PASTORAL | Encontro de Pastorais das Escolas do Nordeste em tempos de pandemia

PASTORAL | Encontro de Pastorais das Escolas do Nordeste em tempos de pandemia

19 de maio de 2021 Por paulo VER MAIS

VISITA EXTRAORDINÁRIA | Diretores, Párocos e outros Irmãos da Inspetoria em reunião de fechamento da visita

VISITA EXTRAORDINÁRIA | Diretores, Párocos e outros Irmãos da Inspetoria em reunião de fechamento da visita

19 de maio de 2021
Em clima de encerramento da visita extraordinária, diretores, párocos e outros irmãos da Inspetoria reuniram-se virtualmente, com o Pe. Gabriel Romero, num encontro de comunicação de impressões e orientações da visita. Da reunião, participaram 42 irmãos (confira lista abaixo). Após a abertura pelo Pe. Inspetor, o Pe. Gabriel demorou-se por mais de uma hora na apresentação de sua visão global da Inspetoria, após três meses de reuniões, escutas e encontros em todas as Casas. Na segunda parte, vários irmãos pronunciaram-se agradecendo o belo serviço do visitador, elogiando-lhe a sua capacidade de escuta e seu modo leve, acessível e fraterno de estar em comunidade e de entrar em contato com os leigos e os jovens. Lamentou-se o Pe. Gilvan, com propriedade, dos limites deste tempo da pandemia que impuseram um contato com os colaboradores e jovens quase sempre virtual. O Ir. Manoel Messias falou da visita à Areia Branca como momento de animação. O Pe. Ilmário chamou a atenção sobre a acurada atenção do visitador que, sem registros de anotação, guarda bem o conteúdo das conversas e reuniões. Pe. Antenor perguntou ao Pe. Gabriel acerca de suas impressões sobre o Pe. Cícero. Pe. Gabriel disse que tomou contato com o assunto, em Juazeiro, mesmo sem a presença de romeiros. Crê que a santidade do Pe. Cícero, mais do que em qualquer milagre que tenha ocorrido, é visível, particularmente, em sua obediência eclesial. Pe. Marcos, falando do CJC, testemunhou o afeto e a gratidão dos jovens para com o Pe. Gabriel. Informou que o Movimento está atualizando seu estatuto e demais documentos para solicitar a aprovação diocesana (Diocese de Nazaré), na expectativa de, em breve, ser acolhido como grupo da Família Salesiana. De Oieiras, no Piauí, o Cl. Amós, ao lado do Pe. Pereira, saudou o conselheiro. O Pe. Laércio, agradecendo, lembrou a atenção à formação dos leigos, à família salesiana e aos padres jovens, pontos destacados no relatório da visita. A visita foi de proximidade, enfatizou o Pe. Antonio Gomes. Sobre o discernimento para o próximo inspetor, à indagação do Pe. Antonio, o visitador informou que são dois momentos distintos: a visita extraordinária e a consulta. Na consulta, em outubro próximo, possivelmente, haverá reuniões por áreas geográficas para reflexão e indicação de nomes para a função. Enfatizou ainda que os resultados da consulta são levados muito a sério, no discernimento do Conselho Geral. Tomando a palavra, o Pe. Gilberto Antonio comentou a impressão do visitador em relação à vinculação intensa das Paróquias com as Dioceses, sem a correspondente sintonia com a Inspetoria. Faltaria, no seu entendimento, maior acompanhamento das paróquias por parte da Inspetoria, especialmente por meio de suas equipes. Neste tema, o visitador deu notícia do diálogo em curso na Congregação e no Vaticano sobre este tema das paróquias confiadas à Congregação. Na oração final, foi lembrado a saúde do Pe. Rondon, em situação grave, internado no Hospital Português. Lista dos participantes da reunião: 1. Cl. Amós Santiago 2. Cl. Gabriel Ferreira 3. Cl. João Paulo 4. Cl. José Wilker 5. Cl. Marcelo Augusto 6. Cl. Pedro Xavier 7. Ir. Antonio Cibin 8. Ir. Bruno Santos 9. Ir. Manoel Messias 10. Pe. Alfredo Boldori 11. Pe. Antenor de Andrade 12. Pe. Antonio Gomes 13. Pe. Arlan Braga 14. Pe. Cleyton Coutinho 15. Pe. Delio Ferreira 16. Pe. Eliano Queiroz 17. Pe. Eudes Barreto 18. Pe. Fabiano Bernardino 19. Pe. Fábio Luciano 20. Pe. Francisco Ataíde 21. Pe. Francisco Inácio 22. Pe. Gabriel Romero 23. Pe. Gilberto Antonio 24. Pe. Gilvan Galdino 25. Pe. Hélio Gomes 26. Pe. Ilmário Pinheiro 27. Pe. James de Lucena 28. Pe. Jhonanthan Fereira 29. Pe. João Carlos Ribeiro 30. Pe. José Cezar Rodrigues 31. Pe. José Lopes Lima Júnior 32. Pe. José Mauro da Silva 33. Pe. José Pereira 34. Pe. Laércio José 35. Pe. Magno Carvalho 36. Pe. Marcos Antonio 37. Pe. Maurício Lima 38. Pe. Nivaldo Pessinatti 39. Pe. Raimundo Nonato 40. Pe. Renato Jorge 41. Pe. Robson Barros da Costa 42. Pe. Rodrigo Menezes Pe. João Carlos Ribeiro              
VER MAIS

FORMAÇÃO | Em Roma, P. Thiago Barros conclui doutorado em Teologia

FORMAÇÃO | Em Roma, P. Thiago Barros conclui doutorado em Teologia

19 de maio de 2021
Roma, 16 de maio de 2021. Caríssimos P. Pessinatti e irmãos salesianos, Escrevo para partilhar uma conquista e agradecer a todos vocês. Na última sexta-feira, 14 de maio, conclui na Pontificia Università Gregoriana o doutorado in Teologia Dogmática defendendo a tese intitulada «L’antropologia teologica di Fausto di Riez: fradibattito dogmatico e tradizione ascetica» (515p.). A pesquisa sobre um Padre da Igreja do 5º século foi muito bem apreciada e recomendada a publicação devido à originalidade do argumento e à tradução de alguns textos feita pela primeira vez em italiano. Ao ato acadêmico esteve presente um pequeno grupo de salesianos da UPS, basicamente os superiores religiosos e acadêmicos, visto que as restrições sanitárias estão ainda em vigor na Itália. Naquela ocasião agradeci as inúmeras pessoas que me apoiaram durante os anos do mestrado e doutorado; claro que os irmãos da Inspetoria Salesiana do Nordeste foram incluídos na minha expressão de gratidão. Alguns dias atrás, me disseram que eu seria o primeiro SDB brasileiro a conseguir o doutorado em teologia pela Universidade Gregoriana. À parte o fato de soar um pouco estranha essa nota histórica, mas aparentemente verdadeira, fiquei muito feliz em saber que seria um salesiano proveniente da Inspetoria de Recife a conquistar tal feito. Também por isso, a todos vocês expresso o meu agradecimento afetuoso desejando que outros irmãos possam também ter a oportunidade de aprofundar os estudos em favor da nossa missão educativo-pastoral. Recordo que a Inspetoria tem “assegurada” algumas bolsas de estudos, desde que fui convidado para permanecer em Roma. Com a conclusão do doutorado passarei a ser professor aggiunto (2º grau da carreira acadêmica pontifícia) na Faculdade de Teologia da UPS, especificamente associado ao Instituto de Teologia Espiritual. A mim foi confiada a cátedra de Teologia Espiritual Fundamental que compreende, sobretudo, as matérias e as áreas de pesquisa ligadas à Antropologia Teológica, Teologia da Vida Consagrada, Teologia e Espiritualidade Laical. Conto com as orações de vocês pelo êxito desse serviço em favor da Igreja e da Congregação. Agradecendo a todos, mais uma vez, aproveito para renovar a minha disponibilidade e união espiritual com a Inspetoria. Diariamente rezo por cada um de vocês. Sei que o momento não é fácil e os desafios são inúmeros, mas esse é também um tempo providencial para renovar a certeza que a vida em Deus é a nossa principal razão de ser em favor da humanidade, em favor dos jovens mais necessitados. Que a Virgem Maria Auxiliadora e São João Bosco continuem intercedendo por todos e cada um. Um grande abraço. P. Thiago N Barros
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Hoje, o lançamento do IX volume da edição crítica do Epistolário de Dom Bosco

CONGREGAÇÃO | Hoje, o lançamento do IX volume da edição crítica do Epistolário de Dom Bosco

18 de maio de 2021
(ANS – Roma) – Será lançado neste 19 de maio de 2021, das 15 às 16h30, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, o Volume IX da edição crítica do Epistolário de Dom Bosco, que contém pouco menos de 500 cartas escritas pelo santo nos anos 1884-1886. São cartas de governo, de animação, de negócios cotidianos, de formação educativa, de felicitações e parabéns, cartas de pedido de ajuda econômica e relativos seus agradecimentos…: uma série de cartas, portanto, de vário gênero, muitas das quais inéditas, dirigidas a todo o tipo de pessoas: desde as enviadas às máximas autoridades civis e religiosas (imperadores, ministros, papa e cardeais) até as mandadas a simples leigos, homens, mulheres e jovens. Embora idoso e fisicamente uma quase “sombra de si mesmo”, Dom Bosco, no triênio considerado, continua impertérrito a governar e a animar a Congregação também mediante o seu relacionamento epistolar. Amplia-o, antes, com sempre novos correspondentes espalhados pelo mundo: franceses, espanhóis, portugueses, belgas, poloneses, ingleses, alemães, austríacos, húngaros, chilenos, argentinos, uruguaios, brasileiros. É uma nova imagem de Dom Bosco que emerge, em grande parte atual, o que, com os nove volumes já editados e mais o próximo e último (vol. X), deixa facilmente pressagiar uma nova biografia e tantos outros estudos de história, pedagogia, espiritualidade. Como indicado no anúncio do evento, disso falarão com profundidade de conhecimento quer o cuidador do volume (e da série), Professor Francisco Motto, do Instituto Histórico Salesiano (ISS, sigla em italiano), quer três Docentes da Faculdade das Ciências da Educação: Prof. Giancarlo Cursi, Prof. Carlo Maria Zanotti e Prof. Andrea Farina. O evento será moderado pelo Prof. Thomas Anchukandam, Diretor do ‘ISS’, com a saudação de abertura do Prof. Mario Llanos, Decano da Faculdade de Ciências da Educação. Decorrerá presencialmente na Faculdade de Ciências da Comunicação da UPS, de Roma, mas será visível também ao vivo streaming, no seguinte link.
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | NH entrevista o Pe. Gildásio Mendes

COMUNICAÇÃO | NH entrevista o Pe. Gildásio Mendes

17 de maio de 2021
No clima do Dia Mundial das Comunicações Sociais, o NH entrevistou o Padre Gildásio Mendes, conselheiro mundial para a Comunicação da Congregação Salesiana: NH: P. Gildásio, como foi seu primeiro contato na caminhada na Congregação Salesiana e como surgiu o seu interesse em atuar no serviço da Comunicação Social? Assim que iniciei o período do Noviciado (S. Carlos, S. Paulo, 1982), já tinha interesse pela comunicação, sobretudo a música, a arte, a linguagem, a produção artística, vídeos. Depois, mais tarde, na filosofia, iniciei a estudar comunicação de modo mais sistemático, prática de rádio, gravação, textos jornalísticos, escrever livros, produzir video clips. Mais tarde, com os cursos na UPS Roma e Michigan State University, iniciei de modo mais intenso e específico a aprofundar o mundo virtual, a informática, design, estudos e pesquisas nas áreas da interação humana com os computadores e celulares. Hoje sinto-me feliz em poder compartilhar com a Congregação Salesiana este caminho de visão e serviço educativo pastoral através da comunicação. NH: Em referência ao Dia Mundial das Comunicações, nessa época de pandemia, marcada pelo bombardeio de informações, fake news e distanciamento social, como o jovem pode se manter e ser igreja na sua comunidade, com o uso das redes sociais e tecnologia? Sempre, no mundo da comunicação, vamos viver no terreno onde tem o joio e o trigo. Não existe neutralidade no universo complexo da comunicação. Hoje é muito importante sabermos interpretar com atenção e espírito critico o que vemos, o que assistimos, o que é mais seguro, o que e com quem interagimos. Como cristãos, não podemos ter medo do universo de redes sociais e internet. Estamos todos de certa forma conectados. Mas é preciso saber interpretar as notícias, verificar as fontes. Hoje, falamos da questão dos algoritmos como códigos de controle ideológico do mundo virtual. Sempre nos perguntar sobre o que uma gigante de tecnologia e redes sociais oferecem no mundo digital, quem comunica, o que comunicam. NH: Desde os tempos de Dom Bosco, os Salesianos têm como grande marca a questão do contato pessoal, principalmente nos mais diversos encontros em todas as suas áreas de atuação. No pós-pandemia, como é a sua visão em relação à praticidade do virtual e a vivência do carisma salesiano presencial? Nossa educação se fundamenta no amor pelos jovens. Através da bondade, do afeto, do cuidado pelo outro, em nome de Jesus Cristo, criamos relações, estabelecemos redes de humanidade com as pessoas. Esta relação humana espiritual que vivemos e compartilhamos com as pessoas cria raízes e torna-se referência de comunicação. Quando o jovem sente que é amado, a comunicação entre nós educadores e ele acontece e se perpetua na relação educativa, no tempo e no espaço da espiritualidade do educador bom pastor. Dom Bosco dizia, perto ou longe eu penso sempre em vocês. Esta é uma chave importante para nós comunicarmos em qualquer realidade que possamos enfrentar. Por Serviço de Comunicação Social
VER MAIS

CJC | Duas novas comunidades jovens nascem em Caetés

CJC | Duas novas comunidades jovens nascem em Caetés

17 de maio de 2021
JOVENS DÃO LARGADA A UMA NOVA COMUNIDADE CJC EM CAETÉS I Após a Celebração Eucarística da Solenidade da Ascensão do Senhor – Matriz de São João Bosco, Caetés I – na manhã de 16 de maio, jovens estiveram reunidos com Pe Marcos, Orientador Geral do Movimento Comunidade de Jovens Cristãos – CJC. Houve uma boa conversa, quando os jovens presentes puderam ouvir e apreciar um pouco da história do Movimento e como o mesmo hoje se encontra. Após considerada partilha, os jovens foram indagados sobre a possível existência de uma Comunidade Local. A resposta positiva dos presentes ressoou como maravilhoso coroamento das expectativas de ver reforçadas as fileiras do engajamento juvenil na realidade pastoral aonde a voz de Jesus é esperada com anseio. São os seguintes jovens: Brenda, Clauber, Higor, Beatriz, Walmir, Renato, Cauã e Eduardo. Sentado à direita do Pai, Jesus olhe com bondade estes jovens, seus colaboradores, conferindo aos mesmos a força e a disposição de anunciar o Reino de justiça e paz. Maria Auxiliadora dos Cristãos e São João Bosco, pai e mestre dos jovens, alcancem de Deus copiosas bênçãos sobre esta nova Comunidade Local CJC – viva com empenho o lema UNIR PARA TESTEMUNHAR! SURGE A COMUNIDADE DE JOVENS CRISTÃOS NOSSA SENHORA DAS DORES - CAETÉS A Comunidade Nossa Senhora das Dores, Jaqueira – Paróquia São João Bosco, em Caetés – viveu no dia 15 de maio, às 15h, um momento singular: a reunião dos jovens da comunidade e o Pe Marcos, Orientador Geral do Movimento Comunidade de Jovens Cristãos – CJC. Após apresentar a proposta do Movimento aos jovens, Pe. Marcos perguntou se os mesmos aceitariam formar uma Comunidade Local. A resposta positiva foi unânime, para alegria e vibração das famílias que, na Celebração Eucarística naquela mesma tarde, agradeceram a Deus por tão precioso presente, assumindo o compromisso em acompanhar e apoiar o grupo nascente. São oito os jovens: Davi, Luana, Carol, Vinícius, Alice, Jeverson, Melissa e Natália. Graças sejam elevadas a Deus, por conceder ao seu rebanho a alegria de mais uma Comunidade Local CJC: Comunidade de Jovens Cristãos Nossa Senhora das Dores – Caetés! Nossa Senhora das Dores Auxiliadora dos Cristãos alcance de seu Filho Jesus Cristo as luzes e o entusiasmo tão necessários e indispensáveis para os jovens que aceitam viver o lema “UNIR PARA TESTEMUNHAR”! Pe. Marcos Antonio Silva de Souza
VER MAIS

NOTÍCIAS

PARNAMIRIM (RN) | Solenidade de formatura marca encerramento do PROERD 2023

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – realizou nesta quarta-feira, dia 22, a solenidade de formatura dos alunos participantes na iniciativa este ano. Foram beneficiados com a formação os educandos do 5º ano. O PROERD é um programa de caráter social e preventivo que consiste em uma ação conjunta entre Polícia Militar, […]
VER MAIS

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA | Encontro dos DIAMs da região América Cone Sul 

Na última quarta-feira, 29 de novembro de 2023, foi realizada a reunião com os Delegados Inspetoriais para Animação Missionária da Região Cone Sul. Contou-se com a presença do P. Alfred Maravilha, Conselheiro Geral do Setor Missões, e o P. Reginaldo Cordeiro, que motivaram o início do encontro com algumas palavras de animação e entusiasmo. Na […]
VER MAIS

JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE | Retiro da Catequese prepara alunos para a Primeira Eucaristia na Colônia Salesiana

A última quarta-feira, 29 de novembro, marcou um dia significativo para os catequizandos do Ensino Fundamental I e II do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes. Os educandos participaram do Retiro da Catequese, um momento essencial em sua jornada espiritual rumo à Primeira Eucaristia, no próximo sábado (02/12). A atividade realizada na […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE