CONGREGAÇÃO | Timor-Leste – O P. Ilídio Eduardo do Rosário Correia SDB morre durante a Eucaristia

CONGREGAÇÃO | Timor-Leste – O P. Ilídio Eduardo do Rosário Correia SDB morre durante a Eucaristia

21 de outubro de 2020 Por paulo
(ANS - Díli) - Um ano depois da morte do P. João de Deus Pires SDB, a Família Salesiana de Timor Leste, em particular da Visitadoria São Calisto Caravário (TLS), vive novamente a perda de um de seus membros: o Diretor da Casa do Pós-noviciado Beato Artêmides Zatti, de Díli-Comoro, P. Ilídio Eduardo do Rosário Correia SDB. O salesiano foi acometido por um infarto fulminante enquanto celebrava a Eucaristia do Dia Mundial das Missões, no dia 18 de outubro. Durante a S. Missa, quando estava prestes a ler os nomes para as intenções de aniversário, o P. Correia calou-se por um momento e foi caindo suavemente nos braços das pessoas que procuravam ajudá-lo. Foi levado às pressas para o hospital, mas os médicos não conseguiram salvá-lo. Por volta das 10h45, o P. "Lito", como era carinhosamente conhecido, recebeu o abraço afetuoso de Deus Pai. No dia seguinte, 19 de outubro de 2020, o funeral foi presidido pelo Arcebispo de Dili, Dom Virgílio do Carmo da Silva SDB e concelebrado por Dom Basílio do Nascimento, Bispo de Baucau, e por cerca de 60 Sacerdotes, quase todos salesianos e sacerdotes diocesanos, provenientes das três dioceses de Timor-Leste. Durante a homilia, o Superior da Visitadoria TLS, P. Apolinário Maria Ornai Neto SDB, fez uma profunda reflexão sobre a celebração do Mistério Pascal do próprio Cristo, e afirmou que a vida do P. Lito foi verdadeiramente um sinal de grande amor à Igreja e à Congregação. Antes do término da Missa, o Superior da TLS, os dois Bispos presentes e a Superiora das Filhas de Maria Auxiliadora em Timor-Leste, Ir. Alma Castagna, ofereceram seus testemunhos, cada qual colhendo um aspecto particular da vida do P. Lito. O ex-aluno salesiano e ex-ministro da Educação, João Câncio, recitou um poema em nome da família do P. Lito e entoou um canto em sua memória. Após a Missa, os participantes depositaram flores e velas, rezando em procissão ao acompanharem o carro fúnebre até o cemitério. “Que belo testemunho de vida! Convocado repentinamente no dia 18 de outubro enquanto celebrava a Eucaristia!… O P. Lito era um homem enérgico e apaixonado, cheio de promessas e potencial; possuía um estilo musical próprio que iluminava o coração e a mente de qualquer ouvinte. Levava sempre um sorriso nos lábios e estava sempre à disposição dos fiéis para os Sacramentos! Foi um verdadeiro e fiel filho de Dom Bosco. Seu coração sempre bateu pelos jovens!” – testemunham os salesianos da TLS. Fonte: ANS
VER MAIS

JUAZEIRO DO NORTE, Colégio Salesiano | Alunos do Fundamental II realizam experiência romeira na Colina do Horto

JUAZEIRO DO NORTE, Colégio Salesiano | Alunos do Fundamental II realizam experiência romeira na Colina do Horto

19 de outubro de 2020
Na romaria deste ano, quase todas as comunidades salesianas se uniram ao evento com uma Missa no mesmo horário. Assim, a romaria alcançou também as comunidades locais, impedidas de deslocamento neste momento. A Missa da Romaria, às 9 da manhã, no Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Jaboatão contou numerosa participação, nos limites do recomendado para o distanciamento social. A FM Pe. Cícero de Juazeiro do Norte transmitiu vários momentos da romaria, ampliando a participação das pessoas nesse evento inspetorial. Tanto a FM Pe. Cícero, como a FM Dom Bosco de Fortaleza, participaram da divulgação, veiculando vinheta e entrevistas sobre a romaria nos dias a precederam. Durante as oito horas de transmissão e pelas redes sociais, houve muitas manifestações de proximidade e participação. Muita alegria e gratidão a Nossa Senhora Auxiliadora nesta Romaria, que finalizou com chave de ouro, com a permanência da sua imagem em nossa paróquia. E, alegria maior pela recuperação da saúde do nosso Inspetor, Padre Pessinatti que teve presença marcante durante a live. Com Maria nossa mãe, agradeçamos e louvemos ao Senhor! Nossos parabéns ao Diácono Antônio Neto, e todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na realização desta Romaria. Madalena, Coordenadora Provincial dos Salesianos Cooperadores Assisti, participei das orações, e principalmente as dediquei a todos que participaram e que nos trouxeram esta romaria para nossos lares, DEUS abençoe cada um que aí. estiveram, nos fazendo companhia, muito obrigada, também pelas canções. Padre João Carlos sempre presente em nossas vidas por aqui. Nossa Senhora guarde e proteja cada um de vocês, sob seu Manto Sagrado. Maria Batista, AMA São Paulo. É uma alegria muito grande participar de mais um ano desse momento especial da FS . Sobretudo esse ano que necessitamos mais ainda da proteção de nossa mãe Auxiliadora! Julitte Sinésio Trajano de Arruda​ - ADMA Bongi ADMA de Juazeiro do Norte em sintonia com a romaria salesiana, rezando o terço mariano, esperando no Santuário do Sagado Coração de Jesus, a transmissão. Maria Zeneida Cardoso Pereira​ - ADMA Juazeiro do Norte ​Minhas queridas irmãs FMA, obrigado por conduzirem este momento tão lindo do santo terço!!! ​Dom Edvaldo envia uma benção toda especial para nossa família Salesiana!!! Pe. Renato Jorge, sdb Que saudade de estar aí. Todo ano, a minha mãe fazia questão de participar da romaria salesiana, hoje ela está no céu junto com Nossa Senhora Auxiliadora. Fátima -ADMA de Caetés 1 Irmãs Medianeiras acompanhando de pertinho... que mãe Auxiliadora interceda por nós. Eva Pales​ Como foi justo (sobre o sorteio da imagem peregrina). Nossa Senhora reconheceu que não recebeu nossa atenção merecida por motivo da pandemia. Vamos ter a chance de dar-lhe o grande amor que temos por Ela. Eni Buanafina​ - SSCC Bongi Toda a romaria pode ser vista no canal do Youtube Salesianos Nordeste: https://youtu.be/Sy8lMJRETxo Por Comissão Inspetorial de Comunicação
VER MAIS

FAMÍLIA SALESIANA | NA 77ª ROMARIA, UMA MANHÃ MARIANA EM TORNO DA EUCARISTIA

FAMÍLIA SALESIANA | NA 77ª ROMARIA, UMA MANHÃ MARIANA EM TORNO DA EUCARISTIA

19 de outubro de 2020
A Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga realizou no último domingo (18), a 77ª edição da Romaria da Família Salesiana. O encontro, que reúne centenas de romeiros no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes/PE, foi realizado de forma virtual no canal do Youtube dos Salesianos Nordeste, com o tema “À vossa proteção, recorremos Santa Mãe de Deus”. Pela primeira vez, em quase oito décadas, a romaria foi realizada de forma híbrida entre presencial e on-line, com mais de 8 horas de live. Tudo foi pensado para atender os protocolos de combate à Covid-19. A programação começou bem cedo. Às 9h, o inspetor salesiano do Nordeste, padre Nivaldo Luiz Pessinatti, celebrou a Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, abrindo oficialmente o encontro. Em seguida, as irmãs Salesianas recitaram o terço mariano com a colaboração ao vivo de casas salesianas do Nordeste. A tecnologia fez com que, do Recife, as Salesianas pudessem rezar as dezenas do terço com as casas de Salvador (BA), Matriz de Camaragibe (AL), Gramoré, Natal (RN), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE). No terço, os fiéis pediam a Deus, por intermédio de Nossa Senhora, o fim da pandemia e pediram por todos os continentes do planeta. Mas, além dessas comunidades citadas, muitas outras comunidades salesianas, grupos da família salesiana e comunidades diocesanas também participaram assistindo e comentando a live no youtube, como a comunidade salesiana de Aracaju e a Diocese de Feira de Santana na Bahia, totalizando mais de 2 mil visualizações durante a live. A Rádio Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, também apoiou muito a Romaria desse ano, fazendo a cobertura via rádio, retransmitindo o evento para mais de 30 cidades da região. Por Rhaldney Silva e Diác. Antonio João Neto, SDB.
VER MAIS

NOTÍCIAS

PARNAMIRIM (RN) | Feira de Empreendedorismo movimenta turmas dos 8ºs anos

Com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor e a capacidade criativa e inovadora para resolução de problemas contemplando a responsabilidade social dos educandos, a Feira de Empreendedorismo foi realizada essa semana nas turmas dos 8ºs anos. Doces, salgados e sucos fizeram parte do leque de produtos oferecidos pelos alunos nos estandes montados no pátio […]
VER MAIS

PARNAMIRIM | Juventude vive o Encontrão Jovem

Nos dias 2 e 3 de setembro, a Pastoral do Colégio Salesiano Dom Bosco promoveu mais uma edição do Encontrão Jovem, importante evento que tem como objetivo o fortalecimento da fé cristã, partilha de experiências, reflexão, oração e confraternização. Durante dois dias, mais de 100 jovens do Fundamental II, Ensino Médio e ex-alunos dedicaram-se ao […]
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | Chile – P. Gildasio Mendes participa do encontro on-line dos Delegados para a Comunicação Social

Santiago do Chile, Chile – Setembro de 2023 – No dia 5 de setembro, os Delegados Inspetoriais de Comunicação Social (CS), da América, participaram de um encontro virtual. Estas reuniões são necessárias para manter a sinergia da rede do Continente, num espaço em que os delegados apresentam suas principais conquistas e desafios, e partilham um […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE