PJS | Missão Nacional Salesiana

PJS | Missão Nacional Salesiana

21 de janeiro de 2020 Por paulo
Nos dias 8 a 22 de janeiro de 2020, aconteceu a Missão Nacional Salesiana. O GIAM (Grupo Interinspetorial de Animação Missionária) se reuniu na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. O grupo era composto por 12 missionários vindos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Manaus e Pernambuco. Nos primeiros dias, os missionários se aprofundaram no contexto em que atuariam, conheceram igrejas, museus e locais que contam a origem, religiosidade, história e contexto atual da cidade de Juazeiro. Os missionários tiveram a oportunidade de visitar cerca de 180 famílias, e conviveram com 160 crianças e jovens, na colônia de férias, a qual teve muita música, dança e brincadeiras. Pelo fato de se alojarem na Colina do Horto, puderam conviver com os romeiros que chegavam todos os dias. Houve momentos celebrativos com a comunidade local, como por exemplo: Terço dos Homens, Adoração, Lectio Divina, Encontro com a juventude e as família e, por fim, a noite cultural. Além da experiência de missão, os jovens missionários puderam ter momentos de partilha, retiro, e em especial, a presença na missa do dia 20 de janeiro que celebra o segundo mês do jubileu de 150 anos da ordenação sacerdotal do Padre Cícero e Dia do Mártir São Sebastião. A Missão nacional foi uma vivência completa do amor de Deus e do carisma salesiano juntamente com a grande religiosidade popular da região do Cariri. Que esse projeto possa cativar mais jovens a fazer a experiência de Deus na missão. "Ide e anunciai o evangelho a toda criatura" Mc 16,15 Por Giovana Celli e Matheus Grasso
VER MAIS

CJC | XXV Congresso Geral do Movimento

CJC | XXV Congresso Geral do Movimento

21 de janeiro de 2020
Aconteceu nos dias 16 a 19 de janeiro, o XXV Congresso Geral do Movimento CJC. O Centro Juvenil Dom Bosco, localizado em Matriz de Camaragibe – AL, acolheu cerca de cem jovens congressistas das comunidades do Estado de Alagoas, Bahia e Pernambuco. O Congresso Geral é a assembleia máxima deliberativa da CJC e acontece a cada três anos. Nele, são decididas as possíveis alterações das Normas e Diretivas, além da eleição do Conselho do Movimento para atuação no triênio. Com espírito de esperança e boas expectativas para os próximos anos, os jovens participaram com muita alegria e entusiasmo. Felizes por estar em uma casa salesiana, os congressistas participaram de vários momentos pautados pela convivência fraterna. O orientador Geral, Pe Marcos Antonio, SDB, contribuiu com o tema: “Por Cristo, para Igreja e pelos jovens”, reafirmando o compromisso do Movimento com a Igreja e a juventude além de outras tantas contribuições na programação. O Pe. Inácio Vieira, SDB, deu a palestra sobre o Lema do evento: “A maneira de se fazer bem toda nossa ação é na presença de Deus”. O Pe. Gilberto Antônio, SDB, Orientador Estadual da CJC Alagoas, acolheu todos os jovens, contribuiu nas atividades do Congresso e ministrou uma palestra sobre o tema do XXVIII Congresso Eucarístico Nacional. Após a avaliação das propostas de alteração das Normas, o Movimento se prepara para ser um melhor caminho de salvação dos jovens. Ao término do Congresso, no domingo, junto com a comunidade de Matriz de Camaragibe, o sentimento foi de gratidão por tudo que foi vivenciado. Alegria, emoção e o dom da amizade estampavam o ambiente e o rosto dos jovens inspirados pelo carisma de Dom Bosco. O lema da CJC é “Unir para Testemunhar” e essa é a mensagem a ser cada vez mais propagada pelos jovens do Movimento. Por Elves Sousa e Renata Barbosa
VER MAIS

CAETÉS | Sete colônias de férias movimentam as comunidades

CAETÉS | Sete colônias de férias movimentam as comunidades

21 de janeiro de 2020
Pela primeira vez, sete, das 17 capelas da Paróquia São João Bosco estão realizando o evento. O intuito é levar os ensinamentos do pai e mestre da juventude nas ações ofertadas Centenas de crianças, adolescentes e jovens estão participando, durante o mês de janeiro, das Colônias de Férias espalhadas em diversas igrejas da Paróquia São João Bosco de Caetés, em Abreu e Lima-PE. Até a segunda semana de fevereiro, sete, das 17 comunidades da paróquia realizarão atividades esportivas, de animação e de oração refletindo a temática: “Nossa vida é um presente de Deus. O que fazemos dela é o nosso presente a ele”. Há mais de dez anos, o evento busca levar o carisma de Dom Bosco e ajudar o próximo. Até o momento, três comunidades já realizaram o evento – Matriz São João Bosco (Caetés I), São Francisco de Assis (Embriões) e Nossa Senhora Aparecida (Pitanga II – Área II). Na Matriz, por exemplo, os participantes foram inseridos, durante cinco dias, em oficinas de futebol, queimado, arte mirim, artesanato, dança e pintura. O esforço dos animadores locais e de outras paróquias e a presença de dois salesianos da Inspetoria do Nordeste foram os destaques da edição deste ano. O sucesso da realização do evento despertou nos organizadores a vontade de reativar o oratório em Caetés I, a partir de fevereiro de 2020. Oficinas e atividades esportivas farão parte da programação. “Nestes dias de Colônia de Férias percebi na alegria dos jovens, crianças e adolescentes de Caetés o sonho de Dom Bosco se realizando no meio de nós. A comunidade salesiana de Caetés é um grande dom para a igreja local, especialmente para os jovens deste lugar. Sou imensamente grato pela fraterna acolhida nestes dias de missão. Deus os sustente e os conduza sempre”, avaliou o salesiano Fábio Luciano, que além de participar dos dias de colônia, auxiliou nos trabalhos locais das comunidades da Paróquia São João Bosco. “Foi uma experiência maravilhosa participar da colônia aqui em Caetés. Trabalhar com as juventudes é sempre muito bom. A comunidade paroquial de Caetés é muita viva e cheia de energia. Levo para casa, o fortalecimento da minha caminhada salesiana nesse momento tão especial em minha vida, nas vésperas da minha Profissão Perpétua”, disse o salesiano Raimundo Luan. Até fevereiro, mais quatro colônias serão realizadas em Caetés – na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora – Caetés II (de 30 de janeiro a 1º de fevereiro), na Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Caetés III (de 31 de janeiro a 1º de fevereiro), na Comunidade rural de Nossa Senhora da Conceição – KM 17 (de 8 a 9 de fevereiro) e na Comunidade rural de Nossa Senhora das Graças – Pitanga II – Área III (dia 9 de fevereiro). A realização das colônias é uma parceria das comunidades com a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Caetés. “A Colônia de Férias é um projeto da Inspetoria Salesiana do Nordeste desde 2005. São 15 anos de muita história. Caetés, como uma presença salesiana, não poderia ficar de fora deste projeto tão bonito que envolve vários animadores, jovens, adultos e gente da melhor idade. Pessoas com uma perspectiva de educar e de evangelizar, na espiritualidade de Dom Bosco. Em 2020, a colônia se torna mais significativa quando a nossa paróquia se prepara para festejar os dez anos da sua criação e os 36 anos da presença salesiana. Que seja um tempo de graça. Queremos louvar e gradecer a Deus pelo carisma salesiano presente nesta terra”, comemorou o pároco, padre Antônio Gomes de Medeiros Filho. Por Rhaldney Silva
VER MAIS

NATAL-SÃO JOSÉ | PE. AMADEU PARTIU PARA A CASA DO PAI

NATAL-SÃO JOSÉ | PE. AMADEU PARTIU PARA A CASA DO PAI

16 de janeiro de 2020
No último dia 12 de janeiro, Domingo do Batismo do Senhor, faleceu o salesiano Padre JACYR AMADEU GABRIEL ALVES, na cidade de Natal, onde estava em tratamento de saúde. Há dois meses estava hospitalizado em situação muito grave, vítima de um AVC. Em agosto próximo, completaria 94 anos de vida, dos quais 73 anos como religioso salesiano e 64 anos de sacerdócio ministerial. * 30.08.1936, em Bagé, RS - + 12.01.2020, em Natal, RN PADRE JACYR AMADEU GABRIEL ALVES Padre Jacyr Amadeu nasceu em Bagé, Rio Grande do Sul, no dia 30 de agosto de 1926. Filho do Sr. José Pereira da Silva Alves e da Srª Porcina Gabriel Alves.Começou o Noviciado em Pindamonhangaba-SP, dia 22 de janeiro de 1946. Recebeu o habito religioso das mãos de Dom José Selva, em São Paulo, no dia 13 de março de 1946. A Primeira profissão também aconteceu em Pindamonhangaba no dia 31 de janeiro de 1947 e a 2ª (renovação), no dia 4 de janeiro de 1950, em Lorena-SP. A Profissão Perpétua deu-se em Jaboatão, no dia 31 de janeiro de 1953. Cursou a Filosofia nos anos 1947 a 1949 em Lorena-SP e Teologia nos anos 1953 a 1956 em São Paulo-Lapa, no Instituto Teológico Pio XI onde se ordenou sacerdote. Recebeu as Ordens Menores, hoje ministérios, entre os anos 1953 a 1956 quando foi ordenado sacerdote no dia 4 de novembro de 1956 pela imposição das mãos de Dom Armando Lombardi, em São Paulo. Exerceu seu ministério sacerdotal nas seguintes comunidades salesianas: - 1957: Coordenador de estudos, Salvador-BA - 1958 e 1959: Coordenador de estudos, Baturité-CE - 1960 e 1961: Coordenador de estudos, Aracaju-SE - 1962 e 1964: Coordenador de estudos, Salvador-BA - 1965 a 1972: Ecônomo, Salvador-BA - 1973 a 1976: Diretor, Recife-Bongi-Escola-PE - 1977 a 1978: Ecônomo, Fortaleza-Piedade-CE - 1979 a 1983: Coordenador Pedagógico e Vigário Paroquial, Jaboatão Colônia-PE - 1984 a 1985: Diretor, Jaboatão Colônia-PE - 1986 a 1991: Coordenador de Estudo e Pastoral, Fortaleza Piedade-CE - 1992 e 1994: Diretor e encarregado dos Ex-alunos, Juazeiro do Norte-CE - 1995 a 1999: Pároco, Diretor e Encarregado dos SSCC, Lajedo-PE - 200 a 2018: Vigário Paroquial e Confessor, Fortaleza Piedade-CE - 2019: Natal-São José, tratamento de saúde. - 2020: Natal-São José, falecimento. Secretaria Inspetorial DEPOIMENTOS Com a voz embargada, o diretor da Casa Salesiana de Natal, Pe. Robson Barros da Costa, anunciou a triste notícia, em áudio, minutos após o desfecho: Caríssimos salesianos, familiares, amigos do Pe. Amadeu, colaboradores de nossa casa, é com muito pesar que eu comunico o falecimento do Pe. Amadeu. Agora há pouco, a pouquíssimo tempo, faleceu no hospital Rio Grande, na cidade do Natal. ... O sepultamento acontecerá amanhã (13.01), com a seguinte programação: 09 horas da manhã, a Missa na Capela do Colégio Salesiano Dom Bosco, Nova Parnamirim, e por volta das 10 horas, será sepultado no cemitério onde temos o nosso jazigo, na cidade de Parnamirim. Rezemos pelo descanso eterno do nosso querido Pe. Amadeu e também pela consolação, para que Deus nos dê a força para este momento, aos familiares e a nós também que o amávamos tanto. (Pe. Robson, sdb) Ainda hoje (12.01), o Pe. Inspetor me falava, logo cedo, de sua recentíssima visita ao Pe. Amadeu. De como ele, sem poder mais falar, segurou fortemente sua mão no momento da oração e como franziu a testa, ao ser perguntado se sentia dores. Agora à tarde, chegou a notícia de seu passamento. Deus o tenha. Rezemos por seu eterno descanso. (Pe. João Carlos, sdb) É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do padre Jacyr Amadeu Gabriel Alves. O religioso esteve em acompanhamento médico nos últimos meses na casa de acolhimento salesiano de Natal, Rio Grande do Norte. A obra salesiana de Fortaleza perde um forte membro, neste dia de tristeza para nossa família. (PASCOM Piedade) Convivi com o Pe. Amadeu no tempo que passei nessa querida Inspetoria... Como irmão, o entrego ao seu merecido lugar no Jardim Salesiano, no Reino Eterno do Pai! Rezo pela nossa consolação que aqui ficamos! Meu grande abraço aos irmãos da Inspetoria! (Pe. João Norberto, sdb – Palmas, TO) Que nosso irmão Pe. Amadeu seja acolhido no Reino dos Céus! (Luan, sdb) Deus o tenha na glória. (Ir. Severino, sdb) Em comunhão de preces! Que descanse em Paz! (Pe. Raimundo Nonato, sdb) Notícias tristes ontem e hoje (12.01): P. Tarcísio, scj ontem; irmã Margarida Sales, Josefina (da causa de Dom Lustosa) e P. Amadeu. Descanso eterno, dai-lhes Senhor. (Pe. Antonio Gomes.sdb) Nossos sentimentos a salesianos, familiares e funcionários desta Comunidade em contínuo ofertório da Residência Salesiana de idosos de Natal, RN, pelo falecimento do Pe. Jacyr Amadeu Gabriel Alves. Eu, trabalhei com Pe. Jacyr, cuidando do Internato em Baturité, CE. (Ir. José Maria, sdb) Meu Deus! Que o nosso querido irmão Pe Amadeu esteja pertinho de Deus vivendo eternamente na glória do céu. Descanse em Paz! (Ir. Abgail Ferreira) Foi nosso pároco por alguns meses. Sagrado Coração de Jesus em Juazeiro do Norte. Voltou para o Pai. (Péricles Vasconcelos) Que ele descanse paz. Cumpriu uma linda e maravilhosa missão sendo Salesiano, e ajudando na formação dos jovens desta sociedade brasileira, potiguar, e outras pessoas.(Zoraia Assunção) Um grande sacerdote nos deixa pra Morada eterna.. que Nossa senhora Auxiliadora o receba. (César Santana) Por Pe. João Carlos Ribeiro .
VER MAIS

NOTÍCIAS

JABOATÃO (PE) | Está chegando a alegria da Colônia de Férias 2023!

O Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão anuncia a tão esperada Colônia de Férias 2023, destinada a crianças e adolescentes durante o período de recesso escolar. Com grande variedade de atividades, oficinas e recreação, a colônia busca proporcionar momentos de diversão, espiritualidade e integração para os participantes. Com duração de uma semana, 09 a 13 de […]
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | Entrega de materiais esportivos do Projeto Geração Cultivando Sonhos

Na última terça-feira (03), os adolescentes e jovens do Projeto Cultivando Sonhos do Centro Juvenil Dom Bosco, em Matriz de Camaragibe, receberam os kits esportivos com calções, meiões, chuteiras e camisas. Estavam presentes o Diretor Administrativo, Pe. Geraldo Albuquerque, a coordenadora pedagógica Islane Santos, a educadora Edja Barros, a psicóloga Gleyce Maria, educador físico José […]
VER MAIS

ANIMAÇÃO VOCACIONAL | No Bongi (PE), jovens confirmarão o chamado de Deus no Estágio Vocacional

“Chamou-os para que estivessem come Ele ” (Mc 4, 14) É com este tema que, de 19 a 23 deste mês, na Comunidade Salesiana do Bongi (Recife-PE), será realizado o Estágio Vocacional, reunindo momentos de espiritualidade, formação, convivência, lazer e confirmação do chamado de Deus para o serviço à Juventude, especialmente à menos favorecida. Confira, […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE