Testemunho Vocacional do Salesiano Deyvison José de Santana (Ipojuca – PE)
Testemunho Vocacional do Salesiano Deyvison José de Santana (Ipojuca – PE)
26 de novembro de 2019 Por pauloMe chamo, Deyvison José de Santana, tenho 26 anos e sou natural do bairro de Nossa Senhora do Ó, na cidade do Ipojuca – PE. Sou o segundo filho de Rogério José de Santana e Josefa Iracilda de Melo Santana. Tenho dois irmãos, Deyse Letícia e Rogério Júnior.
Comecei a frequentar a Igreja, na comunidade de Nossa Senhora do Ó, por meio de minha avó materna Iracy Batista, que me levava para as missas. Após a minha primeira comunhão, entrei para o grupo de coroinhas, no qual permaneci por sete anos. Durante esse período fui cada vez mais me inserindo na vida da comunidade, buscando ajudar no que era necessário. Em meu coração crescia o desejo de servir cada vez mais na comunidade. Após conversar com meu pároco, ele me encaminhou para fazer os encontros vocacionais arquidiocesanos em Recife, porém, como o passar do tempo percebi que faltava alguma coisa, isto é, um carisma, um jeito especifico, no seguimento de Jesus Cristo. Conheci o formando salesiano Marcelo Manuel (hoje padre), que me apresentou a vida religiosa salesiana, sobre tudo a vida do nosso pai fundador Dom Bosco. Depois de um período nos encontros vocacionais, pedi para fazer a experiência comunitária salesiana no aspirantado em Fortaleza – CE, no ano de 2011.
Depois iniciei, em 2012, o pré-novciado em Jaboatão dos Guararapes – PE, no ano seguinte fiz o noviciado em Curitiba-PR, ao término deste fiz a primeira profissão religiosa, como salesiano de Dom Bosco em janeiro de 2014. Nos três anos seguintes, o pós-noviciado em Recife-PE e Lorena – SP. Depois fui designado para fazer os dois anos de tirocínio em Juazeiro do Norte. No início deste ano comecei os estudos teológicos em São Paulo-SP.
Após um necessário processo formativo, pude experimentar a alegria e os desafios de abraçar uma vida de doação e entrega ao Senhor, através das pessoas. Durante todo esse tempo, conheci muitas pessoas, formadores, irmãos de comunidade, jovens e leigos, que foram fundamentais neste processo de crescimento humano e cristão. Neste período de preparação para a minha profissão perpétua, meu coração se enche ainda mais de alegria, em perceber a ação de Deus durante toda minha caminhada, que está apenas começando, tenho a certeza de que se hoje estou aqui, é graças a oração de muitas pessoas, aos sorrisos e lágrimas de tantos jovens e a ajuda de muitos irmãos de comunidade. Muito feliz em perceber que entrego minha vida, a algo que realmente vale a pena, a algo que transcende minhas forças e compreensão. Com a profissão perpétua buscarei prolongar meu sim durante todos os dias de minha vida, buscando ser na Igreja, sinal do amor de Deus a todos, especialmente aos jovens.