GRAMORÉ (RN) | Obra Salesiana marca presença no Nordestão Salesiano

GRAMORÉ (RN) | Obra Salesiana marca presença no Nordestão Salesiano

1 de julho de 2025 Por paulo
Após alguns anos sem participar, a Obra Social do Centro Educacional Dom Bosco (CEDB) Gramoré voltou a competir no Nordestão Salesiano, e o retorno foi em grande estilo! O evento, realizado em Natal (RN), reuniu estudantes de diversas escolas salesianas do Nordeste em uma verdadeira celebração do esporte, da juventude e da espiritualidade. Além das competições, também marcamos presença na cerimônia de abertura, integrando o balé oficial das escolas salesianas do Rio Grande do Norte. Uma apresentação belíssima, que encantou o público e expressou, por meio da arte, a união e a alegria da nossa missão educativa. Nas quadras e arenas, a delegação do CEDB Gramoré mostrou força, união e talento, garantindo excelentes resultados nas modalidades disputadas. Foram dias marcados por emoção, superação e muita vibração. Confira as conquistas: 🥇 Ouro no vôlei de areia sub-18 🥈 Prata no vôlei de areia sub-15 🥈 Prata no futsal sub-14 🥈🥉 Prata e bronze no xadrez Muito mais do que medalhas, o Nordestão Salesiano proporcionou aos nossos educandos a oportunidade de viver momentos únicos, fazer novas amizades e confraternizar com estudantes de outras escolas da Rede Salesiana, fortalecendo o espírito de família que tanto nos caracteriza. A participação no evento é resultado de um trabalho contínuo, realizado com dedicação e compromisso pela equipe de esporte do CEDB. Com foco na formação integral, os educadores acompanharam de perto cada passo, incentivando valores como o respeito, a disciplina e o trabalho em equipe. “A participação no Nordestão Salesiano foi uma experiência única, pois era um dos campeonatos que eu mais queria jogar. E levar a medalha de ouro pra nossa instituição foi uma sensação incrível, pois o time estava representando cada aluno e educador que se dedicou tanto para esse campeonato”, destacou Gabriel Arthur, atleta do vôlei de areia sub-18. [gallery size="large" ids="452849,452850,452851,452852,452853,452854"] Cada conquista representa mais do que um pódio: é o reflexo do esforço coletivo, da fé que educa e da presença constante de Dom Bosco em nossa missão. [gallery columns="5" size="medium" ids="452855,452856,452857,452858,452859"] A todos os educadores envolvidos, aos atletas que competiram e aos jovens que torceram mesmo à distância, o nosso mais profundo agradecimento e parabéns. Somos mais que vencedores! Por Ana Beatriz
VER MAIS

JOÃO PESSOA (PB) | Tríduo do Sagrado Coração de Jesus celebra jubileu de 25 anos do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora das Dores

JOÃO PESSOA (PB) | Tríduo do Sagrado Coração de Jesus celebra jubileu de 25 anos do Apostolado da Oração na Paróquia Nossa Senhora das Dores

1 de julho de 2025
De 25 a 27 de junho, a Paróquia Nossa Senhora das Dores viveu dias de intensa fé e gratidão durante o Tríduo do Sagrado Coração de Jesus, comemorando os 25 anos do Apostolado da Oração na comunidade paroquial. A abertura aconteceu no dia 25, com a Santa Missa presidida pelo padre Josemar Abel, que conduziu os fiéis a meditarem sobre a misericórdia e o amor do Coração de Jesus. No dia 26, a celebração foi presidida pelo padre Vamberg Soares, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, que ressaltou a importância da oração e do apostolado como sustentação espiritual da Igreja. A solenidade do Sagrado Coração, no dia 27, foi presidida pelo pároco padre Paulo Henrique, encerrando o tríduo com profunda emoção. Nesta ocasião, dez novos membros foram acolhidos no Apostolado da Oração e receberam a fita vermelha, símbolo de compromisso e consagração. [gallery columns="2" size="large" ids="452841,452842,452843,452844"] O ponto alto da celebração foi a homenagem especial aos membros fundadores, que deram início ao Apostolado da Oração há 25 anos. Um momento marcado por gratidão, reconhecimento e memória viva daqueles que plantaram com fé essa semente de devoção. [gallery columns="2" size="large" ids="452845,452846"] A celebração contou com procissão, coroações, homenagens e partilha fraterna. Em cada detalhe, a comunidade expressou sua alegria pelo jubileu e renovou seu lema: "Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino!" Por Iolanda Barboza
VER MAIS

RECIFE (PE) | Basílica realiza Festa do Sagrado Coração de Jesus

RECIFE (PE) | Basílica realiza Festa do Sagrado Coração de Jesus

1 de julho de 2025
A Basílica Menor do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Recife-PE, tem como padroeiro o: Sagrado Coração de Jesus. E no período de 19 a 29 de junho de 2025, aconteceu a Festa em honra ao seu padroeiro. A abertura da festa ocorreu em 19 de junho de 2025 com a Solenidade de Corpus Christi com: confecção do tapete no corredor central e altar, adoração e louvores ao santíssimo sacramento às 15h, missa solene às 17h e logo após uma procissão pelas ruas vizinhas da comunidade com o santíssimo. Nos dias 20 a 28 de junho tivemos a novena em honra ao Sagrado Coração de Jesus com a adoração ao santíssimo com a presença e condução dos louvores com os ministros da eucaristia, guarda de honra e outros grupos pastorais da Basílica. Nas Celebrações Eucarísticas, tivemos a participação de outros padres salesianos, padre Cosmo, os arcebispos da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson e Dom Fernando Saburido e não poderia deixar de faltar a presença do reitor da Basílica padre Délio Mota. Durante os dias da Novena, também tivemos celebrações com eventos especiais, como: carreata com a imagem do padroeiro pelas ruas e hospitais do bairro da Boa Vista com benção dos carros, acolhida dos novos coroinhas, acolhida dos novos membros da guarda de honra e benção da imagem do Imaculado Coração de Maria. No dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, na missa das 10h teve uma procissão pelos corredores do Colégio Salesiano com as crianças levando uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e no final da celebração as crianças receberam uma fita, consagrada, com a imagem do nosso padroeiro. Após a celebração da missa das 17h, houve uma procissão com a participação dos fiéis que frequentam a comunidade, os grupos pastorais da Basílica, a banda de Bombeiros de PE e os padres Délio e Arlan pelas ruas em torno da Basílica levando as imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Mais um ano, a festa foi belíssima, com agradecimentos, pedidos de oração e renovação da fé de toda a comunidade que frequenta a Basílica nas celebrações litúrgicas, solenidades e festas. Estamos no ano do Jubileu da Esperança e a nossa Basílica, como lugar de peregrinação é um dos locais para receber as indulgências plenárias, calendário anual, que este anos santo proporciona a nós católicos. [gallery size="large" ids="452823,452824,452825,452826,452827,452828"] [gallery columns="2" size="large" ids="452829,452830"]   [gallery columns="2" size="large" ids="452831,452832,452833,452834"] Por Gabriela Souza
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | RMG – Inauguração do ‘Museu Casa Dom Bosco’ de Roma

CONGREGAÇÃO | RMG – Inauguração do ‘Museu Casa Dom Bosco’ de Roma

30 de junho de 2025
(ANS – Roma) – Visitar o novo «Museu Casa Dom Bosco», em Roma, na Sede Central Salesiana, inaugurado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard, durante a Festa do Sagrado Coração, em 27 de junho de 2025, será uma experiência emocionantemente envolvente. Ao entrar, o visitante não faz ideia do que o aguarda. O novo museu foi concebido e realizado por um grupo de SDB e Profissionais leigos, que buscaram proporcionar não só um percurso mental e abstrato mas um caminho emocionalmente envolvente, capaz de tocar o coração. Não poderia ser de outra forma, vinda do lugar onde foi escrita a Carta de Roma - a que diz que a educação é coisa do coração e que o afeto, a familiaridade e a confiança levam jovens e adultos a construir uma casa e a viver em ambiente de família. Graças à competente e dedicada Direção Artística do P. Pierluigi Lanotte, que soube traduzir digitalmente as ideias e o conceito compartilhados nos conteúdos e nas ideias com o P. Erino Leoni, Vigário da Inspetoria Lombardo-Emiliana; ao rigor da reconstrução histórica realizada pelo P. Christian Besso, Decano da Pontifícia Universidade Salesiana, de Turim-Crocetta; e à oportuna coordenação das obras por parte do Arquiteto Giampaolo Mengato, o ‘Museu Casa Dom Bosco – Roma’ foi criado em continuidade com aqueles de Turim-Valdocco e Gênova-Sampiedarena. O objetivo do Museu era criar uma rede entre os diversos locais salesianos que guardam a memória histórica de Dom Bosco, com o intuito de aproveitar sua espiritualidade e incorporá-la ao presente. Cada um dos lugares salesianos conserva sua peculiaridade e seu encanto. De fato, se na casa dos Becchi emerge o valor da educação recebida de Mamãe Margarida, o Sonho dos Nove Anos, que marca sua vida e a simplicidade da vida camponesa; se em Chieri é possível captar o valor do sacrifício, da amizade, do trabalho e do estudo, o desejo de descobrir a vocação sacerdotal e, na cidade de Turim, em particular no Colégio Eclesiástico, e nas peregrinações iniciais do oratório, se revela o esboço daquela vocação ao serviço dos jovens que exige discernimento constante; se em Valdocco, berço da espiritualidade salesiana, surge Dom Bosco que cria o Sistema Preventivo, constrói uma casa onde os jovens podem viver o espírito de família, cria escolas e oficinas, reúne o primeiro núcleo de jovens que se tornarão os primeiros salesianos; em Roma, Dom Bosco emerge claramente como fundador, amante da Igreja e do Papa, com o desejo de obter a aprovação das Constituições Salesianas. A visita ao Museu Casa Dom Bosco, construído em três andares com várias salas, leva cerca de 1h30. No primeiro andar, o visitante pode mergulhar no método educativo de Dom Bosco e em sua relação com a Igreja e os Papas; além de poder apreciar a Capela da interpretação do sonho, instalada no coro da Basílica do Sagrado Coração. No segundo andar, ao entrar no quarto onde o santo viveu durante sua última estada em Roma, em 1887, o visitante desfrutará da familiaridade de sua presença e poderá dialogar com ele em oração, para depois visitar a sala de evangelização, onde viverá a experiência de dois dos sonhos missionários de Dom Bosco. [gallery columns="1" size="large" ids="452812"] Por fim, no último andar, percorrerá as adversidades que o Santo dos Jovens enfrentou para aprovar as Constituições Salesianas e fundar a Família Salesiana. A visita termina na Capela das Constituições, onde é possível fazer uma visita virtual aos locais onde Dom Bosco, viveu, visitou ou desejou fundar uma Casa salesiana, em Roma, durante suas vinte viagens entre 1858 e 1887. Na mesma sala, será possível, mediante reserva, celebrar a Eucaristia para jovens e grupos que visitarem o Museu. Agende sua visita e vivencie a beleza do Museu. Fonte: ANS [gallery size="large" ids="452806,452807,452808,452809,452810,452811"]
VER MAIS

NORDESTÃO SALESIANO | Celebração e reconhecimento na Festa do Atleta

NORDESTÃO SALESIANO | Celebração e reconhecimento na Festa do Atleta

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 30 de junho de 2025
A quadra do Salesiano São José, em Natal, se transformou em um grande palco para receber os quase 1.300 alunos na Festa do Atleta do Nordestão Salesiano Bernoulli Bookfair 2025. O evento, realizado na noite de sexta-feira (27), reuniu as delegações das 16 instituições participantes em um momento de confraternização e reconhecimento. O momento mais aguardado da noite foi a divulgação dos nomes dos atletas destaque. Com base em uma análise criteriosa do rendimento acadêmico e esportivo, dois alunos de cada uma das 16 instituições participantes foram homenageados, reconhecendo não apenas a excelência em suas modalidades, mas também o comprometimento com os estudos. Foi um momento de grande orgulho para os estudantes e suas delegações, que aplaudiram de pé os talentos que brilharam tanto dentro quanto fora das quadras. Para encerrar a noite, foi feito o tão aguardado anúncio da sede da próxima edição do evento. A cidade de Aracaju foi a escolhida para receber a 39ª edição do Nordestão Salesiano em 2026, prometendo dar continuidade a essa tradição de esporte, educação e confraternização salesiana. A notícia foi recebida com entusiasmo, marcando o início da contagem regressiva para a olimpíada anual da Rede Salesiana. A animação da noite ficou por conta da cantora Vivi Nascimento que animou a “balada” com frevo, axé, forró e músicas tocadas das redes sociais que transformaram a festa em um verdadeiro espetáculo de energia e união entre os jovens atletas e garantiu que ninguém ficasse parado. [gallery columns="2" size="large" ids="452792,452793,452794,452791"] ATLETAS DESTAQUE No momento de divulgação dos nomes dos atletas destaque, os estudantes foram convidados para subir ao palco para receber as medalhas Domingos Sávio (meninos) e Laura Vicuña (meninas), junto com os coordenadores e diretores das respectivas instituições de ensino. Centro Maria Auxiliadora Pro Menor Carente – CEMAM – Petrolina/PE WELLIK CÂNDIDO - Karatê BEATRIZ PORTO – Dança Colégio Juvenal de Carvalho – Fortaleza/CE VITOR HUGO PEREIRA CASTRO ALVES Futsal - Voleibol MARIA GABRIELLE TAVARES MARQUES – Voleibol Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Petrolina/PE EMANOEL DOMINGOS F. NUNES DOS SANTOS - Judô TAMIRA DUARTE SOUZA – Xadrez Colégio Salesiano Dom Bosco – Parnamirim/RN LUCAS FEITOSA DE MEDEIROS GADELHA - Basquete LAURA ALVES FILGUEIRA - Vôlei Juvenil Colégio Salesiano Dom Bosco – Salvador/BA JOÃO GUILHERME LACERDA BAHIA MENARDO - Handebol FERNANDA NALON – GR Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora – Jaboatão/PE ALEXSANDER RAFAEL DOS SANTOS SANTANA - Futsal sub 14 ALLICIA MARIA SANTANA DA SILVA - Futsal sub 14 Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora – Aracajú/SE LUCAS MONTEIRO NUNES - Karatê ALINE ALMEIDA BARROS – Volei Colégio Salesiano Sagrado Coração – Recife/PE BRUNO SAMUEL OLIVEIRA SILVA - Basquete MARINA DA ROCHA SALES – Judô Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora – Juazeiro do Norte/CE ARTHUR FARIAS – Xadrez Colégio Salesiano São José – Natal/RN DAVI ROCHA XAVIER PAULINO - Karatê MARIA GIULIA AMORIM AROUCA – Natação Liceu Salesiano do Salvador – Salvador/BA FELIPE LEAL MAIA - Judô RENATA MARISE DOS SANTOS BRITO – Dança Centro Educacional Dom Bosco - Natal/RN ANDERSON GUILHERME FELIX DA SILVA - Futsal sub 14 Escola Salesiana Núcleo Bandeirante – Brasília/DF ENZO GRAZINOLI PEREIRA - Futsal DANIELA DE SOUSA NORONHA – Dança Instituto Maria Auxiliadora - Natal/RN SILVIO ROMERO ALVES MACHADO JÚNIOR Jiu-Jitsu / Judô BIANCA PESSOA UTAGORI DE OLIVEIRA Vôlei / Jiu-Jitsu / Judô Escola Salesiana Padre Rinaldi - Carpina GUSTAVO DARDENNE ARAÚJO GOMES DE HOLANDA FILHO – Futsal Centro Educacional Santo Agostinho - Natal/RN EDUARDA GERMANO DE SOUZA OLIVEIRA - Handebol Por Marcella Mendes [gallery size="large" ids="452796,452797,452798,452799,452800,452801"]  
VER MAIS

JOÃO PESSOA (PB) | Fé, Mar e Missão: Comunidade de Jacarapé Celebra Primeira Missa de São Pedro com os Pescadores

JOÃO PESSOA (PB) | Fé, Mar e Missão: Comunidade de Jacarapé Celebra Primeira Missa de São Pedro com os Pescadores

PARÓQUIAS E SANTUÁRIOS 30 de junho de 2025
João Pessoa (PB) — No último sábado, 28 de junho, a comunidade de pescadores de Jacarapé viveu um marco espiritual com a primeira Missa de São Pedro, celebrada com grande participação dos moradores, amigos da paróquia e devotos. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Paulo Henrique, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, que conduziu a comunidade em um forte momento de fé, comunhão e identidade missionária. A manhã começou com a procissão da imagem de São Pedro, acompanhada por cânticos e orações, partindo da comunidade até a praia de Jacarapé, onde foi montado um altar entre as palmeiras, tendo o mar como cenário. A simbologia da travessia, da pesca e da presença de Cristo junto aos pescadores foi intensamente vivida por todos. Pe. Paulo Henrique, em sua homilia, destacou o exemplo de São Pedro como homem do mar, discípulo missionário e primeiro papa: "Pedro é sinal de coragem e fé. Mesmo diante das ondas e incertezas, ele confiou em Jesus. Assim também somos convidados a lançar as redes com fé, sem medo das tempestades." A celebração contou com a presença de crianças, jovens, idosos, pescadores e famílias inteiras, todos unidos em torno do altar improvisado e da imagem do santo padroeiro. Ao final, foram feitas bênçãos sobre os pescadores, confiando à intercessão de São Pedro a proteção e sustento das famílias que vivem do mar. A iniciativa foi recebida com grande alegria pela comunidade local, que expressou o desejo de tornar esta celebração uma tradição anual. Para a Paróquia Nossa Senhora das Dores, a Missa representa também o compromisso de estar próxima das realidades do povo, evangelizando com os pés na areia e o coração junto aos mais simples. [gallery columns="2" size="large" ids="452783,452784"] Em clima de Salesianidade e devoção popular, esta primeira Missa de São Pedro em Jacarapé deixa marcas profundas na história da comunidade e inspira a continuar lançando as redes da fé e do amor. Por Comunicação Paróquia Nossa Senhora das Dores [gallery columns="2" size="large" ids="452785,452786"]
VER MAIS

NOTÍCIAS

OEIRAS (PI) | Assembleia paroquialreúne lideranças da Paróquia do Rosário

A Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Oeiras–PI, realizou no dia 31 de janeiro de 2026 sua Assembleia Paroquial, reunindo o pároco e os coordenadores urbanos e rurais para um importante momento de avaliação, escuta, planejamento e comunhão. A data coincidiu com a celebração de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, reforçando o […]
VER MAIS

OEIRA (PI) | Tríduo Preparatório e Festa em honra a São João Bosco

Entre os dias 28 e 30 de janeiro, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário viveu dias de profunda fé e devoção com a celebração do Tríduo em honra a São João Bosco, fundador da Família Salesiana e grande educador da juventude. O tríduo foi um momento especial de preparação espiritual para a grande festa […]
VER MAIS

PARÓQUIA DE OEIRAS (PI) | Paróquia Nossa Senhora do Rosário recebe mudas para projeto de reflorestamento

Na manhã desta segunda-feira, 03 de fevereiro, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário recebeu 150 mudas de caju, doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, fortalecendo o compromisso da Igreja com o cuidado da criação e a preservação ambiental. A solicitação das mudas foi feita pelo pároco, Padre Geraldo Albuquerque, e o recebimento ficou a […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE