, por isso comecei a me esforçar.”
O Colégio Salesiano Dom Bosco parabeniza a todos os educandos pela disponibilidade de vivenciar novas experiências com a matemática, como também pela dedicação e responsabilidade.
Por Nathalia Zimer
Arte: Mazai da Purificação
Fotos: Nathalia Zimer