RECIFE (PE) | Posse do Novo Padre Diretor: Ildelfonso Mesquita Assume a Missão no Colégio Salesiano Recife

PASTORAL | Em Jaboatão (PE), acontece o Encontro Geral de Pastoral

PASTORAL | Em Jaboatão (PE), acontece o Encontro Geral de Pastoral

11 de fevereiro de 2025 VER MAIS

FAMÍLIA SALESIANA | Encontro debate o fortalecimento da Família Salesiana

FAMÍLIA SALESIANA | Encontro debate o fortalecimento da Família Salesiana

11 de fevereiro de 2025
Na manhã do dia 07 de fevereiro, ocorreu, no formato on-line, o Encontro com os Delegados Inspetoriais para Família Salesiana do Brasil, o qual foi convocado pelo Inspetor referente P. Felipe Bauzière (Manaus). O Encontro teve como objetivo refletir sobre diversos aspectos fundamentais para o fortalecimento da Família Salesiana. Entre os pontos abordados, destacam-se: o estudo do perfil e do papel/missão de qualquer delegado da Família Salesiana, com base no documento recebido do Centro da Congregação para a Família Salesiana; a animação e o acompanhamento na Família Salesiana, especialmente nas seções 2.1, 2.3 (parcial) e a íntegra da seção 2.4 do mesmo documento. O Encontro também incluiu a realização de um evento para delegados inspetoriais, a ser realizado no Instituto Pio XI, no Alto da Lapa-SP, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2025, reunindo representantes dos diversos grupos da Família Salesiana em todo o Brasil. Entre os temas tratados, foi abordada a situação dos delegados e das consultas, discutindo-se formas de melhoria nesse processo. Também se refletiu sobre o papel dos delegados locais em cada Inspetoria, além de um mapeamento da Família Salesiana no Brasil, por meio de um levantamento de dados e de encaminhamentos necessários para o fortalecimento do trabalho. Outro ponto de destaque foi o aprofundamento da Carta de Identidade da Família Salesiana, com uma análise da situação das consultas em cada Inspetoria, a fim de avaliar o progresso e as possíveis melhorias. Os encontros têm a finalidade de despertar o espírito de pertença e de comunhão, como Família Salesiana do Brasil, fidelizando o trabalho em rede, por meio de ações em cada região. Por P. Cleyton Coutinho, SDB Delegado Inspetorial para Família Salesiana do Nordeste
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL) | Realizada a aula inaugural do Projeto Capacitando Adolescentes, Jovens e Adultos

MATRIZ DE CAMARAGIBE (AL) | Realizada a aula inaugural do Projeto Capacitando Adolescentes, Jovens e Adultos

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 10 de fevereiro de 2025
O Centro Juvenil Dom Bosco, em Matriz de Camaragibe (AL), promoveu na última sexta-feira, 07 de fevereiro, a aula inaugural do Projeto "Capacitando Adolescentes, Jovens e Adultos". O projeto oferece uma variedade de cursos profissionalizantes, em áreas como Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Empreendedorismo, Auxiliar Administrativo e Informática. Todos os cursos são realizados com recursos próprios da Instituição. O evento contou com a presença de Islane Santos (Coordenadora Administrativa); Edja Barros (Educadora Social); Iverilda Paes (Instrutora) e da convidada especial, Maria José Lima, conhecida como Daia, que deu as boas-vindas aos educandos. Atualmente, o Centro Juvenil em Matriz de Camaragibe (AL) é um ponto de referência que oferece oportunidades para jovens e adolescentes adquirirem conhecimento, incentivando a busca pelo trabalho e, ao mesmo tempo, contribui para a formação de bons cristãos e cidadãos honestos. O Centro Juvenil é parte importante da minha vida. Sou fruto do trabalho dessa instituição e é com grande alegria que volto como educadora. Aqui, vocês não vão apenas aprender uma profissão. Ao final do curso, vocês vão ter aprendido a conviver e respeitar as diferenças étnicas e religiosas, a ter empatia com o próximo. Serão pessoas melhores, e isso é fundamental aqui no Centro Juvenil. (Iverilda Paes, Instrutora de Cursos Profissionalizantes) Por Islane Santos [gallery columns="2" size="large" ids="448837,448838,448839,448841,448842,448843"]  
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Família Salesiana celebra o primeiro ano da dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto

JUAZEIRO DO NORTE (CE) | Família Salesiana celebra o primeiro ano da dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 6 de fevereiro de 2025
(Imagem noturna da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto | Miller Anastácio) No último dia 3 de fevereiro, a Família Salesiana celebrou o primeiro aniversário da dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, localizada em Juazeiro do Norte, no Ceará. A data foi marcada por uma programação especial, que incluiu momentos de oração, celebração e confraternização entre os fiéis. O evento reuniu membros da comunidade católica, religiosos e devotos, reforçando a importância histórica e espiritual do templo. A construção desta igreja representa a realização de um dos grandes sonhos do Padre Cícero Romão Batista, que desejava ver concluída a Capela do Horto. Em seu testamento, ele expressou esse desejo e fez um apelo especial aos padres salesianos para que dessem continuidade à obra: "Suplico aos mesmos padres (Salesianos) que terminem a construção da Capela do Horto. [...] Esse voto fizemos quando, apavorados com os resultados da seca de 1889, receamos, aliás com razão justificada, que o ano de 1890 fosse também seco – com o povo desta terra, ao Santíssimo Coração de Jesus. E como essa obra não pude terminar, muito a contragosto, é verdade, tão somente para não desobedecer às ordens proibitórias do meu diocesano, o então bispo do Ceará, D. Joaquim José Vieira, peço aos beneméritos padres salesianos que concluam esse templo [...]". As comemorações do primeiro aniversário da dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto tiveram início às 17h, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação do Terço da Misericórdia. Em seguida, às 19h, foi realizada a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap., e concelebrada por diversos sacerdotes salesianos e diocesanos. Durante a celebração, ocorreu a bênção do novo Sacrário, um momento de profunda devoção para os presentes. [gallery columns="1" size="large" ids="448579"] Após a missa, a comunidade se reuniu no lado externo da igreja para a inauguração de um monumento em homenagem a São João Bosco e ao Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. A solenidade foi seguida por um espetáculo pirotécnico e pelo corte do bolo comemorativo, encerrando a noite festiva com um clima de alegria, emoção e gratidão. [gallery columns="1" size="large" ids="448582"] Durante a homilia, Dom Magnus destacou a importância da data, afirmando que o aniversário da dedicação da igreja é um convite à gratidão e à renovação do compromisso cristão. Ele enfatizou que a igreja é um símbolo da presença de Deus e que cada fiel é chamado a ser um templo vivo do Espírito Santo. Dom Magnus também relembrou a passagem do Evangelho de João sobre a purificação do templo por Jesus, ressaltando a necessidade de manter a pureza do coração e viver a fé com autenticidade. O bispo também refletiu sobre o significado espiritual do Horto das Oliveiras, destacando que é um lugar de entrega e confiança em Deus, assim como Jesus demonstrou ao aceitar a vontade do Pai. Ele reforçou que a presença amorosa de Deus sustenta a caminhada dos fiéis e os convida à transformação e santidade. Em entrevista, o padre Francisco Inácio, Inspetor Salesiano do Nordeste, ressaltou a importância da data, destacando que a dedicação da igreja representa a concretização do sonho do Padre Cícero, herdado pelos salesianos. Ele enfatizou que a construção ainda não está totalmente concluída, mas que seu significado é profundo e simbólico, especialmente a Capela do Santíssimo. O evento também contou com a inauguração de um monumento representando o encontro de dois grandes sonhos: o de Dom Bosco e o de Padre Cícero. O padre Inácio destacou que os salesianos são herdeiros desse legado pastoral e agradeceu a Deus pela oportunidade de celebrar essa data significativa para a comunidade. A noite festiva reafirmou a fé, a esperança e a missão da Família Salesiana, reforçando que a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto é mais do que um espaço de oração e devoção; é também um santuário de acolhida para os milhares de romeiros que, movidos pela fé e pela tradição, peregrinam a Juazeiro do Norte em busca de bênçãos, conforto espiritual e renovação de suas promessas. Por: Francisco Mário / Jornalista
VER MAIS

NOTÍCIAS

SALVADOR (BA) | Ação social “Dia Szinho” revive carisma de Dom Bosco e transborda afeto

Com o coração ex-alunal vibrando em gratidão e no autêntico espírito salesiano, a União dos Ex-Alunos de Dom Bosco (EADB) do Liceu Salesiano do Salvador realizou, na tarde deste sábado, dia 08 de novembro de 2025, mais uma edição do “Dia Szinho”. Esta significativa ação social, dedicada à oferta de um dia de alegria e […]
VER MAIS

PARNAMIRIM (RN) | Colégio Salesiano Dom Bosco recebe visita do Conselheiro Geral da Congregação Salesiana

O Colégio Salesiano Dom Bosco recebeu, nesta quarta-feira (5), a visita canônica do Pe. Gabriel Romero, membro do Conselho Geral da Congregação Salesiana – órgão sediado em Roma que atua diretamente junto ao Reitor-Mor na animação e orientação das presenças salesianas na Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile. A passagem do Conselheiro Geral por Natal foi marcada por uma […]
VER MAIS

CJC | Comunidade de Lagoa de Itaenga realiza peregrinação e missão no Lar Vovó Zefinha

No último final de semana, a CJC Lagoa de Itaenga viveu um dia marcado pela fé e pela solidariedade. Pela manhã, os comunitários saíram em peregrinação pelas ruas da cidade, visitando casas de irmãos de caminhada e rezando um mistério do terço em cada parada, num clima de oração e fraternidade. A caminhada teve como […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE