ESCOLAS | Encontro de Líderes de Escolas 2021

ESCOLAS | Encontro de Líderes de Escolas 2021

18 de junho de 2021 Por paulo
Aconteceu nesta manhã, dia 16/06, o encontro com os líderes de escolas dos dez colégios e obras sociais da Inspetoria São Luiz Gonzaga. O encontro foi uma iniciativa dos diretores que compõem a Comissão Inspetorial de Escolas, de forma remota e com o objetivo de trabalhar as lideranças, incentivando o protagonismo juvenil nas escolas e obras. A acolhida foi realizada pela Pastoral do Salesiano Dom Bosco-Juazeiro do Norte, com a oração inicial e leitura bíblica. Em seguida, o Inspetor Pe. Nivaldo Pessinatti, sdb, direcionou a mensagem de abertura sobre fé e esperança aos líderes presentes no encontro. Durante o primeiro momento da palestra, o Diác. José Wilker-SDB explicou sobre os conceitos de fé, esperança e tempo, dando ênfase ao contexto pandêmico vivido por todos e que está sendo marcado por momentos de dores e angústias. Além disso, aconselhou os líderes sobre organização e aproveitamento do tempo e de oportunidades que surgem na vida, para assim amadurecer superando obstáculos. Sair da zona de conforto e lutar pelos próprios sonhos também foram assuntos essenciais discutidos no encontro e enfatizados pelo diácono, que mencionou também sobre semear a esperança nos sonhos e no próximo para assim contribuir para um futuro melhor. Durante o segundo momento, mediado pelo Gestor Pedagógico do Colégio Salesiano Recife, Luiz Ventura, a pergunta inicial que serviu para direcionamento da conversa foi: “Qual o sentido da vida? ”. A partir disso, os líderes interagiram e se posicionaram, abrindo espaço para um momento de troca de ideias e perguntas, onde alguns dos jovens mostraram tudo que vem aprendendo com os ensinamentos de Dom Bosco sobre a percepção de um futuro melhor a partir de ações concretas, como mencionado na fala da aluna Rafaella Nascimento do 6° ano A do Colégio Salesiano de Jaboatão, que disse: “O sentido da minha vida é cuidar de todos”. Como também vem trazendo, sob outra perspectiva, na fala do aluno Eduardo Antônio do Salesiano Recife: “O meu futuro é viver, o meu futuro é a paz mundial”. E foi nesse contexto de interação e partilha, que o encontro foi finalizado tendo os jovens líderes como protagonistas de seus próprios sonhos e dispostos a realizarem ações concretas para o bem comum. Por Rebeka Cecília [gallery columns="1" size="large" ids="15933,15932,15934,15935,15936,15937,15938,15939"]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Encontro de Coordenadores Regionais de Comunicação Social

CONGREGAÇÃO | Encontro de Coordenadores Regionais de Comunicação Social

17 de junho de 2021
(ANS - Roma) - Os Coordenadores Regionais da Comunicação Social Salesiana se encontraram ontem, 16 de junho de 2021, em formato digital, com o Conselheiro Geral para a Comunicação Social, P. Gildasio Mendes, e alguns novos membros do mesmo Dicastério. O assunto principal do encontro foi a avaliação dos progressos realizados em cada Região, considerando o lançamento da “Escola Salesiana de Comunicação Social” (SSCS); mas também houve tempo para discutir outros temas e organizar o calendário de compromissos de CS para cada região. Participaram do encontro os Coordenadores Regionais: P. Ernest Rosario (Ásia Sul), P. Peter Chinh (Ásia Leste - Oceênia), P. Rigobert Fumtchum (África - Madagascar), P. James Gardner (Europa Centro e Norte), P. João Carlos (Brasil) e Zaida Navarrete (restante da América). Na abertura do encontro, o P. Gildásio Mendes apresentou, a todos os participantes, seus dois novos colaboradores, que ingressaram no Dicastério no dia 1° de junho passado: o P. Harris Pakkam, novo Diretor da Agência iNfo Salesiana; e o P. Ricardo Campoli, que atualmente desenvolve pesquisas no âmbito das redes sociais e das editoras salesianas. Posteriormente, foi revisado e aprovado o calendário do Setor de Comunicação Social salesiana para o segundo semestre de 2021. Cada Coordenador regional teve, então, a oportunidade de apresentar as modalidades e peculiaridades do seu próprio programa SSCS – uma vez que a SSCS prevê um nível comum a todos e uma parte mais específica, elaborada a partir das necessidades e realidades específicas das várias Regiões salesianas. Desta forma, foi realizada uma primeira identificação de temas, horários, datas, professores... Outro tema discutido foi a proposta para instituir o Dia Salesiano Mundial da Comunicação. Em seguida, o P. Mendes falou da caminhada de aprofundamento formativo sobre o tema dos discípulos de Emaús, percurso que o Conselheiro da CS quer desenvolver para evidenciar a "Dimensão Bíblica" da Comunicação. “Ler a comunicação na perspectiva de Emaús” é o objetivo prefixado sobre o qual estamos trabalhando. Por fim, o P. Campoli mencionou o desejo de elaborar questionários e pesquisas para avaliar a realidade das redes sociais e das editoras salesianas. Fonte: ANS
VER MAIS

CAUSOS SALESIANOS | UM JOGO DE FUTEBOL INUSITADO

CAUSOS SALESIANOS | UM JOGO DE FUTEBOL INUSITADO

17 de junho de 2021 VER MAIS

FORTALEZA | FM Dom Bosco lança clipe em comemoração aos 20 anos da emissora

FORTALEZA | FM Dom Bosco lança clipe em comemoração aos 20 anos da emissora

16 de junho de 2021
Nesta quarta-feira, dia 16 de junho, a FM Dom Bosco iniciou as comemorações do aniversário de 20 anos da emissora, com o lançamento de um clipe gravado em alguns dos pontos históricos e turísticos mais importantes da capital cearense, ao som da canção "Vai Dar Certo" de Adelson Viana e Paulo Viana. Até a data que oficialmente serão celebradas as duas décadas de funcionamento da rádio, no dia 16 de agosto, diversas ações acontecerão ao longo da programação e de forma virtual. [gallery columns="1" size="large" ids="15879,15878"] “Não tem como negar que a FM Dom Bosco representa o casamento entre o carisma salesiano e a comunicação social. Isso justifica a paixão do povo por essa que já é a terceira rádio de inspiração católica mais ouvida do Brasil e a mais escutada entre as regiões norte, nordeste e centro-oeste. Ao completar 20 anos da emissora em um tempo tão delicado como esse que o mundo vive, percebemos que não são somente duas décadas de vida, mas verdadeiras bodas. Providencialmente, à nomenclatura para essa comemoração chamamos de "bodas de porcelana" que é um material delicado, mas especialmente belo e aplicado sempre ao serviço. Seja o serviço da alimentação, da saúde ou da arte, a porcelana está sempre lá, um símbolo perfeito para a FM Dom Bosco: servindo o povo com o pão do céu, incentivando a partilha do pão da terra, comunicando as informações que levam a saúde do corpo e da alma e compartilhando a beleza da música 24 horas do dia”, ressalta Marcos Pavel, coordenador do Clube de Amigos e diretor de arte do clipe. Quem fez questão de dirigir uma palavra de ânimo na peça audiovisual foi o diretor da emissora, Padre Mauro SDB. "Inauguramos agora os próximos 20 anos de história em um momento desafiador para o mundo inteiro, mas nossa fé está mais viva do que nunca porque saber que VAI DAR CERTO faz parte das nossas vidas", destacou o salesiano. Durante as gravações, a produtora aceitou realizar um feito inédito a pedido da FM Dom Bosco, para atender às recomendações sanitárias que foi o de levar apenas dois profissionais para dirigir as cenas, filmar, montar e desmontar os equipamentos em todas as locações, conseguindo fazer, inclusive, com apenas um profissional na maior parte das tomadas. O diretor da peça, Marcos Pavel, revela que encarou a missão tendo como base a orientação de Dom Bosco que diz, “Para trabalhar com sucesso, tenha caridade no coração e paciência na execução”, afirma Pavel. Confira o clipe: [embed]https://youtu.be/6SHZL1CnofI[/embed] Redação: Jocasta Pimentel Fotos: Janaína Bezerra
VER MAIS

NOTÍCIAS

COMUNICAÇÃO | Santuário Dom Bosco de Brasília é cenário para gravação de novo trabalho musical do Pe. João Carlos

“Quando eu quero falar com Deus” é o novo álbum e traz canções de Roberto Carlos Os vitrais do Santuário de Dom Bosco, em doze tons de azuis, fizeram parte de um cenário radiante e encantador para a gravação do DVD “Quando eu quero falar com Deus”, no qual o padre João Carlos interpreta canções […]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | A CESTA DE MAMÃE MARGARIDA

A MENSAGEM DO REITOR-MOR, Card. Ángel Fernández Artime No fim de um ano, temos todos uma cesta da memória na nossa alma. Contém aquilo que vivemos, um ano rico, cheio de recordações agradáveis, mas também de imprevistos. Um ano em que não faltaram as surpresas.   Caros amigos de Dom Bosco e do seu carisma, no […]
VER MAIS

AREIA BRANCA (RN) | Obras Sociais Dom Bosco certificam 16 novos profissionais

As Obras Sociais Dom Bosco (OSDB) certificaram, nesta segunda-feira (18), novos soldadores formados na Oficina-Escola da instituição. A solenidade de certificação marca um momento especial na trajetória de 16 novos profissionais, qualificados em um curso de formação com carga horária de 160 horas, custeado pelo projeto “Construindo o Futuro através da Educação”, em parceria com […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE