GRAMORÉ | Parceria com a Prefeitura garante continuidade de atendimento para 700 crianças e adolescentes

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1 de dezembro de 2020 VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Paquistão – P. Gabriel Cruz, salesiano missionário: “Não é fácil ser católico no Paquistão”

CONGREGAÇÃO | Paquistão – P. Gabriel Cruz, salesiano missionário: “Não é fácil ser católico no Paquistão”

30 de novembro de 2020
(ANS - Lahore) - O P. Gabriel Cruz é um salesiano mexicano com 23 anos de vida religiosa e 14 anos de sacerdócio. Sempre quis ser missionário e o atual Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, aprovou o seu pedido. Em 2018, o designou para o Paquistão. Nos últimos meses, o coronavírus bloqueou a maior parte das atividades salesianas também no Paquistão, mas os filhos de Dom Bosco continuaram a servir a população e a prestar ajuda emergencial. Hoje o P. Cruz está em Lahore, uma cidade na fronteira com a Índia. Os salesianos estão lá e em Quetta há 21 anos e são apreciados "civil e eclesialmente", conta o religioso. Ali, o trabalho é muito diversificado: em Lahore há um instituto técnico, uma escola primária, um internato para crianças, oficinas para meninas e um centro juvenil aberto aos sábados. Em Quetta, há uma escola e dois internatos, um masculino e outro feminino. No internato de Lahore, os salesianos atendem mais de 130 crianças e jovens. “Oferecemos a eles abrigo, alimentação, educação e formação religiosa. A maioria é católica, mas também temos jovens internos de outras confissões cristãs. A escola e o Instituto Técnico de Lahore são frequentados por mais de 200 alunos, incluindo alguns muçulmanos", diz ele. Os filhos de Dom Bosco também oferecem oficinas de costura, alfaiataria, e maquiagem para moças. “Cerca de 50 moças, entre católicas, cristãs e muçulmanas, participam das nossas oficinas”, acrescenta o P. Cruz. A todos os alunos, os salesianos proporcionam "ensino técnico, para que no futuro tenham oportunidades de trabalho". Mas, acima de tudo, para os alunos cristãos, a educação é de vital importância. “Não é fácil ser católico aqui, porque o Paquistão é um dos países muçulmanos mais conservadores que existem. Os cristãos são uma minoria e são considerados menos importantes. Temos poucas oportunidades dentro da sociedade”, reconhece o missionário. Ainda assim, ele testemunha: “Os jovens cristãos do Paquistão são extraordinários! Têm olhos brilhantes, são cheios de vida e de sonhos: sonham grandes coisas, querem estudar, trabalhar, conhecer outros lugares, são bons desportistas... Todos vêm de famílias pobres onde o respeito por Deus e pelos outros se transmite com grande devoção". “A obra dos Salesianos no Paquistão cresce e se aprimora a cada dia. Não estamos em guerra e não temos perseguições religiosas, mas os cristãos são considerados impuros e, portanto, muitas regiões nos rejeitam. Mesmo assim, o futuro de Dom Bosco no Paquistão é promissor porque há muito para oferecer aos jovens e são muitas as pessoas que pretendem se tornar salesianas e missionárias” – conclui o P. Cruz. Fonte: Misiones Salesianas
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ESCOLAS | Pontos para Reflexão na implementação do Novo Ensino Médio

ESCOLAS | Pontos para Reflexão na implementação do Novo Ensino Médio

30 de novembro de 2020
No dia 05 de novembro de 2020, aconteceu um encontro com a Professora Leoneide Rodrigues, da Assessoria Pedagógica da RSB e Margarete Pires da Coordenação de Relacionamento e Laboratório de Avaliação e Pesquisa da Edebê, para maiores esclarecimentos sobre as mudanças e adaptações que estaremos passando, a partir de 2021, por conta das mudanças do Novo Ensino Médio, e como a rede está sendo direcionada neste contexto. Sabemos que, segundo o Cronograma do ENEM, até fevereiro de 2021, será apresentada a matriz de Língua Portuguesa e de Matemática do ENEM Seriado. Até 2024, o ENEM tradicional continuará como é atualmente, portanto, a nova estrutura, conforme a BNCC, só terá início em 2025. Para tal, a matriz para este novo ENEM, deverá estar pronta com as devidas definições sobre a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, em 2023. A implantação do Novo Ensino Médio, será de maneira gradativa (2022 para a 1ª série do E. M., em 2023 para 2ª série e 2024 para 3ª série). O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e expectativas dos estudantes, fortalecendo, seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Também busca assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade. Para isso, os currículos dessa etapa de ensino devem ser compostos por: 1. Formação Geral Básica: conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). A carga horária total máxima será de 1.800 horas. 2. Itinerários Formativos: conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas do conhecimento e/ou na formação técnica profissional, com carga horária total mínima de 1.200 horas. Esses itinerários, devem ser organizados a partir de quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo. O que essa realidade deve nos levar a pensar é a mudança de foco, antes centrada no conteúdo, agora em desenvolvimento de competências e habilidades: trata-se de implantar nas escolas, um currículo em “espiral” para aprendizagem ao longo da vida. No currículo em espiral, a abordagem para organização do conteúdo dá-se da seguinte forma: a) Ao longo do percurso, os temas são revistos de forma interativa; b) Tópicos são revistos em vários níveis de dificuldade; c) Novas aprendizagens estão relacionadas à aprendizagem anterior; d) A competência do estudante aumenta com cada (re)visita ao tópico. Essa realidade nos deve levar a nos aprimorar de metodologias integradoras: educação por projetos, aprendizagem colaborativa, problematização, presença pedagógica mediada (o educador assume o papel de articulador de saberes), formação de leitores e produtores de texto (multiletramentos). Diante de tudo isso, a EDEBE, propõe um material didático que leve em consideração: o sistema preventivo, o pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração, inovação, criatividade, aprendizagem STEAM. Para iniciarmos esse processo, a Rede Salesiana Brasil de Escolas propõe as seguintes ações: - Em 2021, implementação do componente curricular Projeto de Vida, com carga horária de 2h/aula semanais, para os alunos de todo Ensino Médio - Oferecer eletivas, a critério de cada escola, que tiverem oportunidade de se organizar. A proposta estruturada para esse fim, a RSB lançará em 2022. Por Luiz Ventura
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PARNAMIRIM | Jogos Vorazes é tema de aulão interdisciplinar

No último sábado (22), os alunos do 9º ano do Salesiano Dom Bosco participaram de forma ativa de um super aulão interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Arte, História, Biologia, Geografia, Filosofia e Linguagens. O momento foi estruturando tomando como base a obra literária e cinematográfica Jogos Vorazes, da escritora Suzanne Collins. Recortes temáticos, alusões histórias […]
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RECIFE-Sagrado Coração | Em Dezembro, Imersão pedagógica com o “Salesiano para a Vida”

Quer conhecer o verdadeiro sentido da frase: “Bom mesmo é ser Salesiano” e fazer parte da nossa família? Então, venha participar de nossa imersão pedagógica para Novos Alunos no dia 03/12, às 10h, em nossas instalações, que estarão de portas abertas para uma manhã de muito acolhimento, integração e apresentação das propostas educacionais através de […]
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CONGREGAÇÃO | México – Encontro Continental de Delegados Inspetoriais para a Pastoral Juvenil (PJ)

(ANS – Guadalajara) – Decorreu de 15 a 21 de outubro o encontro dos Delegados Inspetoriais para a PJ das duas Regiões salesianas da América – Interamérica e América Cone Sul – guiado pelo P. Miguel Ángel García Morcuende, Conselheiro Geral para a PJ, e pelo P. Rafael Bejarano, membro da Equipe do mesmo Setor. O […]
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