CAUSOS SALESIANOS | MAIS VALE UM NOVIÇO QUE UMA JACA

CAUSOS SALESIANOS | MAIS VALE UM NOVIÇO QUE UMA JACA

11 de dezembro de 2020 Por paulo
Narrativa de Pe. Valdemar Pereira Pereira Filho sempre foi um rapaz zeloso, já como aspirante e ainda mais como noviço. Durante o noviciado resolvera ser um imitador impoluto dos heróis da literatura salesiana, da qual era bravo conhecedor. queria imitá-los, não só de palavras, mas, de fato. Corriam céleres os primeiros meses daquele ano de 1965, na paz do noviciado de Jaboatão. O Pereira entre outros propósitos, praticava aquele de inspiração evangélica: "Colligite fragmenta ne pereant" (Recolhei o resto para que não se perca) (Jo 6,12). Sensível àquele imperativo do Mestre, ele dava o exemplo, não deixando nada se perder. Até mesmo os restos de carne, macarrão ou pedaços de frutas, que por acaso algum colega deixava no prato, nosso amigo Pereira consumia tudo, mesmo forçando a natureza...Numa bela tarde, após um prolongado silêncio ocupado pelo estudo, eis a hora da merenda. Uma Jaca e nada mais... Metade daquela fruta era até demais para o pequeno grupo de noviços, que assim mesmo deu contas de um pouco mais de uma banda. O encarregado da merenda estava para jogar fora o "resto" que sobrara. Aí foi quando interrompeu o Pereira, com o seu refrão: "Não senhor, colligite fragmenta ne pereant...". Dito isto foi comendo bago a bago até chegar ao fim. No dia seguinte, à mesma hora, outra Jaca semelhante, ostentava seus deliciosos bagos cor de manteiga, desafiando o nosso Pereira. Também ali a metade ia sobrar, quando alguém confabulou: "Como é Pereira, você hoje não vai comer o resto da Jaca?" E o nosso "Herói" meio capiongo e pálido, esfregando as mãos pela barriga e franzindo a testa, relutou decisivo: "Não... é melhor perder uma Jaca do que um noviço".
VER MAIS

FORTALEZA | FM Dom Bosco conquista premiação especial na categoria Radiojornalismo do IV Prêmio ADPEC

FORTALEZA | FM Dom Bosco conquista premiação especial na categoria Radiojornalismo do IV Prêmio ADPEC

11 de dezembro de 2020
A FM Dom Bosco recebeu na noite desta quarta-feira, dia 09, o prêmio especial na categoria Radiojornalismo do IV Prêmio ADPEC de Jornalismo. Realizada pela Associação dos Defensores Públicos a premiação reconhece o trabalho do jornalismo cearense em TV, Rádio, Impresso e Web. A matéria intitulada “Vozes Silenciadas: o desafio de ficar em casa e sobreviver à violência doméstica durante a pandemia” foi produzida pelas jornalistas Jocasta Pimentel e Roberta Farias. O IV Prêmio ADPEC de Jornalismo foi lançado no mês de setembro e incluiu ações de defensoras e defensores relacionadas à pandemia como Prêmio Especial nas quatro categorias contempladas: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo. “Durante a pandemia, o papel do atendimento realizado por defensoras e defensores públicos que não pararam um minuto, foi fundamental para aliviar as dificuldades, que já são inúmeras e profundas, e mostrou o quanto a Instituição é de extrema importância em momentos como esse e que seu fortalecimento e sua ampliação deve ser cada vez mais concreto e urgente. Tivemos inúmeras atuações da Defensoria Pública nesse período que garantiram o direito dos mais vulneráveis.”, explica Amélia Rocha, presidenta da ADPEC. Diante disso, a ADPEC não se furta ao compromisso de reafirmar, mais uma vez, essa parceria com jornalistas e imprensa com objetivo de reconhecer, no trabalho desses profissionais, um caminho de democratização da informação a cerca do acesso à justiça. Confira abaixo a lista completa dos premiados Tema livre Jornalismo Impresso: 1º: “Justiça restaurativa: pacto pela reabilitação de adolescentes em conflito com a lei” – Lucas Barbosa – O POVO 2º: “Pedidos de socorro” – Theyse Viana – Diário do Nordeste 3º: “Violência em escalada” – Cadu Freitas – Diário do Nordeste Radiojornalismo: 1º: Série “Violência Infantil: Marcas da delicadeza perdida” – Carla Soraya – Rádio Jovem Pan News Fortaleza 2º: “Adoção Na Pandemia: Quando O Amor E Força Se Multiplicam” – Germana Pinheiro – Rádio O Povo/CBN 3º: “Desencarceramento: Uma Saída?” – Lyana Ribeiro – Rádio Verdes Mares Telejornalismo: 1º: “Defesa em tempos de pandemia” – Halisson Ferreira – TV Verdes Mares 2º: Cinco anos da chacina de Messejana e nenhum julgamento – André Alencar – TV Verdes Mares 3º: “Violência: Quando o Perigo Mora em Casa” – Soraya Santos – TV Ceará Webjornalismo: 1º:“Transexuais: pedidos de retificação de registro crescem 15 vezes em 5 anos” Theyse Viana – Diário do Nordestes 2º: Adoção tardia: história de cearenses que adotaram adolescente mostra a importância do gesto” – Gabriela Almeida – O POVO Online 3º: “Da casa grande para as redes: Discursos racistas se multiplicam na internet” – João Lucas – Portal GCMais do Grupo Cidade Temática do Prêmio Especial Telejornalismo: “Estatuto Da Criança E Do Adolescente Completa 30 Anos” – Aline Oliveira – TV Verdes Mares Radiojornalismo: “Vidas Sufocadas Na Pandemia: O Desafio De Ficar Em Casa E Sobreviver À Violência Doméstica” – Jocasta Pimentel e Roberta Rocha – Rádio Dom Bosco Jornalismo Impresso: “Ao Afetar Acesso À Justiça, Pandemia Exige Alternativas Da Defensoria”- Luana Barros – Diário Do Nordeste
VER MAIS

SOCIAL | O sucesso do Dia de Doar UPV 2020

SOCIAL | O sucesso do Dia de Doar UPV 2020

10 de dezembro de 2020
Para continuar levando ajuda às mais de 89 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos diariamente nas mais de 100 obras sociais salesianas de todo o país e conseguir ampliar ainda mais esses atendimentos, a Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social) aderiu à campanha mundial “Dia de Doar” com o nome: “Dia de Doar UPV”, sendo a União Pela Vida (UPV) o meio pelo qual a RSB-Social capta recursos financeiros para suas obras. A ideia era, em consonância com a campanha mundial, dar ainda mais visibilidade ao trabalho transformador da ação social salesiana, animando as obras sociais de todo o país para um intenso trabalho em conjunto de divulgação e captação de recursos durante todo o mês de novembro, culminando em uma grande comemoração no dia 01/12 com a Live do Dia de Doar UPV. A live em celebração ao trabalho das obras sociais salesianas do Brasil obteve 4,8 mil impressões, com mais de 790 interações ao vivo, sendo que 99% do público que assistiu “curtiu” a transmissão que contou com muita música, diversão e depoimentos das obras salesianas das 5 regiões do país. Para assistir à gravação da live do Dia de Doar UPV, clique aqui. Todos os esforços trouxeram grandes resultados para a Ação Social Salesiana. Ao todo, no período de 1 mês, foram 894 doações que se desdobram em R$102.184,77, além de: 12.595,21 kg de alimentos; 1.339 brinquedos; 166,2 kg de material de limpeza; 14.657 peças de vestuário; 1.405 horas de voluntariado. Algumas ressonâncias: O Lar Padre Jacó, em Itajaí - SC, recebeu doações de alimentos da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UniVale, com arrecadação em parceria com os acadêmicos dos diversos cursos da Instituição. Dentre as várias ações estratégicas que a obra social salesiana vem adotando, uma delas é a concessão de cestas básicas que têm amenizado significativamente os impactos causados pela pandemia da COVID-19. A obra ainda promoveu o "Café da Gratidão" para homenagear e agradecer a todos os benfeitores do Lar Padre Jacó. Ao todo, mais de 30 benfeitores prestigiaram o evento que, dentre várias atividades, contou com um vídeo mostrando as mudanças que a obra social salesiana está promovendo durante a pandemia para não deixar de acompanhar suas 189 crianças e adolescentes, assim como as 135 famílias atendidas. Ou ver que o Centro Juvenil Dom Bosco, em Belo Horizonte – MG, estava participando do Dia de Doar UPV, o deputado Sargento Rodrigues fez uma visita à obra social que um dia lhe acolheu e o ajudou a conseguir seu primeiro emprego como office boy. O ex-atendido assumiu o compromisso de apoiar e apadrinhar o projeto de inclusão digital do Centro Juvenil: “Devo muito do que sou ao que aprendi no CESAM. Sei a seriedade e importância do trabalho que é realizado por todos que atuam no projeto, salvando vidas e famílias, por meio da oferta de perspectivas de futuro para essas crianças e jovens. Será uma grande honra voltar a fazer parte desta família”, afirmou. Na Escola Dom Bosco, em Recife – PE, foram realizadas várias ações como contato com os comerciantes locais com a intenção de fechar parcerias em forma de doações e cessão de espaços nos estabelecimentos comerciais para pontos de arrecadação; construção de painel comemorativo; postagens nas redes sociais; reunião com os funcionários entre outras ações. “Estamos empenhados juntos a RSB-Social na campanha da UPV, mobilizando redes de solidariedade entre nossas comunidades educativas, família salesiana e parceiros de negócios na arrecadação de donativos. Do começo da campanha (01/11/2020) e até hoje no 'Dia de Doar UPV' (01/12/2020), conseguimos mais de 755 kg de alimentos, 93 kg de material de limpeza e higiene e 22 horas de 38 voluntários dedicados à campanha/missão. Também estamos com entrega de cestas básicas aos nossos aprendizes que, durante a pandemia, perderam seus empregos, passando por diversas privações. Desde o mês de abril/2020, distribuímos 655 cestas, mais de 16.000 mil toneladas. Nossa meta das duas campanhas é a arrecadação de 1.000 cestas básicas”, diz a Diretora Administrativa da Escola Dom Bosco, Mirelly Silva Bezerra A. Câmara. O Oratório Diário Madre Madalena Morano, em Barbacena – MG, distribui cofrinhos em algumas empresas parceiras e estabelecimentos. A ideia foi que cada funcionário ou cliente fizesse a doação de R$1,00, ou o valor que sentisse vontade de colaborar, para ajudar o Oratório. Doações de alimentos, presentes de Natal, materiais de limpeza, materiais escolares e de higiene pessoal também foram alguns dos itens recebidos que serão encaminhados para as mais de 150 famílias das 180 crianças atendidas pela obra social. As rádios da cidade abriram espaço gratuito para divulgação da campanha Dia de Doar UPV e a comunidade educativa trabalhou incansavelmente fazendo contatos através de visitas, conversas, telefonemas e divulgação de todas as mídias sociais do Oratório. Vários vídeos de testemunhos de meninos e meninas que passaram pela obra social salesiana e hoje são “bons cristãos e honestos cidadãos” ainda estão circulando e mostrando o quanto o Oratório fez a diferença na vida deles. Para conhecer os vídeos, visite a página do Oratório Diário Madre Madalena Morano no Facebook. O que é a UPV?  A União Pela Vida (UPV) é o meio pelo qual a Rede Salesiana Brasil de Ação Social arrecada fundos para apoiar as mais de 100 obras sociais espalhadas pelo país que, atualmente, beneficiam mais de 89 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, assim como suas respectivas famílias, possibilitando a formação de "bons cristãos e honestos cidadãos" nas comunidades carentes do Brasil e dando continuidade ao sonho de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana. Para contribuir com as obras sociais salesianas do Brasil sem sair de casa, basta acessar o Site da União Pela Vida (UPV) ou baixar o aplicativo da UPV disponível para Android e iOS. Ainda é possível doar diretamente para a conta da UPV: AG: 3100 | CC: 130652744 | Banco: Santander | CNPJ: 14848417000113 | Rede Salesiana Brasil Ou pelo Pix: Chave PIX; upv@rsb.org.br Fonte: RSB-Comunicação, com informações das Assessorias de Comunicação das obras sociais acima citadas e upv.org  
VER MAIS

ORDENAÇÃO | NH ENTREVISTA O DIÁCONO FABIANO BERNARDINO

ORDENAÇÃO | NH ENTREVISTA O DIÁCONO FABIANO BERNARDINO

10 de dezembro de 2020
1. Como foi o seu chamado para a vocação salesiana e presbiteral? Sou o Diácono Fabiano Bernardino do Nascimento, natural da cidade do Crato- CE. Meu chamado à vida Salesiana aconteceu em 2008, a partir do despertar para conhecer a vida Religiosa consagrada. Participei de encontros de convivência com os diocesanos, mas não ingressei. Ao conhecer a missão Salesiana, em Juazeiro do Norte-CE, de imediato fui acompanhado pelo Pe. Antônio Gomes, que na época era Diretor da presença em Juazeiro. Pe Antônio e os Salesianos da animação vocacional naquela época foram muito acolhedores, e incentivaram para que eu buscasse conhecer cada vez mais a Espiritualidade Salesiana. Na minha paróquia, antes de ingressar, era envolvido nas atividades pastorais, atuei como coroinha, catequista e outros trabalhos com os jovens da minha comunidade. No ano de 2008, participei de encontros mensais em Juazeiro e toda semana estava presente no Oratório festivo e fui para o Estágio vocacional em 2008. Pe Antônio Gomes foi uma presença que muito incentivou no acompanhamento vocacional. Ingressei no Aspirantado salesiano em 2009, naquele ano morei nas cidades de Aracaju- SE e Natal-RN. 2. De todo o seu caminho formativo, destaque dois ou três momentos que muito contribuíram para a sua preparação para o ministério. Destaco a vivência pastoral que tive entre 2012 e 2013 no movimento CJC, como assessor onde vivi uma profunda experiência com os jovens do movimento, nas diversas comunidades, e meus dois anos de tirocínio, na cidade de Natal-RN, nos anos de 2015 e 2016. Em Natal, viver uma rica experiência pastoral, pois experimentei diversas frentes pastorais: Colégio, Obra social, paroquia e oratório diário. A vivência nessas realidades diversas da missão Salesiana foi de grande riqueza espiritual, me fizeram sentir cada vez mais o chamado de Deus ao pastoreio na missão Salesiana. 3. Como o lema que você escolheu para sua ordenação motiva a sua missão de salesiano sacerdote? “In te Domine speravi”: Em vós Senhor confio. Esta frase é do primeiro versículo do Salmo 31. Com esse lema, desejo me entregar à missão da Igreja na congregação Salesiana, confiante que Ele me chamou e me sustentará na missão como salesiano presbítero. Servir ao Senhor e confiar nele, viver em comunidade, consistem numa via segura para a santidade e para a felicidade.
VER MAIS

NOTÍCIAS

CONGREGAÇÃO | RMG – Anunciado o tema do Capítulo Geral 29

(ANS – Roma) – Por ocasião do envio missionário salesiano, domingo, 24 de setembro de 2023, em Turim-Valdocco, o Reitor-Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, divulgou o tema do Capítulo Geral 29 (CG29): “Apaixonados por Jesus Cristo, Dedicados aos Jovens – Por uma vida fiel e profética da nossa vocação salesiana”. “No dia em que […]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Comissão Regional de Formação reúne-se para discutir os desafios do setor

Os delegados inspetoriais para o setor de Formação Salesiana de toda a América Cone Sul estiveram reunidos entre os dias 19 e 22 de setembro em Ypacaraí, no Paraguai. O objetivo do encontro foi definir o calendário de 2024 para a Comissão Regional de Formação (CRF) e Comissão Nacional de Formação (CNF) O delegado da […]
VER MAIS

PARNAMIRIM (RN) | Lançada a pedra fundamental da obra do Ginásio Dom Bosco em Parnamirim

Quase 15 anos após a inauguração do Colégio Salesiano Dom Bosco em Parnamirim, mais um importante investimento chega à região. Nesta segunda-feira, 25, ocorreu a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Ginásio de Esportes Dom Bosco. A construção vai ocupar uma área de 2.221,42 m² do terreno de 9.512,10 m², localizado na Avenida Petra […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE