Natal-Gramoré (RN) | Centro Educacional Dom Bosco encena a Paixão de Cristo e emociona a comunidade

Natal-Gramoré (RN) | Centro Educacional Dom Bosco encena a Paixão de Cristo e emociona a comunidade

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 16 de abril de 2025 Por paulo
No último sábado, 12 de abril, nossa casa foi palco de uma vivência marcante de fé e emoção: a apresentação da Paixão de Cristo, encenada pelos próprios educandos do Centro Educacional Dom Bosco. A atividade foi conduzida por Nathan, educador responsável pela oficina de teatro, e teve como objetivo promover um momento de reflexão sobre os últimos passos de Jesus antes da sua morte e ressurreição. A apresentação, intitulada “A Paixão de Cristo – As mães que choram seus filhos”, é um espetáculo sacro que relembra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Inspirada no exemplo de Maria, mãe de Jesus, a encenação também nos convida a olhar para as dores das mães que, ainda hoje, perdem seus filhos para a violência. O espetáculo se apresentou como uma oportunidade de nos aproximar dos mistérios pascais, mas, sobretudo, como um momento profundo de fé e espiritualidade cristã. [gallery columns="2" size="large" ids="450815,450816,450817,450818"] A encenação percorreu os principais acontecimentos da vida de Jesus, desde seus encontros com o povo e gestos de cura até os episódios finais, como a última ceia, o julgamento e a crucificação — cenas que emocionaram e tocaram o público presente. Além do teatro, a apresentação contou com momentos coreografados que intensificaram ainda mais a expressividade da encenação. Ana Clara, pedagoga da casa e responsável pelas coreografias, compartilhou sobre sua vivência no processo criativo: “Cada coreografia que crio é uma jornada de autodescoberta e expressão. Ao transformar emoções em movimentos, busco não apenas fazer movimentos, mas também tocar o coração do público. Ver a reação das pessoas, muitas vezes surpreendidas e emocionadas, é a maior recompensa. Coreografar para a Paixão de Cristo me permitiu ultrapassar limites e mostrar que, com dedicação e paixão, é possível alcançar as pessoas com a dança.” Nathan, que dirigiu o espetáculo, falou sobre o processo de criação e os frutos gerados a partir da vivência artística: “O espetáculo começou a partir da elaboração de textos e, a partir disso, nós também, junto às nossas crianças e adolescentes, iniciamos o trabalho de leitura dramática e montagem do tema. Em 2025, o tema abordado foi ‘As mães que choram por seus filhos’. Foi um momento muito propício, especialmente por estarmos vivenciando, de forma muito singular, a Semana Santa – mais especificamente, o início dela. A partir desse espetáculo, conseguimos aguçar, nas crianças e adolescentes, a sensibilidade artística e a expressão por meio da arte.” [gallery columns="2" size="large" ids="450820,450821"] Para assistir ao espetáculo, foi cobrado um ingresso solidário no valor de R$ 5, revertido em alimentos e materiais artísticos que serão utilizados em outras atividades da casa, fortalecendo a proposta educativa e social do CEDB. Com o apoio dos educadores e a participação ativa dos jovens, o evento foi construído com muito cuidado, dedicação e sentido de comunidade. O envolvimento de todos foi fundamental para que a proposta fosse realizada com beleza, respeito e profundidade. A noite contou ainda com a presença da deputada estadual Eudiane Macedo e de seu esposo, o vereador Tárcio, além dos diretores da casa, o padreEliano, SDB, e Mário Cláudio, que prestigiaram a apresentação e acompanharam de perto a vivência da comunidade. A apresentação reforçou o compromisso do Centro Educacional com a formação integral dos jovens, unindo cultura, arte e fé. Momentos como esse mostram que a evangelização e a vivência comunitária seguem sendo pilares da missão salesiana em Gramoré. Por Ana Beatriz
VER MAIS

RECIFE (PE) | Alunos vivem o Sacramento da Reconciliação

RECIFE (PE) | Alunos vivem o Sacramento da Reconciliação

15 de abril de 2025
Silenciar por dentro para ouvir a voz de Deus. Durante a ultima semana, vivemos um momento único, profundo e inesquecível com os nossos alunos: o Sacramento da Reconciliação. A Basílica do Sagrado Coração de Jesus se transformou em um verdadeiro refúgio de paz, acolhimento e fé. Em meio ao cotidiano corrido, nossos jovens foram convidados a fazer uma pausa — uma pausa que não foi apenas no tempo, mas na alma. Com o coração aberto e o espírito entregue, cada um deles teve a oportunidade de olhar para dentro de si e reencontrar aquele que nunca deixa de amar: Deus. [gallery size="large" ids="450734,450735,450736,450737,450738,450739"] Foi um tempo de reflexão, escuta e coragem. Coragem para reconhecer as próprias falhas, coragem para pedir perdão, coragem para recomeçar. Em cada confissão, uma história sendo acolhida. Uma lágrima, um sorriso e um alívio. A leveza de saber que, com Deus, sempre existe um novo caminho. Esse é o verdadeiro sentido da salesianidade: caminhar ao lado dos jovens, não só ensinando conteúdos, mas formando corações sensíveis, humanos e espiritualmente despertos. Dom Bosco sonhava com uma juventude de fé viva, guiada pelo amor, e essa semana foi a concretização desse sonho: jovens tocados pela graça, cheios de esperança e dispostos a seguir pelo caminho do bem. Ser Salesiano é isso. É fazer da escola um lar. É fazer da fé uma ponte. É transformar encontros em renascimentos. E nós seguimos assim, com o coração cheio de gratidão, por sermos instrumentos desse amor que transforma e salva. Por Rafael Cunha - Comunicação do Salesiano Recife
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | RMG – Sinais de Esperança em um Mundo Fragmentado: A Mensagem Conclusiva do 29º Capítulo Geral

CONGREGAÇÃO | RMG – Sinais de Esperança em um Mundo Fragmentado: A Mensagem Conclusiva do 29º Capítulo Geral

14 de abril de 2025
(ANS – Roma) – O 29º Capítulo Geral da Congregação Salesiana foi concluído no dia 12 de abril de 2025, na Basílica do Sagrado Coração em Roma, após a celebração eucarística. Este momento marcou o término de um caminho de discernimento, reflexão e oração que durou 55 dias, com o tema central “Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos jovens.” A cerimônia de encerramento, realizada por volta do meio-dia, foi um momento de profunda gratidão, comunhão e renovado compromisso com o futuro da missão salesiana. A presença de Sua Eminência, o Cardeal Giuseppe Versaldi, titular da Basílica do Sagrado Coração, acrescentou um sinal adicional de apoio espiritual à Congregação. O Reitor-Mor, Pe. Fabio Attard, proferiu o seu discurso final, no qual compartilhou os frutos do Capítulo e indicou as diretrizes para o futuro da Congregação. Em seu discurso, o Pe. Fabio expressou profunda gratidão pela experiência vivida durante o Capítulo Geral, descrevendo-a como um “momento de Pentecostes Salesiana.” Ele destacou como o Espírito Santo guiou cada fase do Capítulo por meio do método da “conversa no Espírito”, e convidou toda a Congregação a continuar nesse caminho de escuta e discernimento. Pontos Principais do Discurso do Pe. Fabio 1. A Presença do Espírito Santo: O Capítulo foi vivido como um momento de Pentecostes, no qual o Espírito Santo foi constantemente invocado e sentido, guiando os Salesianos em seu discernimento. 2. O Capítulo como um Marco: O Pe. Fabio descreveu o Capítulo como um marco que assegura a continuidade do caminho iniciado em Valdocco e que hoje se renova com o mesmo espírito de compromisso e dedicação. 3. O Documento Final: O Capítulo foi concluído com a aprovação de um Documento Final, que guiará a Congregação no período 2025–2031. No entanto, o Pe. Fabio enfatizou que o valor desse documento dependerá da capacidade dos Salesianos de manter o espírito de escuta, abertura e acompanhamento do Espírito Santo. 4. Conversão Pessoal: O Pe. Fabio ressaltou a importância da conversão pessoal, enfatizando que toda renovação pastoral deve começar com uma mudança profunda e autêntica no coração de cada Salesiano. A conversão pessoal, disse ele, não é uma experiência intimista, mas o fundamento para um cuidado pastoral e espiritual renovado. 5. Conhecer Dom Bosco: Não basta amar Dom Bosco; é necessário conhecê-lo profundamente. O Pe. Fabio advertiu contra um conhecimento superficial do carisma salesiano, que corre o risco de reduzir a missão a simples atividades de fachada. Ele chamou os Salesianos a estudar seriamente Dom Bosco para encarnar o seu espírito nos contextos de hoje. 6. Um Sinal de Esperança em um Mundo Fragmentado: Em um mundo marcado por conflitos, guerras e ideologias que tiram a dignidade dos jovens, o Pe. Fabio lembrou que os Salesianos devem ser um sacramento de esperança, oferecendo aos jovens espaços de crescimento, acolhimento e futuro. 7. Coragem e Autenticidade: Ele chamou os Salesianos a crescerem em fidelidade e profecia, destacando que essas virtudes formam o fundamento da missão salesiana. A coragem demonstrada durante o Capítulo deve servir como base para enfrentar os desafios futuros sem se deixar paralisar pelo medo. 8. Novos Desafios: Ele identificou dois campos de atenção para o futuro: A inteligência artificial (IA): considerada uma nova fronteira para a missão salesiana. O Pe. Fabio lembrou que, embora a IA possa ser uma ferramenta útil, ela nunca poderá substituir o toque humano e pastoral que define o carisma salesiano. O cuidado com a ecologia integral: que exige uma mudança de mentalidade e um compromisso educativo para promover uma relação saudável com a criação. 9. A Visão do Oratório de Valdocco: O Pe. Fabio reiterou que o modelo do Oratório de Valdocco—uma casa, uma paróquia, uma escola e um pátio—deve permanecer o critério permanente para discernir e renovar cada atividade salesiana. Agradecimentos Especiais Ao final de seu discurso, o Pe. Fabio expressou sua gratidão ao Pe. Stefano Martoglio, Vigário do Reitor-Mor, por sua contribuição na condução da Congregação durante a preparação do Capítulo. Ele agradeceu ao Pe. Alphonse Owoudou, moderador do Capítulo, por sua dedicação na coordenação dos trabalhos. Além disso, agradeceu ao Pe. Pascual Chávez por sua valiosa contribuição durante o Capítulo e por aceitar preparar reflexões úteis para a implementação das diretrizes capitulares. Por fim, agradeceu a Sua Eminência, o Cardeal Giuseppe Versaldi, por sua presença e apoio espiritual. Após esses agradecimentos, o moderador, Pe. Alphonse Owoudou, declarou oficialmente encerrado o 29º Capítulo Geral. A cerimônia foi concluída com todos os capitulares voltados para a imagem de Maria Auxiliadora, cantando e rezando. Os membros salesianos do Capítulo confiaram os frutos do Capítulo e o seu compromisso de viver o carisma de Dom Bosco com autenticidade. Olhando para o Futuro O 29º Capítulo Geral deixou um forte legado espiritual e pastoral, oferecendo uma visão clara para os próximos seis anos. Como destacou o Pe. Fabio: "Quando estamos verdadeiramente apaixonados por Cristo e dedicados aos jovens, descobrimos que caminhar juntos é belo, mesmo que seja desafiador." Com essa perspectiva, a Família Salesiana está pronta para continuar seu caminho, levando esperança, luz e amor aos jovens de todo o mundo. Clique aqui e confira a Mensagem Final do 29º Capítulo Geral Fonte: ANS [gallery size="large" ids="450719,450720,450721,450722,450723,450724,450725,450726,450727,450728,450729,450730"]
VER MAIS

AMA | Em Recife, associação se prepara para a 26ª Via Sacra da Fraternidade na Quarta-feira Santa

AMA | Em Recife, associação se prepara para a 26ª Via Sacra da Fraternidade na Quarta-feira Santa

Comunicação 14 de abril de 2025
Na próxima Quarta-feira Santa, 16 de abril, as ruas do centro do Recife se transformarão em um grande caminho de fé e reflexão com a realização da 26ª Via Sacra da Fraternidade. O evento, promovido pela AMA – Associação Missionária Amanhecer, entidade salesiana presidida pelo Pe. João Carlos, SDB, é um dos momentos mais expressivos da **Semana Santa* na Arquidiocese de Olinda e Recife, reunindo fiéis de todas as idades para reviver os últimos passos de Jesus rumo ao Calvário. [gallery columns="2" size="large" ids="450712,450713"] A concentração dos participantes está marcada para as 6h da manhã, no Pátio de São Pedro, com momentos de oração e cantos. Às 9h, tem início a caminhada pelas principais ruas do comércio do centro da cidade. Durante o percurso, 14 estações da cruz serão encenadas nas fachadas de lojas e prédios, numa representação simbólica do trajeto de Jesus pelas ruas de Jerusalém. [gallery columns="2" size="large" ids="450709,450710"] A cruz e seu significado Um dos pontos mais marcantes da Via Sacra é o revezamento dos participantes no carregamento de uma cruz de madeira rústica, com mais de 100 quilos. O gesto, além de simbólico, expressa penitência, fé e união entre os fiéis. Homens, mulheres, jovens e idosos se alternam nesse esforço coletivo, tornando o momento ainda mais tocante e significativo. Tema: Fraternidade e Ecologia Integral A edição deste ano está em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Em cada estação, os participantes são convidados a refletir sobre o cuidado com a criação e a urgência de relações mais fraternas, não apenas entre as pessoas, mas também com o meio ambiente. Encerramento com Celebração Eucarística O evento será encerrado com a Santa Missa às 11h, na Basílica da Penha, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Josivaldo Bezerra*. Um momento de profunda espiritualidade que conclui a caminhada com louvor, gratidão e renovação da fé. Gesto concreto de solidariedade Durante a Via Sacra, será realizada a coleta de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Abrigo São Francisco de Assis, no município do Cabo de Santo Agostinho. A ação solidária reforça o compromisso cristão de cuidar dos mais vulneráveis. O fundador da AMA, padre João Carlos, destaca o valor espiritual e social da Via Sacra da Fraternidade: “Mais do que recordar o Calvário de Jesus, carregar a cruz é assumir o compromisso de proteger a criação, despertar consciências e cultivar relações fraternas. Neste ano, esse gesto se amplia ainda mais: é fé com responsabilidade, é amor que transforma o mundo.” [gallery columns="1" size="large" ids="450714"] Serviço Evento: 26ª Via Sacra da Fraternidade Data: Quarta-feira Santa – 16 de abril de 2024 Local: Centro do Recife Concentração: 6h – Pátio de São Pedro Início da caminhada: 9h Missa de encerramento: 11h – Basílica da Penha Ação solidária: Arrecadação de alimentos não perecíveis para o Abrigo São Francisco de Assis Contatos – Assessoria de Imprensa da AMA Pe. João Carlos, SDB: (81) 99971-3271 Jornalista Wilson Firmo: (81) 99781-5686 Jornalista Viviane Arruda: (81) 8825-2644
VER MAIS

COMUNICAÇÃO | Novo Conselheiro Geral para Comunicações aponta missão salesiana no ambiente digital e novo paradigma comunicacional

COMUNICAÇÃO | Novo Conselheiro Geral para Comunicações aponta missão salesiana no ambiente digital e novo paradigma comunicacional

14 de abril de 2025
Novo Conselheiro Geral para as Comunicações, P. Fidel Maria Orendain, em entrevista à Agenzia Info Salesiana (ANS). Foto: Reprodução ANS   Conselho Geral propõe mudança de paradigma diante da cultura digital O novo conselheiro geral para o setor das Comunicações da Congregação Salesiana, padre Fidel Maria Orendain, SDB, afirmou, em entrevista ao portal ANS, que a comunicação passou a exigir dos salesianos uma presença missionária no universo digital. Segundo ele, o Capítulo Geral 29 indicou com clareza que os salesianos devem compreender o mundo digital como um novo campo de missão. “A realidade que nos atinge agora é que não conhecemos o suficiente desse mundo digital porque ele evolui continuamente”, declarou. Ele destacou que, por muito tempo, os salesianos enxergaram o ambiente digital apenas como um conjunto de ferramentas a serem utilizadas na evangelização. No entanto, a atualidade exige uma mudança de olhar. “Enquanto estávamos acostumados a vê-lo como um meio, somos agora chamados a nos tornarmos missionários dentro dele”, afirmou. Ambiente digital se torna novo oratório Na entrevista, Don Fidel reconheceu que o ambiente digital carrega uma cultura própria. Ele afirmou que os salesianos devem encarar as redes sociais, a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial como espaços de presença evangelizadora. “Não se trata apenas de saber usar as ferramentas, mas de compreender que esse é um oratório. Um ambiente onde se deve construir aquilo que Dom Bosco sempre desejou: um lar, uma escola, uma igreja, um pátio, seguro para os salesianos e para os jovens.” Na reflexão que fez, o conselheiro recorreu à encíclica Laudato Si’ para ampliar o conceito de mundo poluído, estendendo-o ao digital. “O Santo Padre vê o mundo como algo corrompido e poluído. Costumamos aplicar isso apenas ao mundo natural, mas o mundo digital é, talvez, um dos mais poluídos. Nossos jovens estão imersos nele, e muitos salesianos também,”, afirmou. Presença salesiana busca engajamento e fortalecimento dos jovens Questionado sobre o impacto da mídia sobre os jovens, Don Fidel lembrou que eles se tornam, simultaneamente, atores e vítimas nesse sistema. Ele ressaltou que a identidade salesiana deve permanecer firme mesmo diante das seduções digitais. “O fascínio das redes sociais e dos dispositivos eletrônicos pode nos fazer perder a identidade e o carisma”, alertou. Segundo o novo Conselheiro Geral Salesiano para o setor das Comunicações, a missão salesiana no ambiente digital deve preservar três aspectos fundamentais: o encontro com os jovens, o engajamento com suas realidades e o empoderamento para que assumam o protagonismo. “Não podemos salvar os jovens se não conhecermos os perigos que enfrentam. E também não podemos salvá-los se nós mesmos estivermos em risco.” Integração da comunicação exige sinergia entre os setores O conselheiro também indicou que a integração entre os diversos setores da missão salesiana é necessária para garantir eficácia na comunicação. Ele defendeu a sincronização entre as comissões da Congregação, incluindo o setor de comunicação social, a pastoral juvenil, a animação missionária, a animação vocacional e a Família Salesiana. “Devemos envolver todos na formação e na informação que o mundo digital exige de nós.” Para os próximos seis anos, Don Fidel acredita que a Congregação deva criar uma cultura organizacional que valorize a comunicação como elemento transversal. “Definitivamente, a comunicação é muito importante”, concluiu padre Fidel, ao reiterar o compromisso com uma presença ativa, organizada e formativa no ambiente digital. Por Euclides Brites (Missão Salesiana de Mato Grosso)| Com informações: Agenzia Info Salesiana (ANS) [embed]https://www.youtube.com/watch?v=PHgN1cbQ5fA[/embed]
VER MAIS

NOTÍCIAS

JABOATÃO (PE) | Centro Educacional Dom Bosco realiza visita técnica à empresa Lear no polo automotivo de Goiana/PE

No dia 16 de dezembro, o Centro Educacional Dom Bosco, localizado em Jaboatão dos Guararapes (PE), promoveu uma visita técnica à empresa Lear, localizada no polo automotivo da Stellantis, em Goiana/PE. A atividade contou com a participação dos alunos concluintes do curso de Informática Básica, proporcionando uma importante experiência de aproximação com o ambiente industrial. […]
VER MAIS

PARNAMIRIM (RN) | Atletas e técnicos do Salesiano Dom Bosco são reconhecidos na Premiação Ouro do JERNS 2025

Foi realizada ontem a cerimônia de Premiação do Atleta Ouro e Técnico Ouro, um momento especial de reconhecimento aos atletas e técnicos que mais se destacaram ao longo do JERNS 2025, representando o Salesiano Dom Bosco com excelência, dedicação e espírito esportivo. A solenidade também celebrou a expressiva campanha da instituição, que conquistou o título […]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Inspetores do Cone Sul se reúnem em Buenos Aires e celebram 150 anos da missão salesiana na Argentina

Inspetores salesianos da América Cone Sul em reunião com o Reitor-mor, Don Fabio Attard, o vigário do Reitor-mor, Stefano Martoglio, , o conselheiro para as Missões, Don Jorge Crisafulli, o regional para a América Cone Sul, padre Gabriel Romero. Foto: Inspetoria Salesiana Argentina Sul (ARS) Os inspetores salesianos da América Cone Sul se reuniram nos […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE