JUAZEIRO DO NORTE | Rádio FM Padre Cícero ganha 2º lugar na categoria ‘áudio’ em Prêmio de Jornalismo da Ambiental Ceará

JUAZEIRO DO NORTE | Rádio FM Padre Cícero ganha 2º lugar na categoria ‘áudio’ em Prêmio de Jornalismo da Ambiental Ceará

PRESENÇA SALESIANA EM RÁDIOS 27 de abril de 2026 Por paulo
O final de semana foi de festa para a equipe da FM Padre Cícero. No sábado, dia 25 de abril, a emissora conquistou o 2º lugar no Prêmio de Jornalismo Ambiental, promovido pela Ambiental Ceará e Ambiental Crato, empresas do grupo Aegea, na categoria áudio. Este ano a premiação incentivou a produção de conteúdos sobre o tema: “Como a universalização do esgotamento sanitário transforma vidas e contribui no cuidado com o meio ambiente”, premiando trabalhos que abordassem o saneamento, meio ambiente, saúde pública e desenvolvimento sustentável. A premiação foi dividida em sete categorias, texto, áudio, telejornalismo, redes sociais, universitário, fotojornalismo e repórter cinematográfico. [gallery columns="1" size="large" ids="459110"] O trabalho premiado da FM Padre Cícero teve como título “Além da obra: como o saneamento melhora a vida e o meio ambiente”, abordando a melhora na qualidade de vida, valorização de imóveis, mais dignidade e bem-estar, contando com falas de moradores, especialista em meio-ambiente e engenheiro ambiental. “Pensar e produzir uma matéria, sempre é um desafio. Iniciamos a produção dessa matéria ainda em 2025, pensando em entrevistados, abordagens, texto e em como estruturar tudo isso, para que fosse compreendido pelo ouvinte, sem ficar algo muito técnico e difícil de entender”, explicou Thaís Cândido, jornalista da FM Padre Cícero responsável pela produção e narração da matéria. “E conseguir levar esse prêmio, sem dúvidas, é uma felicidade. Por todo trabalho que fizemos, por um reconhecimento da nossa emissora e claro, para os ouvintes. Porque tudo que fazemos, sempre pensamos em como o ouvinte vai receber, entender. Afinal, eles que fazem nossa rádio”, finalizou. [gallery size="large" ids="459111,459112,459113"] O coordenador de programação da FM Padre Cícero, Paulo Sergio Nascimento, também esteva no projeto, responsável pela edição e revisão de texto. “Estou muito feliz com essa premiação que recebemos. Foi maravilhoso todo o momento do evento. Sendo reconhecido nosso trabalho, a matéria que foi produzida pela nossa rádio, foi pensada, escrita, gravada, com muito carinho. Isso dá um gás, para que a gente continue nosso trabalho e busquemos novos objetivos, novos prêmios. Então, só tenho de fato a agradecer a Deus por tudo isso e parabenizar também a nossa equipe maravilhosa. ” [gallery columns="1" size="large" ids="459114"] O gestor administrativo da FM Padre Cícero, o Francisco Mário, também se fez presente no evento de premiação. Para ele, a premiação solidifica o trabalho da emissora. “Aproveitar para parabenizar a jornalista, Thais Cândido, do Jornal da Tarde, e o Paulo Sérgio, nosso coordenador de programação, eles que protagonizaram essa participação. Quero registrar também que esse prêmio marca ainda mais a solidez de nossa emissora e o seu compromisso em gerar informação com qualidade. Quero agradecer também, de forma especial, aos nossos ouvintes que cotidianamente acompanham a nossa programação e confiam em nossa missão. A rádio FM Padre Cícero todos os dias, dispõe de uma equipe comprometida, em educar e evangelizar através deste meio de comunicação”, exalta Francisco Mário. Por Comunicação Rádio FM Padre Cícero
VER MAIS

JABOATÃO (PE) | Centro Educacional Dom Bosco amplia atuação e fortalece presença em Goiana com jovens aprendizes

JABOATÃO (PE) | Centro Educacional Dom Bosco amplia atuação e fortalece presença em Goiana com jovens aprendizes

27 de abril de 2026 VER MAIS

RECIFE | Jogos de tabuleiro se transformam em revisão dinâmica para as provas com os alunos do 9º ano

RECIFE | Jogos de tabuleiro se transformam em revisão dinâmica para as provas com os alunos do 9º ano

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 27 de abril de 2026
Alunos do 9° B do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Salesiano Recife, orientados pela professora Danilma Soares, participaram de uma atividade prática na qual produziram um jogo de tabuleiro com o objetivo de revisar os conteúdos estudados em sala de aula para a avaliação. A proposta foi desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa, a partir de uma atividade apresentada no Caderno de Atividades da Edebê, onde indicava a produção de um jogo de tabuleiro com o objetivo de revisar os conteúdos vistos em sala e que estariam presentes nas avaliações, a iniciativa proporcionou aos alunos uma maneira de aprender e fixar, com mais facilidade os assuntos estudados. Organizados em grupos, os alunos foram desafiados a desenvolver e planejar os seus próprios jogos pensando na criação de alguns pontos importantes para a construção do tabuleiro, como identidade visual, componentes, preparação do material, regras de movimentação dos participantes, mecânica das cartas as quais precisavam contemplar os conteúdos trabalhados na disciplina, regras de ouro e tudo mais que envolve a jogabilidade do que estava sendo produzido. Após a criação no Laboratório Maker, os alunos colocaram os jogos à prova e puderam revisar os conteúdos de forma descontraída. O aluno Vinicius Santos, junto com o seu grupo, desenvolveu um jogo inspirado na copa do mundo e compartilhou sua opinião sobre a atividade. [gallery size="large" ids="459094,459095,459096,459097,459098,459099"] “Acho muito interessante essa proposta que a professora Danilma traz com os jogos de tabuleiro. A gente faz algumas perguntas usando o conteúdo estudado e, no tabuleiro, nós usamos as cores temáticas do Brasil.” Maria Helena, contou que gostou da proposta didática de sair da sala de aula para produzir algo diferente, transformando em prática aquilo que foi visto no primeiro capítulo do material explorado, além de valorizar o momento de interação com os seus colegas de turma. “Eu achei que foi muito interessante porque tínhamos que englobar todo o conteúdo, então também serviu como uma forma de revisão. Eu achei muito divertido.” A atividade reforça a importância de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, mostrando que é possível aprender de forma criativa, participativa e significativa. Por Laís Tavares
VER MAIS

CJC | Vem Seguir encerra programação festiva dos 60 anos do Movimento CJC

CJC | Vem Seguir encerra programação festiva dos 60 anos do Movimento CJC

CJC 27 de abril de 2026
No dia 19 de abril, o evento Vem Seguir marcou um dos momentos mais expressivos da celebração dos 60 anos do Movimento CJC, reunindo jovens, famílias e toda a comunidade em uma grande manifestação de fé, alegria e unidade. A programação teve início com a concentração em frente à Igreja Matriz de São José, de onde os participantes partiram em caminhada até a Igreja de São Sebastião, local onde nasceu a missão do movimento. O percurso, profundamente simbólico, conectou o presente com as origens do CJC, transformando cada passo em memória viva de uma história construída ao longo de seis décadas. [gallery columns="2" size="large" ids="459080,459081"] Durante o trajeto, as ruas se tornaram espaço de evangelização. A juventude, com entusiasmo e espírito de comunhão, expressou sua fé por meio de cantos, animação e testemunho, revelando a força de um movimento que continua vivo e atuante. Mais do que um momento festivo, o Vem Seguir se apresentou como uma experiência de Igreja em saída, que vai ao encontro das pessoas e anuncia, com alegria, a mensagem de Cristo. Foi um convite concreto para que mais jovens se aproximem, se integrem e façam parte dessa caminhada que transforma vidas. Inserido na vivência dos 60 anos do Movimento CJC, o evento reforçou o sentido de continuidade da missão iniciada há seis décadas. Ao chegar à Igreja de São Sebastião, ponto final do percurso e berço do movimento, a emoção tomou conta dos participantes, que deram as mãos e formaram uma grande ciranda em frente à capela, celebrando, em unidade, a história, a fé e a alegria que marcam a caminhada do CJC. Assim, o Vem Seguir se firmou como um verdadeiro testemunho de fé e pertença, encerrando de forma marcante esse dia tão significativo. Uma expressão concreta de que a caminhada segue firme, sustentada pela alegria, pela fé e pelo compromisso de seguir e fazer seguir. Por Wallacy Ferreira, Lider de Comunicação do Movimento CJC
VER MAIS

AREIA BRANCA | Atletas do Taekwondo da OSDB se destacam no Campeonato Estadual

AREIA BRANCA | Atletas do Taekwondo da OSDB se destacam no Campeonato Estadual

27 de abril de 2026
Atletas do Taekwondo do projeto Convivendo com Cidadania, Esporte e Lazer, da Obra Social Dom Bosco (OSDB) de Areia Branca/RN, conquistaram excelentes resultados no Campeonato Estadual de Taekwondo 2026. No último sábado (25/04), os jovens Ramayana Joaney e Allyson Richardson participaram da principal competição da modalidade no estado, promovida pela Federação Potiguar de Taekwondo (FPTKD-RN). Os atletas, praticantes da arte marcial sul-coreana, competiram na modalidade Poomsae (formas padronizadas), nas categorias individual e dupla mista. O destaque ficou por conta da conquista da medalha de ouro na dupla mista, na categoria sub-30 (até 30 anos). Além disso, ambos garantiram medalha de bronze em suas respectivas categorias individuais (sub-30 masculino e feminino). Com desempenho de 100% de aproveitamento, os atletas da OSDB subiram ao pódio em todas as categorias que disputaram. Eles integraram a equipe da ASTC, comandada pelo mestre Marcelo Fernandes, que se sagrou campeã na modalidade Poomsae, conquistando o tricampeonato estadual (2024, 2025 e 2026). O professor David Franklin, instrutor da oficina de Taekwondo da OSDB há mais de três anos, destacou a importância do resultado: “Foi nossa primeira participação no Campeonato Estadual e já trouxemos um resultado bastante expressivo. Estou muito satisfeito e grato pelo empenho dos atletas.” [gallery size="large" ids="459084,459085,459086,459087,459088,459089"] Além de treinador, o professor também competiu e obteve excelentes resultados, conquistando medalha de ouro nas modalidades Poomsae (individual sub-50) e Kyorugui (luta, categoria Master 3 até 68kg). Por fim, o professor agradeceu o apoio institucional: “Agradeço à coordenação da OSDB, nas pessoas de Danielly e Pe. Deyvison, pela confiança no trabalho desenvolvido ao longo destes mais de três anos à frente do Taekwondo no Oratório. O Taekwondo é uma modalidade que exige investimentos, e o apoio financeiro da instituição foi fundamental para viabilizar nossa participação no Estadual. Sem esse incentivo, não alcançaríamos esses resultados.” Agora, a equipe segue focada no próximo desafio: a Copa Nordeste de Taekwondo, que será realizada em Maceió/AL, entre os dias 5 e 7 de junho. Por Comunicação Obra Social Dom Bosco
VER MAIS

SALESIANOS BA | Cerimônia de Representantes de Turma incentiva espaços de diálogo e reafirma protagonismo juvenil

SALESIANOS BA | Cerimônia de Representantes de Turma incentiva espaços de diálogo e reafirma protagonismo juvenil

27 de abril de 2026
Estudantes assumem papel de liderança e compromisso com a construção coletiva do ambiente escolar As casas salesianas de Salvador realizaram, ao longo do mês de abril, as cerimônias de posse dos representantes de turma, envolvendo estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio. O momento reuniu educadores, pais e familiares, que acompanharam com orgulho a assunção dos jovens a funções de liderança e representatividade no cotidiano escolar. A solenidade teve início com momentos de oração conduzidos pelas equipes pastorais, reforçando o sentido formativo e espiritual da missão assumida pelos estudantes. Em seguida, a mesa foi composta por educadores das unidades, que participaram da entrega dos certificados e da acolhida oficial aos novos líderes. [gallery columns="1" size="large" ids="459074"] Durante a cerimônia, o diretor, Pe. Ilmário Pinheiro, destacou a inspiração no carisma de Dom Bosco ao abordar o papel da liderança juvenil na formação integral dos estudantes. “Quando Dom Bosco precisou organizar a congregação salesiana, ele buscou entre os jovens do oratório aqueles que poderiam assumir responsabilidades. Ele acreditava na educação e compreendia que a liderança não era apenas uma resposta a uma necessidade, mas uma oportunidade de formar grandes homens, pessoas de bem, capazes de contribuir com a sociedade”, ressaltou. Após a entrega dos certificados, os estudantes realizaram o juramento, assumindo publicamente o compromisso de exercer suas funções com responsabilidade, respeito e espírito de colaboração. O gesto simboliza a importância do papel de cada líder como ponte entre os colegas, educadores e a comunidade escolar. [gallery columns="1" size="large" ids="459073"] A proposta de representação de turma fortalece espaços de escuta, diálogo e participação ativa, incentivando os estudantes a desenvolverem senso de responsabilidade, empatia e compromisso coletivo. Nesse processo, os líderes tornam-se protagonistas na construção de um ambiente mais colaborativo e alinhado aos valores da educação salesiana. Inspirada na pedagogia de Dom Bosco, a iniciativa reforça a confiança depositada nos jovens e reconhece sua capacidade de contribuir de forma significativa para a vida escolar. Ao assumir esse papel, cada estudante é convidado a crescer não apenas como líder, mas como cidadão consciente, preparado para atuar com ética, solidariedade e compromisso com o bem comum. Por Comunicação Salesianos Bahia Imagens: Andressa Paiva / Marcilene Magalhães
VER MAIS

NOTÍCIAS

JABOATÃO | Solenidade de Pentecostes marca compromisso de cinco novos associados da ADMA

A Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) da Colônia Salesiana de Jaboatão dos Guararapes viveu um momento de profunda espiritualidade e alegria no último dia 24 de maio, Solenidade de Pentecostes e também memória litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora. Na ocasião, cinco novos associados realizaram seu compromisso oficial na associação, diante de Deus e sob o […]
VER MAIS

JOÃO PESSOA | Comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora celebra festa marcada pela fé, devoção e renovação da ADMA

Entre os dias 20 e 24 de maio, a comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jacarapé, na cidade de João Pessoa (PE), viveu dias intensos de fé, oração e devoção durante a festa dedicada à Mãe Auxiliadora dos Cristãos. A abertura da programação aconteceu no dia 20 de maio com a tradicional procissão da bandeira, […]
VER MAIS

JABOATÃO | Festa de Nossa Senhora Auxiliadora no Centro Educacional Dom Bosco

Na Solenidade de Pentecostes, a comunidade do Oratório Dom Bosco celebrou com fé e devoção a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. A programação contou com a tradicional procissão que antecedeu a Missa Solene, coroando uma programação iniciada no dia 21 de maio, reunindo fiéis em um momento marcado pela oração e renovação espiritual. O último […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE