PARNAMIRIM (RN) | Palestra discute os impactos das telas e do bullying na infância e adolescência

PARNAMIRIM (RN) | Palestra discute os impactos das telas e do bullying na infância e adolescência

11 de abril de 2025 Por Renata Cruz
Na última terça-feira, 8 de abril, o Colégio Salesiano Dom Bosco promoveu a palestra “Da infância à adolescência: como telas e bullying estão impactando essa geração”. O evento reuniu pais, educadores e membros da comunidade escolar em uma reflexão aprofundada sobre os desafios enfrentados por crianças e adolescentes na atualidade. Conduzido pela psicóloga Débora Sampaio e pela advogada Luciana Lucena, o encontro destacou os efeitos do uso excessivo das telas, os riscos associados ao bullying e ao cyberbullying, e as mudanças comportamentais observadas entre os jovens. As especialistas também abordaram as consequências emocionais e sociais desses fenômenos, que vêm se intensificando em meio às novas dinâmicas digitais. A mensagem central da palestra foi incisiva: educar no século XXI requer presença ativa, vínculo afetivo, estabelecimento de limites e uma parceria contínua entre família e escola. Segundo as palestrantes, o bem-estar emocional dos jovens está diretamente ligado à qualidade da atenção que recebem, ao tipo de conteúdo que consomem online e às oportunidades de diálogo e convivência que encontram no cotidiano. Alinhado aos princípios da educação católica e à pedagogia salesiana — pautada na razão, na religião e na amorevolezza (amor educativo) —, o Colégio Salesiano Dom Bosco reforçou seu compromisso com a formação integral dos estudantes. A instituição destacou, no entanto, que nenhuma ação pedagógica substitui o acompanhamento afetuoso, atento e constante das famílias na vida de crianças e adolescentes. Por Cileide Siqueira [gallery columns="2" size="large" ids="450676,450675,450674,450673"]    
VER MAIS

IGREJA | Vaticano – Mensagem do Santo Padre aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana (16 de fevereiro – 12 de abril de 2025)

IGREJA | Vaticano – Mensagem do Santo Padre aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana (16 de fevereiro – 12 de abril de 2025)

7 de abril de 2025
Foto ©: Vatican Media (ANS – Cidade do Vaticano) – Publicamos abaixo a mensagem que o Santo Padre Francisco enviou aos participantes do XXIXº Capítulo Geral da Congregação Salesiana, realizado em Valdocco, Turim, de 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025: Mensagem do Santo Padre Queridos irmãos, Não podendo, infelizmente, encontrar-me convosco, envio esta mensagem por ocasião do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana e também do 150º aniversário da primeira expedição missionária de Dom Bosco à Argentina. Saúdo o novo Reitor-Mor, Padre Fabio Attard, desejando-lhe bom trabalho, e agradeço ao Cardeal Ángel Fernández Artime pelo serviço que prestou nestes anos ao Instituto e que oferece agora à Igreja universal. Mesmo à distância, desejo encorajá-los a viver com confiança e empenho este tempo de escuta do Espírito e de discernimento sinodal. Escolhestes, como tema para os vossos trabalhos, o lema: “Salesianos apaixonados por Jesus Cristo e consagrados aos jovens”. É um belo programa: ser “apaixonados” e “consagrados”, deixar-se envolver plenamente pelo amor do Senhor e servir os outros sem reservar nada para si, exatamente como fez, no seu tempo, o vosso Fundador. Mesmo que hoje, em comparação com aquele tempo, os desafios a serem enfrentados tenham mudado em parte, a fé e o entusiasmo permanecem os mesmos, enriquecidos com novos dons, como o da interculturalidade. Queridos irmãos, agradeço-vos pelo bem que fazeis em todo o mundo e encorajo-vos a continuar com perseverança. Abençoo de coração a vós e aos vossos trabalhos capitulares, bem como aos irmãos espalhados pelos cinco continentes, e peço, por favor, que rezeis por mim. Maria Auxiliadora vos acompanhe sempre. Francisco Desde o Vaticano, 2 de abril de 2025 Fonte: ANS
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Itália – Previsão: Última Semana e Conclusão do Capítulo Geral (6 a 12 de abril de 2025)

CONGREGAÇÃO | Itália – Previsão: Última Semana e Conclusão do Capítulo Geral (6 a 12 de abril de 2025)

7 de abril de 2025
(ANS – Turim) – O Capítulo Geral, que acontece em Valdocco, Turim, entrou em sua última semana. Após quase 50 dias de intenso trabalho, os capitulares se preparam para a conclusão deste significativo momento de discernimento e partilha. Os dias finais representam uma oportunidade para refletir sobre a experiência vivida, consolidar as decisões tomadas e retornar às suas respectivas inspetorias, levando consigo os frutos do trabalho realizado. A última semana será realizada em dois locais distintos: a primeira parte acontecerá em Valdocco, Turim, até quarta-feira; a segunda parte será em Roma, onde os capitulares se deslocarão na quinta-feira para viver os últimos dias do Capítulo. A comissão de coordenação organizou cuidadosamente o programa, que inclui momentos de oração, avaliação e preparação para o retorno às suas realidades. Domingo, 6 de abril: Celebração com o Reitor-Mor O dia 6 de abril foi marcado por uma solene celebração eucarística presidida pelo Reitor-Mor na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. Esse momento de oração e ação de graças marcou o início da semana de encerramento do Capítulo Geral, com agradecimentos aos fiéis e à Família Salesiana da Basílica de Maria Auxiliadora pela sua proximidade e orações, e convidando os capitulares a viverem os últimos dias deste importante caminho de discernimento com espírito de alegria e esperança. Segunda-feira, 7 de abril: Avaliação da Experiência Capitular O dia será inteiramente dedicado à avaliação pessoal e comunitária do Capítulo. A reflexão será feita com base na experiência atual, mas também com o objetivo de melhorar e viver de forma mais eficaz os processos futuros. O dia começará com as Laudes e a Missa nos grupos regionais e, às 9h00, na assembleia, continuará com uma reflexão bíblica conduzida pelo P. Eunan McDonald, inspetor da Irlanda, que oferecerá reflexões espirituais para ajudar na avaliação. Em seguida, os capitulares serão convidados a refletir sobre algumas questões-chave: Quais aspectos do Capítulo foram mais desafiadores ou exigentes? Quais momentos trouxeram mais energia e esperança? De que forma cada um poderá retornar à sua inspetoria como portador de renovação e paixão? A metodologia da escuta no Espírito, seguida durante todo o Capítulo, dará profundidade a essa avaliação, promovendo a escuta recíproca e o diálogo sincero. À tarde, as reflexões serão sintetizadas, e o dia será concluído com o “boa noite” do novo Conselheiro Geral para a Formação, P. Silvio Roggia. Após o jantar, será exibido no teatro o primeiro filme africano sobre Dom Bosco, “Oratory”, às 20h15. O filme, produzido pelo P. Cyril Odia, salesiano e membro do Capítulo, contará com a presença de alguns atores, num momento especial para todos. Terça-feira, 8 de abril: Votações Finais e Reflexões Regionais A terça-feira, último dia de trabalho capitular, será dedicada a dois momentos importantíssimos. Na parte da manhã, ocorrerão as votações finais, incluindo a votação da deliberação nº 35, referente a um tema importante que surgiu e foi compartilhado durante os trabalhos e que necessitava de maior aprofundamento, e a aprovação definitiva do texto capitular, com a introdução já apresentada na sexta-feira anterior. À tarde, os capitulares trabalharão em grupos regionais para responder a algumas questões essenciais: O que estamos levando do Capítulo? Como os frutos dessa experiência podem ser vividos em nível regional? Que testemunho e pedagogia podem ser usados para comunicar os valores e decisões do Capítulo? Quais sugestões podemos oferecer ao Reitor-Mor para o seu serviço de animação nos próximos seis anos? De fato, o artigo 19 do regulamento do Capítulo estabelece que “antes da conclusão do Capítulo Geral, cada Região, coordenada pelo Conselheiro Regional, deverá reunir-se para avaliar a situação da Região e identificar algumas linhas operativas que lhe dizem respeito, para apresentá-las ao Reitor-Mor e ao seu Conselho em vista do Projeto do novo sexênio. As Regiões poderão também oferecer sugestões para outras partes do Projeto do sexênio, se necessário”. O dia será encerrado com instruções práticas sobre a viagem e a devolução dos tablets pessoais, que serão redefinidos para outros usos. Quarta-feira, 9 de abril: Preparativos e Celebração com o Cardeal Artime A quarta-feira será dedicada aos preparativos para a transferência a Roma. Os capitulares terão tempo livre para organizar suas bagagens e se prepararem para a viagem. Às 18h30, está programada a celebração eucarística para todos, presidida pelo Reitor-Mor Emérito, Cardeal Ángel Fernández Artime. O Cardeal, que acompanhou espiritualmente o Capítulo à distância com as suas orações e o apoio discreto, conduzirá esse momento de ação de graças ao Senhor e terá a oportunidade de cumprimentar os capitulares, que ele havia convocado em setembro de 2023. A celebração, transmitida online, será também uma oportunidade para os capitulares se despedirem fraternalmente antes do encerramento do Capítulo. Quinta-feira, 10 de abril: Transferência para Roma O dia será dedicado à transferência para Roma, que acontecerá em dois grupos, com dois trens diferentes, às 7h50 e às 8h50. As bagagens serão enviadas para Roma e para as residências romanas por um veículo dedicado, enquanto os irmãos serão acompanhados até a estação Porta Susa de ônibus. A chegada a Roma está prevista para o horário do almoço. Sexta-feira, 11 de abril: Peregrinação ao Vaticano O dia será dedicado a uma peregrinação ao Vaticano, que começará com a celebração eucarística às 9h no Altar da Cátedra, seguida pela passagem pela Porta Santa. A celebração será presidida pelo novo Reitor-Mor, P. Fabio Attard, junto com os membros do Capítulo Geral. Esse momento espiritual será uma oportunidade para agradecer o caminho percorrido e confiar ao Senhor os frutos do Capítulo. O restante do dia será livre, oferecendo aos irmãos a oportunidade de visitar os locais jubilares e todos os lugares associados a Dom Bosco em Roma. Sábado, 12 de abril: Conclusão do Capítulo Geral O Capítulo será oficialmente concluído com a solene celebração eucarística às 11h, presidida pelo Reitor-Mor, P. Fabio Attard, na Basílica do Sagrado Coração de Roma. Após a missa, haverá os discursos finais e o encerramento oficial do Capítulo Geral pelo Regulador. Um Capítulo de Esperança e Renovação Esta última semana representa um momento precioso para consolidar o trabalho realizado e renovar o compromisso com o futuro da Congregação. O Capítulo Geral ofereceu aos irmãos a oportunidade de refletir profundamente sobre a missão salesiana, confrontar os desafios do presente e delinear as prioridades para os próximos anos. A paixão, a dedicação e o espírito de comunhão com que os capitulares viveram este importante evento são um sinal tangível do desejo de discernir, dialogar e tomar decisões corajosas, para que a Congregação possa responder com esperança e ousadia aos desafios do nosso tempo. Fonte: ANS
VER MAIS

ARACAJU (SE) | Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

ARACAJU (SE) | Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 7 de abril de 2025
(De esquerda para a direita: Prof. Dr. Prof. Dr. Makson Oliveira, Coord. Fernanda Lima e Prof. Jorge Costa) A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades. A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.  A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa.  [gallery columns="1" size="large" ids="450550"] Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor. [gallery columns="1" size="large" ids="450551"] Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal.  [gallery columns="1" size="large" ids="450552"] Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas.  Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante.  A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros. [gallery columns="1" size="large" ids="450553"] Por Jornalista Jeová 
VER MAIS

FAMÍLIA SALESIANA | Em Jaboatão dos Guararapes (PE), realizado o Encontro da Família Salesiana do Nordeste

FAMÍLIA SALESIANA | Em Jaboatão dos Guararapes (PE), realizado o Encontro da Família Salesiana do Nordeste

7 de abril de 2025
Entre os dias 28 e 30 de março de 2025, a Colônia Salesiana de Jaboatão acolheu o Encontro e Consulta da Família Salesiana (FS), organizado e motivado pelo Pe. Cleyton Coutinho, Delegado Inspetorial para a Família Salesiana. O evento reuniu representantes de diversos grupos que integram a rica e diversa presença salesiana no Brasil, num ambiente de fraternidade, escuta e partilha de missão. A simultaneidade com o Encontro da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) proporcionou uma bela oportunidade de convivência entre gerações e vocações, favorecendo a aproximação entre os jovens e os diferentes grupos da FS. Esse encontro reforçou os laços que unem a grande família de Dom Bosco e despertou nos participantes o desejo de continuar caminhando juntos, em comunhão e esperança. Estiveram presentes membros dos seguintes grupos: Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Salesianos Cooperadores, Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco, Voluntárias de Dom Bosco (VDB), Medianeiras da Paz, Irmãs da Congregação Santa Teresinha, Irmãs da Congregação Divino Mestre, Sociedade Joseleitos de Cristo, Comunidade Canção Nova, Movimento Auxilia e Voluntários com Dom Bosco. [gallery columns="1" size="large" ids="450573"] Durante o encontro, os representantes dos grupos também receberam mensagens de motivação diretamente de Valdocco, onde acontece o Capítulo Geral 29 dos Salesianos. As mensagens foram enviadas pelo Pe. Francisco Inácio, Inspetor Salesiano do Nordeste, e pelo Pe. Joan Luís Playà, Delegado Mundial do Reitor-Mor para a Secretaria da Família Salesiana, reforçando o sentido de unidade, pertença e missão comum. O encontro também contou com momentos formativos significativos, conduzidos pelo Pe. Anderson Alvelino, Pe. James Lucena e Pe. João Carlos, que ofereceram reflexões profundas sobre a identidade da Família Salesiana, sua missão no mundo de hoje e os desafios da vivência do carisma em rede. Um dos momentos mais simbólicos foi o Terço Iluminado, rezado em caminhada até a gruta, onde houve um encontro com Nossa Senhora. A atividade foi encerrada com a tradicional mensagem da Boa Noite, gesto querido por Dom Bosco e que rememora a espiritualidade familiar e próxima que caracteriza sua pedagogia. Esse gesto concreto ecoou de forma especial do convite da Estreia Salesiana de 2025: os grupos da Família Salesiana, caminhando com os jovens, em sinal de esperança”. Durante todo o fim de semana, esse espírito foi vivenciado com intensidade, reafirmando que não se pode conceber uma família sem momentos de convivência, de reconhecimento mútuo e de compromisso com a caminhada vocacional. O encontro reforçou a necessidade de se investir na sustentabilidade vocacional, através da valorização dos vínculos entre os grupos e da construção de estratégias que ampliem o conhecimento, a comunicação, a integração e o acolhimento da diversidade presente na Família Salesiana. Com alegria e esperança renovadas, os participantes retornaram às suas comunidades sentindo-se ainda mais entusiasmados para a Romaria da Família Salesiana e  comprometidos com a missão de Dom Bosco: caminhar com os jovens e ser sinal do amor de Deus no mundo. Por Gustavo Nery
VER MAIS

NOTÍCIAS

ORDENAÇÃO PRESBITERAL | As palavras de gratidão dos novos ​padres salesianos

Repleta de emoção, a mensagem de agradecimento dos novos padres salesianos Fabrício Lima de Souza e Pedro Francisco Xavier Neto no final da celebração de Ordenação Presbiteral, ocorrida nesta última sexta-feira na Colônia Salesiana São Sebastião (Jaboatão dos Guararapes-PE): Com reverente alegria e coração profundamente agradecido, meu irmão no presbitério Pe. Pedro e eu, elevamos […]
VER MAIS

ORDENAÇÃO PRESBITERAL | Fabrício Lima Souza e Pedro Francisco Xavier Neto: os neo-sacerdotes a serviço da juventude

Pela imposição das mãos de S. Exª Rev.ma Dom Edilson Soares Nobre, Bispo da Diocese de Oeiras (PI), em Missa concelebrada pelo Padre Inspetor, Francisco Inácio, padres salesianos e diocesanos, nesta última sexta-feira, 12 de dezembro, na Colônia Salesiana São Sebastião, em Jaboatão dos Guararapes, aconteceu a Ordenação Presbiteral dos diáconos Fabrício Lima de Souza […]
VER MAIS

Salesianos RN | Celebração Crisma e Primeira Eucaristia em cerimônias na Catedral Metropolitana

Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Pastoral Escolar dos Colégios Salesianos do RN, São José e Dom Bosco, realizou duas celebrações marcantes para a caminhada de fé da comunidade educativa: as cerimônias de Crisma e Primeira Eucaristia, ambas realizadas na Catedral Metropolitana de Natal. Os eventos reuniram catequizandos, famílias, educadores, equipe pastoral e convidados em momentos de profunda […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE