BAHIA | Ginastas dos Salesianos Bahia representam o estado no Torneio de Ginástica Rítmica

BAHIA | Ginastas dos Salesianos Bahia representam o estado no Torneio de Ginástica Rítmica

12 de setembro de 2019
Concorrendo com 500 atletas de 18 clubes, as ginastas Samara Macedo, Zayra Maria, Lídia Mota, Maria Ferri e Beatriz Silva dos Salesianos Bahia se destacam no Torneio Regional de Ginástica Rítmica e passam como representantes da única escola do estado para a etapa nacional, que ocorrerá em São Bernardo do Campo – São Paulo, entre os dias 16 e 20 de outubro. O conjunto Salesianos Bahia, coordenado pelas técnicas Beatriz Cazé, Tatiana Brandão da Silveira, Lizandra Pires e Rafaela Soares, desenvolveu um trabalho magnífico, fundamentado na união, coragem e foco. Dessa forma, conseguiram ultrapassar a inexperiência em competições e conquistar vagas tão almejadas por atletas com anos de experiência. O Torneio de Ginástica Rítmica foi o segundo grande teste das ginastas. O primeiro foi construir sintonia entre elas e, com muita naturalidade, edificaram um sentimento de amizade, que, com certeza, foi o diferencial na hora da apresentação, como salienta Cazé e complementa: “na quadra foi arrepiante, porque elas tinham muita sintonia, faziam todos os passos juntas, no mesmo ritmo”. As ginastas também reconhecem que a amizade, fomentada pelas professoras, foi basilar para o resultado. Como afirma Zayra, educanda do 5° ano do Salesiano do Salvador: “nossa apresentação foi um conjunto e não existe conjunto sem harmonia e amizade”. Acrescenta Beatriz: “o conjunto significa, para gente, trabalhar juntas, colaborar uma com a outra para, assim, darmos o nosso melhor". A técnica Tatiana também destacou que essa forma de encarar a ginástica depende muito das orientações e do próprio relacionamento entre os professores. Por isso, elas fazem questão de demonstrar às alunas o companheirismo e o respeito entre as partes, para que, com o exemplo, elas tomem esses valores como práticas na vida delas. Além disso, as professoras ressaltaram a importância da ginástica e do torneio para alavancar, por exemplo, a autoestima e a confiança. Isso também ficou marcado nas falas das ginastas, principalmente nas considerações de Beatriz (discente do 4° ano do Salesiano Dom Bosco): “na hora que eu apresentei, percebi que sou capaz de tudo”. Conectado a isso, é perceptível, a partir dos comentários das meninas, que a ginástica rítmica é uma forma de expressão significativa. Segunda Zayra, o que elas fazem só tem sentido, porque tem propósito, como no conjunto mãos livres que apresentaram, o qual carregou a mensagem de proteção à criança. Além do conjunto, a ginasta Renata Marise dos Santos Brito (6° ano do Ensino Fundamental II) foi um grande destaque na competição. Em seu primeiro torneio, a atleta conquistou uma excelente nota na modalidade individual, com as apresentações mãos livres e cordas, e chegou à sexta colocação com muito brilhantismo. Renata é uma grande promessa para as próximas competições. Visando novas conquistas, tem intensificado a determinação e os treinos. Texto e foto por Nathalia Zimer
VER MAIS

JABOATÃO – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora | Semana da Pátria

JABOATÃO – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora | Dia da Amazônia

JABOATÃO – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora | Dia da Amazônia

12 de setembro de 2019
O dia da Amazônia, comemorado em 05 de setembro, possui como objetivo a conscientização e respeito desse importantíssimo patrimônio natural e busca voltar a atenção da população para uma das maiores reservas naturais do planeta. Essa data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II. O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Jaboatão não podia ficar de fora deste momento histórico que o país vem passando. O dia no colégio foi marcado com muitas atividades reflexivas. Reunidos com cartazes, balões verdes, faixas, gritos de preservação - não às queimadas - , os alunos do 3°ano A / B , 4° ano A / B e 5° ano A/ B, saíram em caminhada pelos corredores e pátio do colégio para celebrar este dia tão importante, não só para o Brasil mas também para o mundo. Eles pediram a preservação do meio ambiente, das espécies e biomas existentes na região . Nos cartazes, frases como: "Salve a Amazônia!", Salve a vida!", "#SomosTodosAmazônia”, entre outras mensagens motivadoras. Já os alunos do 1° e 2° ano, Fizeram uma apresentação no pátio externo da escola com a música tema de Patati e Patatá “Amazônia” (DVD Volta ao Mundo) . Os alunos do fundamental II, junto com a professora Irís Gabrielle, realizaram um bom dia e boa tarde com um jogral reflexivo sobre as consequências das queimadas e desmatamento. O principal objetivo das atividades realizadas com os alunos é que desenvolvam o protagonismo de assuntos que envolvem o planeta e que eles já cresçam com essa consciência de que precisam preservar o nosso planeta, pois são o futuro da nação. Por Angie Angelo
VER MAIS

NOTÍCIAS

FORMAÇÃO | Bispo Auxiliar visita noviciado salesiano

O Bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio da Silva, visitou, na manhã de sábado 27 de maio, o Noviciado Salesiano São Sebastião (Jaboatão dos Guararapes-PE). Na ocasião, o Bispo Diocesano realizou uma conferência com os noviços, apresentando a vida de Dom Helder Câmara e a atual conjuntura da arquidiocese. Por […]
VER MAIS

INSPETORIA | Toma posse o novo conselheiro inspetorial

O P Ilmário de Souza Pinheiro tomou posse na reunião do conselho inspetorial desta terça-feira, dia 30 de maio. Em carta aos salesianos, no último 13 de maio, o Pe. Inspetor comunicou a nomeação do novo conselheiro inspetorial para o próximo triênio (05/2023-05/2026). Na missiva, o Pe. Inácio explicou que “o processo de discernimento para […]
VER MAIS

NATAL-Gramoré (RN) | Estudantes do curso de iniciação à informática recebem certificados

Curso é ofertado em parceria com a Prefeitura do município de Natal (RN) O Centro Educacional Dom Bosco Gramoré (CEDBG) em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social da Prefeitura do Natal (Semtas) realizaram nesta terça-feira (30), a formatura dos estudantes do curso de iniciação à informática. Ao todo, foram entregues 36 […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE