COMUNICAÇÃO | Ouvintes e associados da AMA celebram 12 anos do “Tempo de Paz”

COMUNICAÇÃO | Ouvintes e associados da AMA celebram 12 anos do “Tempo de Paz”

Comunicação 15 de janeiro de 2026 Por paulo
Segundo direção da Rádio Recife FM, onde tudo começou, programa de rádio atinge 70 mil ouvintes por minuto. A Basílica Salesiana do Sagrado Coração ficou repleta de fiéis, na manhã desta quinta (15), na Missa em Ação de Graças pelos 12 anos do programa Tempo de Paz, produzido e apresentado pelo Padre João Carlos e levado diariamente a mais de 200 emissoras em todo o país. A celebração das bodas de seda do programa radiofônico reuniu, em sua maioria, ouvintes e associados da AMA, vindos de várias cidades da Região Metropolitana do Recife e de municípios de estados vizinhos, num clima de gratidão e comunhão que já é marca do programa. [gallery columns="2" size="large" ids="456354,456355,456356,456357"] Na homilia, Pe. João Carlos destacou o sentido do Evangelho ao lembrar que, no tempo de Jesus, a lepra era mais que doença: era condenação ao afastamento, com o doente impedido do templo e do convívio. Ao tocar o leproso, Cristo — movido por compaixão — assume o lugar do excluído e devolve dignidade a quem estava fora. O padre aproveitou para fazer um comparativo com a missão do rádio: ir ao encontro, chegar onde a pessoa está, “entrar” nas casas, nos carros e no trabalho, anunciando Jesus, o Cordeiro de Deus, e conduzindo o povo à vida da Igreja e aos sacramentos. [gallery size="large" columns="2" ids="456361,456363,456364,456366"] Ao final da cerimônia, houve relatos de representantes de emissoras parceiras: Recife FM (diretor Marcelo Pitanga), Olinda FM (diretor-geral Ivanildo Silva), FM Dom Bosco, de Abreu e Lima (diretor Jean Alves), e Rádio Amanhecer (diretor Wilson Firmo), emissora oficial da AMA. [gallery columns="1" size="large" ids="456368"] Pitanga relatou que o projeto radiofônico liderado pelo Padre João Carlos, iniciado há 12 anos, consolidou-se como um fenômeno de comunicação, alcançando hoje cerca de 200 emissoras. "Dados do Ibope de dezembro revelam o alcance massivo da iniciativa: somente na Rádio Recife, o programa ultrapassa a marca de 70 mil ouvintes por minuto", revelou o diretor da Recife FM, a emissora comercial que aceitou abrir as portas para o pontapé inicial do Tempo de Paz. [gallery columns="1" size="large" ids="456358"] Ao apostar no conteúdo religioso com o Tempo de Paz, a Rádio Olinda colheu resultado histórico, conforme disse o diretor geral Ivanildo Silva. De acordo com ele, a rádio oficial da Arquidiocese de Olinda e Recife fechou o ano como emissora 100% católica e saltou da 18ª para a 6ª posição no Ibope. Em Natal, a Rural FM também avançou, subindo da 13ª para a 7ª colocação em apenas um ano. Ivanildo aproveitou para agradecer à congregação salesiana por viabilizarem a dedicação do Pe. João Carlos à “loucura do rádio”, unindo audiência e missão. [gallery columns="2" size="large" ids="456359,456360"] Num último momento, voluntárias da AMA ressaltaram o trabalho de articular grupos especiais de WhatsApp nas diversas rádios, acolhendo intenções e fortalecendo a participação dos ouvintes, para que a interação com o Padre João Carlos durante a transmissão seja, de fato, um gesto vivo de Igreja. Por Wilson Firmo [gallery size="large" ids="456369,456370,456371"]
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | Rede Salesiana Brasil lança o Hino da Estreia 2026

COMUNICAÇÃO | Rede Salesiana Brasil lança o Hino da Estreia 2026

Comunicação 15 de janeiro de 2026
A Rede Salesiana Brasil acaba de lançar oficialmente o Hino da Estreia 2026, já disponível no YouTube e no Spotify, para fortalecer, ainda mais, a vivência espiritual e pastoral da mensagem deste ano. A canção transforma em música o chamado de Maria nas Bodas de Caná (Jo 2,5), convidando a uma fé que se expressa em atitudes concretas, liberdade interior e serviço generoso. Na Estreia 2026, o Reitor-mor dos Salesianos, padre Fabio Attard, propõe uma reflexão profunda a partir das palavras de Maria — “Fazei tudo o que Ele vos disser” — interpretando-as como um convite a uma fé ativa, confiante e aberta à ação de Deus. Não se trata de obediência passiva, mas de uma resposta viva, marcada pelo amor, pela coragem e pela liberdade interior, capaz de transformar a vida pessoal, comunitária e missionária.   Hino da Estreia 2026: fé que se canta O Hino da Estreia 2026 foi criado especialmente para este momento da Família Salesiana. A música tem letra e melodia de Jean Lopes e é interpretada pela irmã Celene Couto, FMA, e pelo padre Tiago Eliomar, SDB. A canção foi pensada como instrumento de espiritualidade, animação e unidade, acompanhando comunidades, escolas, obras sociais e encontros ao longo de todo o ano pastoral. Já disponível nas principais plataformas digitais, o hino permite que a mensagem da Estreia seja vivida não apenas na leitura, mas também na oração e no canto, ampliando seu alcance entre educadores, jovens e famílias. Ouça o Hino no YouTube: [embed]https://youtu.be/M0xSTmW0aBM[/embed] Ouça no Spotify: https://bit.ly/49yrc1M   Por: Rede Salesiana Brasil
VER MAIS

SALESIANOS COOPERADORES | Santa Missa celebra a admissão e renovação de compromissos

FORTALEZA (CE) | Obras Salesianas vivenciam a alegria da Colônia de Férias

FORTALEZA (CE) | Obras Salesianas vivenciam a alegria da Colônia de Férias

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 14 de janeiro de 2026
A Colônia de Férias, realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 de janeiro, no Colégio Salesiano Dom Bosco e na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, foi marcada por muita animação, alegria e espírito de fraternidade. O evento reuniu cerca 43 animadores, e de 90 crianças da comunidade, que ao longo da semana vivenciaram momentos de lazer, integração e aprendizado, em um ambiente inspirado no carisma salesiano. Durante a programação, as crianças participaram de momentos de animação, do tradicional “Boa Tarde” com mensagens formativas, além de teatro, oração, oficinas, recreação e lanche, atividades que contribuíram para o desenvolvimento humano, espiritual e social dos participantes, sempre de forma leve e educativa. [gallery columns="1" size="large" ids="456340"] A Colônia de Férias contou com o apoio fundamental de um grupo forte e dedicado de animadores, que acompanharam as crianças durante toda a semana, garantindo cuidado, organização e muita diversão. A programação foi enriquecida pela presença dos Salesianos Alexandre José, Arthur, Vinícius e Leonardo; além do Diácono Amós Santiago, Ir. Manoel Messias, Delegado da Pastoral Juvenil do Nordeste; Pe. Magno, diretor da obra salesiana de Fortaleza; Pe. Cezar Teixeira e da Ir. Rita (FMA), contando ainda com a participação de vocacionados e vocacionadas. [gallery columns="2" size="large" ids="456341,456342"] A realização da Colônia de Férias também foi possível graças à colaboração generosa de diversas pessoas que contribuíram com lanches e materiais necessários, demonstrando o espírito de solidariedade e comunhão da comunidade. Ao final da programação, a Colônia de Férias deixou frutos de alegria, amizade e esperança, reafirmando o compromisso da Família Salesiana com a educação e a evangelização de crianças e jovens. Por
VER MAIS

FORTALEZA (CE) | Paróquia celebra Posse Canônica do Padre José Cézar Teixeira

FORTALEZA (CE) | Paróquia celebra Posse Canônica do Padre José Cézar Teixeira

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 14 de janeiro de 2026
A Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Fortaleza (CE), viveu, no dia 11 de janeiro, um momento marcante de fé e comunhão com a celebração da missa de posse canônica do novo pároco, Pe. José Cézar. O rito, carregado de simbolismo e beleza, reuniu a comunidade paroquial em um clima de profunda alegria e emoção, evidenciando a importância desse momento para a vida pastoral da paróquia. A celebração destacou a ação de Deus que guia a Igreja por meio de seus pastores e confirmou, de forma solene, a missão confiada ao novo pároco de conduzir espiritualmente o povo que lhe foi entregue. Presidida em espírito de unidade e oração, a celebração contou com a presença do Inspetor Salesiano do Nordeste, Pe. Francisco Inácio, e do Vigário Episcopal da Região São José, Pe. Bruno Moreira, que acompanharam com entusiasmo esse importante passo na caminhada da comunidade. Também estiveram presentes os padres salesianos da comunidade de Fortaleza; entre eles, o Pe. Magno Xavier, diretor da Obra de Fortaleza, e o Pe. Francisco Cibin, vigário paroquial, além dos padres convidados Pe. José Mauro, Pe. Paulo Henrique e Pe. Francisco Ataíde. O momento foi ainda enriquecido pela participação do Diácono Alex Mendonça e dos salesianos Alexandre José e Arthur Gadelha, reforçando a comunhão entre os membros da Família Salesiana. [gallery size="large" ids="456334,456335,456336"] A igreja esteve repleta de paroquianos, familiares e amigos do Pe. José Cézar, que fizeram questão de estar presentes para acolher o novo pastor com carinho e gratidão. A participação expressiva dos fiéis demonstrou a alegria da comunidade em receber o novo pároco, que passa a integrar oficialmente a comunidade salesiana de Fortaleza, assumindo a missão de animar, orientar e fortalecer a vida pastoral da paróquia. Ao final da celebração, o clima era de esperança e confiança. Unidos na oração, os fiéis confiaram a Deus essa nova etapa da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, pedindo que o ministério do Pe. José Cézar seja fecundo, marcado pelo serviço, pela proximidade com o povo e pelo carisma salesiano, sempre sob a proteção maternal de Nossa Senhora da Piedade.
VER MAIS

OEIRAS (PI) | Missa Jovem: Paróquia Celebra a Festa do Batismo do Senhor

OEIRAS (PI) | Missa Jovem: Paróquia Celebra a Festa do Batismo do Senhor

14 de janeiro de 2026
No último domingo, dia 11 de janeiro, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Oeiras, Piauí, viveu um momento especial de fé, com a celebração da Missa Jovem, marcada pela alegria e pela profunda experiência espiritual no dia da Festa do Batismo do Senhor, festa litúrgica que encerra o tempo do Natal e nos convida a recordar o batismo de Jesus no Rio Jordão, quando o Espírito Santo desceu sobre Ele e o Pai o proclamou Filho amado. A igreja estava repleta de jovens e famílias, todos reunidos para viver a Eucaristia de forma vibrante e participativa. A Santa Missa, foi celebrada pelo nosso querido Padre Geraldo Albuquerque, SDB. Durante a celebração, Padre Geraldo ressaltou o significado profundo do Batismo do Senhor, lembrando que Jesus, embora sem pecado, tomou nossa humanidade e foi batizado para cumprir a vontade do Pai e iniciar sua missão de salvação. Ele destacou que esse mistério nos chama a renovar o compromisso de viver o nosso próprio batismo: somos chamados a ser luz no mundo, a proclamar o Evangelho com alegria e a viver a identidade de filhos e filhas amados de Deus. A proclamação foi seguida por um momento de reflexão e meditação, em que Padre Geraldo convidou os jovens a olharem para seu próprio batismo, não apenas como lembrança de um rito passado, mas como dinamismo vivo de fé que deve orientar todas as suas escolhas e atitudes diárias. O momento da Comunhão Eucarística foi celebrado com profundo respeito e devoção, lembrando a todos que a Eucaristia é o alimento que fortalece a caminhada cristã e nos une mais intimamente a Cristo. Um dos momentos mais marcantes da Missa Jovem foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, que proporcionou aos jovens e a toda a assembleia um profundo clima de silêncio, oração e encontro pessoal com Jesus Eucarístico. Diante do Santíssimo Sacramento, os fiéis puderam renovar sua fé, apresentar intenções e agradecer pelas bênçãos recebidas, fortalecendo a caminhada cristã neste início de ano. [gallery size="large" ids="456323,456324,456325,456327,456328,456329"] A Missa Jovem foi marcada não só pela beleza litúrgica, mas também pela participação ativa de um grande número de jovens. Fotos registradas mostram momentos de louvor, oração e encontro fraterno entre os fiéis, confirmando o êxito dessa celebração que se tornou referência na vida da paróquia neste início de ano. Ao final da celebração, Padre Geraldo fez uma breve e emocionante oração, agradecendo a Deus por este momento de encontro e convidando cada jovem a levar para suas comunidades o espírito de fé e esperança vivido na Missa Jovem. Ele enfatizou que, assim como Jesus foi enviado ao mundo após o batismo com uma missão, cada um dos presentes também é enviado a testemunhar a fé com coragem e alegria. A Missa Jovem reafirma o compromisso da paróquia com a evangelização da juventude e com a vivência de uma Igreja viva, orante e missionária. Por Karol Helena Feitosa
VER MAIS

NOTÍCIAS

PARNAMIRIM | Salesiano recebe a visita da Peregrinação da Esperança

Nos dias 22 e 23 de abril, o Colégio Salesiano Dom Bosco recebeu a visita da Peregrinação da Esperança, iniciativa promovida pela ANEC, que leva às instituições de ensino o ícone peregrino de Jesus, Mestre da Esperança. A programação envolveu educandos de todos os segmentos, além da equipe de colaboradores da unidade, proporcionando momentos de […]
VER MAIS

IGREJA | Guiné Equatorial – Papa Leão XIV aos jovens: “O futuro é vosso!”

(ANS – Bata) – O penúltimo dia da viagem apostólica do Papa Leão XIV à Guiné Equatorial, na quarta-feira, 22 de abril de 2026, foi marcado por diversos deslocamentos e compromissos, com etapas significativas em Mongomo e Bata, antes do retorno, no fim do dia, à capital, Malabo. Após a chegada ao Aeroporto Internacional de Mengomeyén, […]
VER MAIS

RECIFE | Alunos da 3ª série do Salesiano Recife vivenciam seu último encontro pastoral com reflexões e partilhas

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Salesiano Recife participaram de seu último encontro de formação com a equipe de pastoral, vivenciando um momento especial de reflexão, espiritualidade e conexão. Com o tema “Cara a cara: fitando-o nos olhos, o amou”, o encontro marcou mais uma etapa na trajetória acadêmica dos estudantes […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE