Santidade Salesiana | Dom Lustosa, Venerável: pés na terra martirizada, coração no tabernáculo

Santidade Salesiana | Dom Lustosa, Venerável: pés na terra martirizada, coração no tabernáculo
16 de agosto de 2023 Por pauloEm data de 14 de agosto, o Padre Inspetor, Pe. Francisco Inácio, dirigiu carta ao Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, em celebração do 49º Aniversário da Páscoa de Dom Lustosa, Venerável.
Ex.mo e Rev.mo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
DD. Arcebispo de Fortaleza.
Nós salesianos de Dom Bosco no Nordeste do Brasil e a Família Salesiana, rejubilamos no Senhor e entoamos juntos um hino de gratidão a Jesus, Bom Pastor de nossas almas que suscitou no meio de sua Igreja um pastor zeloso e sábio, prudente e humilde, destemido e manso, o nosso irmão Dom Antônio de Almeida Lustosa, sdb.
Além das variadas iniciativas de ação social e do incansável trabalho no campo da formação e catequese, nós o reconhecemos também como um homem profundamente de Deus e doado aos irmãos, que, como Dom Bosco, viveu como se visse o invisível (C 21). Tinha os pés na dura realidade da Terra Martirizada pela pobreza e desigualdade; e ao mesmo tempo, com igual zelo e dedicação, estava aos pés do Tabernáculo em solilóquios íntimos com o Supremo Pastor.
O amor a Deus animava nele o desejo do bem pelas pessoas a ele confiadas. Ele considerava um dom do céu poder compreender a dor dos outros (Positio, 32). São muitos os testemunhos de irmãos que conviveram com ele e que tiveram a graça de estar ao seu lado também nos últimos dias.
Que seu exemplo nos anime a todos a viver uma medida alta de vida cristã na caridade aos irmãos e na autenticidade do nosso serviço ao Evangelho de Cristo.
De minha parte e de meus irmãos, garantimos também as nossas preces por V. Ex.a Revma e pedimos também nos queira abençoar.
A missiva fez eco à celebração da Missa em Ação de Graças pela Venerabilidade de Dom Antonio de Almeida Lustosa, presidida pelo Arcebispo, nesta data de 14 de agosto de 2023, ao meio dia, na Igreja Catedral, presentes também os salesianos da comunidade de Fortaleza.
(Clique aqui e acesse a Carta em versão .pdf)
Por Setor Inspetorial de Comunicação