SALVADOR, Colégio Salesiano Dom Bosco | Reflexões do 9º ano em mostra cultural

SALVADOR, Colégio Salesiano Dom Bosco | Reflexões do 9º ano em mostra cultural

7 de novembro de 2018 Por paulo
A Mostra Cultural do Colégio salesiano Dom Bosco (Paralela) é um projeto desenvolvido de forma interdisciplinar e objetiva a comunicação de cultura, arte, filosofia, literatura e ciência. Mas também a promoção do desenvolvimento de nossos estudantes a partir da construção plural do conhecimento. A programação do 9° ano do Ensino Fundamental II tratou do tempo a partir de diversas perspectivas, inclusive a histórica e a artística. Assim, o tema geral das turmas, “tempo, nossas percepções”, culminou em apresentações que valorizaram as diversas formas de expressividade dos discentes. Além disso, o projeto é mais uma forma que auxilia a despertar o interesse pela leitura reflexiva e científica, mas também possibilita a percepção do poder da palavra, discursos e coletividade na formação social dos indivíduos, a partir de estudos nas diversas áreas de conhecimento, como na filosofia com o “Mito da Caverna” O projeto ocorreu nos dias 30 e 31 de outubro com apresentações que tiveram os subtemas: “Desconectar para conectar” (9°A); “Superando Limites” (9°B); “Ícones do Tempo” (9°C); “Das cavernas às cavernas” (9°D) e “Tempo, Corpo e Alma” (9ºE). Nos espetáculos engrandecedores foi abordado a necessidade de dosar o uso das redes sociais e o equilíbrio entre o mundo real e o virtual; a superação dos limites do homem a partir do intermédio das tecnologias; a diferença entre noção e conceito de tempo e sobre como a sociedade encara o envelhecimento. Logo, a Mostra Cultural promoveu a edificação de conhecimentos escolares, de mundo e sociais. Textos: Estagiária, Nathalia Zimmer Gigliola Sena Fotos: Jovem aprendiz, Vinicius Dourado. Mazai Mozart
VER MAIS

SALVADOR, Colégio Salesiano Dom Bosco | Videoconferência sobre bullying

SALVADOR, Colégio Salesiano Dom Bosco | Videoconferência sobre bullying

7 de novembro de 2018
Agressões físicas, psicológicas e verbais recorrentes caracterizam o bullying. E essas situações são, infelizmente, realidades de diversas escolas. Inclusive, o IBGE registrou, em 2015, que aproximadamente 46% dos discentes dos colégios brasileiros praticam bullying. Então, para que isso não venha ocorrer entre os alunos do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), mas também para que não aconteça fora de nosso ambiente escolar, entendemos a necessidade de ampliar as discussões sobre essa forma de violência para que, assim, os estudantes compreendam o quão nocivo é praticá-lo. A partir do objetivo de conscientizar os alunos sobre o bullying, promovemos, no dia 30 de outubro, uma videoconferência com os alunos de 2° série do Ensino Médio e o escritor Benjamim Horta, especialista em prevenção ao bullying e criador do projeto Escola sem Bullying e diretor-fundador da Abrace Programas Preventivos – instituição oficial das ações da Frente Parlamentar Mista de Combate às violências. A videoconferência foi extremamente importante, porque Horta pode falar com embasamento sobre como prevenir a violência escolar, justamente, porque o Abrace Programas Preventivos, que possui convênio com escolas Salesianas, é uma empresa que auxilia escolas e instituições de ensino no processo de extinguir o bullying e de reforçar a formulação de valores essenciais à formação integral dos indivíduos. Assim, os estudantes tiveram a oportunidade de ter contato com um especialista que tratou do assunto de forma adequada à idade dos discentes, deixando, então, mais claro a necessidade da participação de cada sujeito no processo de transformação da realidade dos colégios no Brasil. Ou seja, puderam perceber a importância que eles, os alunos, têm no processo de desaparecimento de tal violência, seja não praticando e/ou conscientizando seus colegas. Este é o caminho para findar com o indesejável bullying: diálogo e ação. Textos: Estagiária, Nathalia Zimmer Gigliola Sena Fotos: Jovem aprendiz, Vinicius Dourado. Mazai Mozart
VER MAIS

JABOATÃO , Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora | Visita à Usina Solar em São Lourenço da Mata

SDB | Padre José Dantas na Casa do Pai

SDB | Padre José Dantas na Casa do Pai

7 de novembro de 2018
Comunicamos a notícia de falecimento do querido irmão P JOSÉ DANTAS SILVA, ocorrido ao anoitecer do dia 30 de outubro de 2018. Foi velado no dia 31 de outubro, no auditório do Colégio Salesiano São João Bosco, em Juazeiro do Norte-CE. A Missa de despedida foi realizada às 15h00, no auditório do Colégio e, em seguida, o sepultamento no cemitério Anjo da Guarda. Tinha 92 anos, 70 anos de Profissão Religiosa e 60 anos de Vida Sacerdotal. O Padre Dantas, nasceu no dia 11 de maio de 1926, na cidade de Serra Negra, Rio Grande do Norte. Foi batizado no mesmo dia 11 de maio, na Paróquia Nossa Senhora do Ó, na Diocese de Caicó-RN. Foi crismado na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, para onde a família se deslocara e fixara residência. Em 1940, ingressou no colégio salesiano São João Bosco, na cidade de Juazeiro do Norte. De Juazeiro do Norte, veio para o Aspirantado Salesiano que, naquele tempo, era no colégio Salesiano Sagrado Coração-Recife. Em 1947, ingressou no noviciado salesiano, na Colônia Salesiana São Sebastião, em Jaboatão dos Guararapes-PE. Recebeu o hábito religioso, das mãos do então Inspetor, Padre Ladislau, que depois foi bispo. Fez a 1ª Profissão religiosa por três anos no dia 31 de janeiro de 1948, em Jaboatão. Cursou os estudos filosóficos no Instituto Filosófico de Natal-RN, durante os anos 1948 a 1950. No dia 22 de janeiro de 1951, renovou os votos religiosos por mais três anos. Tendo terminado os estudos de filosofia, começa a etapa do período da Assistência. Esta etapa de formação durava, naquele tempo, três anos. O Primeiro ano de Assistência, 1951, ele o faz no Liceu Salesiano do Salvador. Os outros dois anos, 1952 e 1953, o Clérigo José Dantas, os passa em Recife, no Colégio Salesiano Sagrado Coração. Terminada esta etapa, faz a profissão perpétua, na Colônia Salesiana, em Jaboatão, no dia 31 de janeiro de 1954. Neste mesmo ano, começa em São Paulo, no Instituto Teológico Pio XI, Lapa, São Paulo, os estudos teológicos. Estes estudos duram quatro anos, de 1954 a 1957. Concluídos os estudos teológicos, agora já diácono, é ordenado sacerdote, em São Paulo, no dia 8 de dezembro de 1957, graças à imposição das mãos de Dom Camilo Faresin, Bispo Salesiano. Uma vez ordenado sacerdote, o Padre José Dantas Silva esteve em diferentes lugares desempenhando o seu ministério sacerdotal. Os lugares onde o Padre Dantas atuou ao longo de sua vida na Congregação foram: Belém do Pará (naquele tempo, era uma só Inspetoria), Fortaleza-Piedade, Carpina, Aracaju, Juazeiro do Norte, Baturité, Recife-Bongi (Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios), Fortaleza-Dom Lustosa, Natal-São José, Natal-Gramoré, Lajedo-Imaculada, Recife- Colégio Salesiano Sagrado Coração, onde chegou no dia 04 de agosto de 1997. Ocupou os cargos de conselheiro, secretário, ecônomo, catequista, professor, vigário paroquial, vice-diretor e confessor. O cargo no qual se deteve por mais tempo foi o de ecônomo, perfazendo um período de 28 anos neste ministério, em oito casas da Inspetoria. Sempre foi um cuidadoso e zeloso administrador nas casas salesianas por onde passou. Desde o ano 2010, por questões de saúde, o P Dantas sai de Recife e vai para Juazeiro do Norte. Lá, fica no convívio da família, sendo assistido em sua longa enfermidade, com o carinho dos familiares, da comunidade salesiana local e da Inspetoria. Nossas preces e sentimentos a toda família. Rezemos para que Deus o acolha e premie pelo muito bem que fez enquanto viveu! Padre Dantas sempre se destacou por sua organização, por sua capacidade de trabalho, por seu espírito de responsabilidade, por sua pontualidade, pela exatidão dos trabalhos que desempenhava, por seu espírito de justiça. Recordo sobre este aspecto o depoimento que como Inspetor ouvi de funcionários das nossas casas onde P. Dantas passou deixando sua marca indelével: "Ele era justo". (Palavras do P Raimundo Benevides Gurgel, escritas em maio de 2006, por ocasião dos 80 anos do P José Dantas). Por Padre Antenor de Andrade Silva, SDB Secretário Inspetorial
VER MAIS

NOTÍCIAS

Bibliotecários e os Desafios do Mundo Digital

No dia 12 de março, anualmente, é comemorado o Dia do Bibliotecário, profissão que vai além da mera organização de uma biblioteca, contribuindo diretamente para a promoção da educação de qualidade no mundo, sendo este profissional um mediador valioso entre o usuário e a informação. Ao Bibliotecário competem tarefas como a preservação do acervo, catalogação e […]
VER MAIS

RECIFE-Bongi | Escola Dom Bosco no 3º Fórum de Atendimento Socioeducativo

Nesta última sexta-feira, 10/03, o Conselho Municipal de Promoção de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paulista (PE) (Comcap), realizou mais um Fórum de Atendimento Socioeducativo, no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e, marcamos presença com os setores de serviços social (Bárbara Cabral) e aprendizagem (Jaqueline Oliveira) da Escola Dom […]
VER MAIS

IGREJA | Vaticano – Papa Francisco: dez anos de impulso missionário, nos caminhos da misericórdia e da paz

(ANS – Cidade do Vaticano) – Dez anos se passaram desde 13 de março de 2013, dia em que Jorge Mario Bergoglio foi eleito à Cátedra de Pedro. O seu pontificado é marcado pela paixão pela evangelização e pelo constante caminho de reforma da Igreja em sentido missionário. Uma década em que o tempo assumiu duas […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE