PARNAMIRIM | Retiro: educandos em preparação para a Primeira Eucaristia

PARNAMIRIM | Retiro: educandos em preparação para a Primeira Eucaristia

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 29 de abril de 2026
O retiro da catequese, promovido pela Pastoral Escolar, foi um momento especial de encontro, reflexão e aprofundamento espiritual para os educandos que se preparam para receber o sacramento da Primeira Eucaristia. [gallery columns="1" size="large" ids="459164"] Mais do que uma pausa na rotina, o retiro é um convite ao silêncio interior, à escuta e à vivência da fé de forma mais profunda. Ao longo das atividades, as crianças puderam compreender melhor o significado da Eucaristia, reconhecendo-a como um dos momentos mais importantes da vida cristã, no qual recebemos Jesus como alimento espiritual e fortalecemos nossa caminhada de fé. [gallery columns="2" size="large" ids="459165,459166"] Receber a Primeira Eucaristia representa um marco na formação do educando cristão. É um passo significativo na construção de uma vida pautada nos ensinamentos de Cristo, no amor ao próximo, na solidariedade e no compromisso com valores que formam não apenas bons estudantes, mas, sobretudo, pessoas mais humanas e conscientes do seu papel no mundo. [gallery columns="2" size="large" ids="459167,459168,459169,459170"] Enquanto instituição católica, reforçamos, por meio de momentos como este, o nosso compromisso com a formação integral, que contempla não apenas o aspecto acadêmico, mas também a dimensão espiritual e os valores que sustentam a vida em comunidade. “Ao longo de todo o ano, a Pastoral acompanha ativamente os educandos em catequese, proporcionando vivências, encontros e reflexões que contribuem para uma preparação significativa e verdadeira, fortalecendo a fé e o sentido de pertencimento à comunidade cristã”, ressalta Charla Mara, coordenadora de Pastoral. Por Cileide Siqueira
VER MAIS

RECIFE | Vivências que ensinam: o Infantil 2 celebra o Dia dos Povos Indígenas com criatividade e aprendizado

RECIFE | Vivências que ensinam: o Infantil 2 celebra o Dia dos Povos Indígenas com criatividade e aprendizado

ESCOLA E CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 29 de abril de 2026
As turmas do Infantil 2 passaram por uma semana cheia de atividades de conscientização e vivência em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado oficialmente no dia 19 de abril. Durante essa semana, nossas crianças realizaram atividades propostas pelo material didático da Edebê, trabalhado em sala de aula ao longo de todo o ano letivo. Em uma das atividades, as crianças usaram toda a sua imaginação e criatividade para fazer desenhos em folhas de bananeira, utilizando como materiais principais tintas nas cores vermelha e preta. Os desenhos e as cores escolhidas foram inspirados nos grafismos indígenas, que são expressões da cultura e da identidade dessas comunidades. Por meio dos desenhos em representação aos grafismos, elas conseguiram explorar diferentes formas de linhas e traços, ampliando seus repertórios expressivos. Essa proposta também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora e da autonomia na produção artística dos nossos pequenos, que se expressam de maneira livre por meio da arte. [gallery columns="2" size="large" ids="459158,459159"] Além das tintas, as crianças do Infantil 2 exploraram a argila como uma nova possibilidade de pintura, em uma perspectiva sensorial e criativa. Nessa proposta, nossos alunos conseguiram investigar e sentir novas texturas, cores e formas, ampliando ainda mais suas experiências com materiais naturais. É possível perceber os benefícios que essas propostas trazem para o desenvolvimento integral das crianças, auxiliando no fortalecimento da imaginação, da sensibilidade e do prazer em criar novas formas de expressar seus sentimentos. “As crianças receberam a atividade com muita alegria, interesse e curiosidade em experimentar o material utilizado, explorando e descobrindo possibilidades de criar suas marcas”, destacou Ana Tereza, professora da Educação Infantil. [gallery columns="1" size="large" ids="459160"] As atividades propostas ao longo dessa semana fazem com que nossas crianças reconheçam e valorizem as culturas indígenas, promovendo desde cedo o respeito à grande diversidade cultural existente em nosso país. Por Laís Tavares
VER MAIS

RSB | Brasília sedia a Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil

RSB | Brasília sedia a Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil

ORATÓRIOS | Em Natal (RN), realizado o Encontrão Inspetorial de Oratórios

ORATÓRIOS | Em Natal (RN), realizado o Encontrão Inspetorial de Oratórios

OBRAS E SERVIÇOS SOCIAIS 28 de abril de 2026
Entre os dias 24 e 26 de abril de 2026, nas dependências do Colégio Salesiano São José, em Natal (RN), a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, em colaboração com o Pe. Júnior Lopes (diretor) e sua comunidade educativa, e com o apoio da Rede Salesiana Brasil, reuniu jovens animadores de 25 oratórios diários e festivos de seu território missionário. Sob o tema central “Oratório: casa que acolhe”, o encontro proporcionou uma intensa troca de experiência, oração, convivência e aprendizagem.3 [gallery columns="1" size="large" ids="459118"] As atividades tiveram início na tarde de sexta-feira com a acolhida das caravanas. Na abertura oficial, conduzida pelo Coordenador Inspetorial, Ir. Manoel Messias, e sua equipe: Eduarda Rebouças (Secretariado), Pe. Josemar Abel (Formação), Caio Alexandre (Comunicação) e Geraldino José (Assessoria), destacou-se a identidade do Oratório como um lugar de pertença, onde cada jovem deve sentir-se verdadeiramente em casa. Um dos pontos altos foi a escuta atenta das diferentes presenças, permitindo a partilha de desafios e êxitos. Sob a condução do Pe. Josemar Abel, os grupos debateram "Novas práticas de vivência oratoriana", buscando atualizar as formas de atrair e evangelizar a juventude. Esse diálogo resultou na elaboração de objetivos comuns para a construção do Projeto Inspetorial para os Oratórios. A programação também abordou temas fundamentais como o Sistema Preventivo e o Safeguarding (Salvaguarda), reforçando o compromisso com ambientes seguros e o cuidado com a integridade física e emocional de crianças, adolescentes e jovens. O Inspetor, Pe. Francisco Inácio, presidiu a Santa Missa e, ao refletir sobre o Evangelho do Bom Pastor, recordou que o Oratório deve ser a porta por onde as ovelhas entram para encontrar vida. Em clima de gratidão, os participantes retornaram revigorados às suas comunidades. Como resumiu a jovem animadora Eduarda Rebouças. "O amor que nos move é o mesmo. O Oratório é, acima de tudo, um coração que acolhe". [gallery size="large" ids="459126,459127,459132,459128,459131,459129,459130,459133,459134,459137,459123"] Por Eduarda Rebouças
VER MAIS

NOTÍCIAS

ARACAJU | Homenagens marcam a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Na última sexta-feira, 22 de maio, o Colégio Salesiano de Aracaju realizou a celebração de Nossa Senhora Auxiliadora. A missa foi presidida pelo diretor do Oratório Festivo, padre Antônio Neto, e concelebrada pelo padre Jonathan Loureiro, com a participação do salesiano Thomás Feitoza. A celebração aconteceu no Ginásio Dom Bosco e reuniu alunos, ex-alunos, familiares […]
VER MAIS

PARNAMIRIM | Família Salesiana celebra Maria Auxiliadora

Nos dias 21 e 22 de maio, o Colégio Salesiano Dom Bosco viveu momentos de profunda fé e devoção durante as celebrações em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Família Salesiana. A data, marcada por forte significado para a espiritualidade salesiana, reuniu educandos, educadores e famílias em uma programação especial repleta de emoção e […]
VER MAIS

JABOATÃO | Festa de Nossa Senhora Auxiliadora reúne multidão na Basílica Salesiana

A Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes, celebrou com grande fervor a festa em honra à Mãe Auxiliadora dos Cristãos, reunindo fiéis de diversas comunidades da região em uma intensa programação religiosa e festiva. Neste ano, a celebração principal foi antecipada para o sábado, 23 de maio, em virtude da coincidência do […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE