CONGREGAÇÃO | Índia – Centro juvenil salesiano transformado em centro de tratamento para pacientes com Covid-19

CONGREGAÇÃO | Índia – Centro juvenil salesiano transformado em centro de tratamento para pacientes com Covid-19

7 de julho de 2021 Por paulo
(ANS - Shillong) - Devido à emergência causada pela pandemia no país, o Centro Juvenil “Dom Bosco”, de Shillong, no nordeste da Índia, foi transformado em Centro de Atendimento para pacientes com Covid-19 enviados por hospitais. Desde o início desta nova “função sanitária", em 6 de maio, até o dia 30 de junho, o P. Michael Makri, Diretor do centro, e uma Equipe de apoio, composta por cinco leigos, acompanharam 59 pacientes até a plena recuperação. Para ampliar o serviço, foram convidadas a participar da iniciativa também algumas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e Irmãs Missionárias de Maria Auxiliadora (MSMHC). Após a avaliação da estrutura salesiana e a aprovação oficial como Centro de Assistência, as Autoridades sanitárias competentes designaram para o local um médico responsável para realizar os tratamentos; forneceram os equipamentos de proteção individual necessários, cilindros de oxigênio e desinfetantes; e providenciaram formação para as seis enfermeiras que trabalham no centro, três das quais são religiosas da Família Salesiana. Para garantir a máxima segurança na gestão dos casos, foram criadas várias entradas e saídas separadas; os 40 leitos disponíveis foram distribuídos em dois dormitórios separados e bem ventilados; todas as superfícies são frequentemente desinfetadas com um aparelho nebulizador; e foram montados vestiários específicos para que os profissionais de saúde possam ter segurança na hora de vestir ou remover os equipamentos de proteção individual (EPI), que são posteriormente descartados pelos funcionários municipais, juntamente com os demais resíduos hospitalares. O centro de tratamento destina-se a apenas pacientes do sexo feminino, sintomáticas ou paucissintomáticas, notificadas pelas autoridades competentes, assim como mulheres que não dispõem de espaço para isolamento em suas casas. O único paciente do sexo masculino foi um bebê de cinco meses, que teve alta com a mãe, ambos em excelentes condições de saúde. As pacientes são constantemente monitoradas e contam com medicamentos básicos, paracetamol, vitaminas, além de uma dieta farta e balanceada, criada especificamente para elas. Assim que um leito fica disponível, a vaga é preenchida por uma nova paciente, enviada por hospitais de todo o estado de Meghalaya. Por fim, vale ressaltar que todo esse serviço não tem custo algum para as pacientes. Todas as despesas são cobertas pelo Ecônomo Inspetorial do INS, P. James Thyrniang, em colaboração com o Escritório de Planejamento e Desenvolvimento, e com vários Benfeitores. Fonte: ANS
VER MAIS

COOPERADORES | IRENE MOTA PESSOA, UM CENTENÁRIO!

COOPERADORES | IRENE MOTA PESSOA, UM CENTENÁRIO!

7 de julho de 2021
29/06/1921 - 29/06/ 2021 Os Salesianos Cooperadores do Centro Padre Antônio José de Carvalho, Bongi - Recife, casais do ECC e familiares, celebraram no dia primeiro de julho, em ação de graças pelo aniversário de cem anos de vida de Irene. Ela fez sua promessa como SC (Salesiana Cooperadora) juntamente com seu esposo Decio Pessoa, já falecido, desde a fundação do Centro, em 1988, quando também, já eram membros desde o primeiro ECC, Encontro de Casais com Cristo da paróquia. Sempre foram atuantes e, mesmo após o falecimento do esposo em 2017, Irene continuou participando ativamente como SC, como também nas reuniões mensais do seu círculo de casais, ECC. Na partilha do Evangelho, o nosso delegado, Padre Bernardo, comentou sobre esta travessia dos cem anos de sua existência, e que no barco da vida ela teria passado por turbulências e calmarias e lhe fez três perguntas: Qual o momento mas feliz da sua vida? Prontamente respondeu: o dia do seu casamento com Decio. E qual o momento mais difícil? Resposta: o dia em que ele faleceu. Terceira pergunta , ao completar 100 anos, quantos anos ainda deseja viver? Resposta: Até o dia em que Deus me der saúde e sabedoria. Na paróquia, quando mais jovem, foi catequista e ministra da Eucaristia. Assim, bastante consciente, ela continua sendo para nós um exemplo de vida e dedicação. E neste período de pandemia, ela nos questiona sempre; quando vamos ter reunião dos Cooperadores? Esperamos que, em breve, possamos em reunião presencial, tê-la conosco. Roguemos a Deus por intercessão de São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, pela sua saúde e paz nos anos de sua vida que ainda estão por vir. PARABÉNS, IRENE! Por Marcos Paulo Mariano - Salesiano Cooperador
VER MAIS

MATRIZ DE CAMARAGIBE | OBRA SALESIANA TOMA POSSE NO CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

MATRIZ DE CAMARAGIBE | OBRA SALESIANA TOMA POSSE NO CONSELHO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

6 de julho de 2021
A Coordenadora Geral do Centro Juvenil Dom Bosco Jussara Souza, junto com o funcionário Márcio Antônio, participou na manhã desta terça-feira, dia 06 de Julho, no prédio da Secretaria de Assistência Social, da Cerimônia de Posse da Inspetoria Salesiana do Nordeste, pela Obra Salesiana (Centro Juvenil Dom Bosco) no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). O momento foi de muitos diálogos construtivos em prol das Crianças e Adolescentes do município, principalmente, daquelas que frequentam diariamente o Centro Juvenil, na prática de Esporte e Lazer, Oratório e Cursos Profissionalizantes. O momento de cerimônia contou com a presença de outras entidades e de quase todo secretariado do município de Matriz de Camaragibe - AL. A Obra Salesiana é referência em toda a região e conta com o apoio de voluntários, que fazem com que a entidade proporcione grandes trabalhos sociais à cidade, agora, podendo contar com a equipe do CMDCA. O que é o CMDCA: O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Também faz o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação. Além disso, gerencia e estabelece os critérios de utilização de recursos dos fundos de direitos da criança e do adolescente municipais. [gallery columns="1" size="large" ids="16374,16375"]
VER MAIS

CONGREGAÇÃO | Brasil – Salesianos inauguram um novo “Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium” em Araçatuba

CONGREGAÇÃO | Brasil – Salesianos inauguram um novo “Centro de Especialidade em Saúde – Auxilium” em Araçatuba

6 de julho de 2021
(ANS – Araçatuba-SP) - Graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Araçatuba e a Faculdade de Medicina da Universidade Salesiana “UniSALESIANO”, a cidade ganhou o novo Centro de Especialidade em Saúde “Auxilium”. Diversas autoridades religiosas, políticos e profissionais participaram do evento de inauguração, no dia 16 de junho (observando todas as medidas de segurança e higiene requeridas pela pandemia, sendo outrossim o evento transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura). “Que esse local seja, de fato, fonte de benção para muitas pessoas e que vá expressando assim os esforços em favor do bem comum”, disse o Sr. Bispo de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, ao benzer os ambientes e instalações. Por sua vez, a Secretária da Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, agradeceu aos Salesianos pela parceria iniciada em 2017 e assegurou que “esta é a primeira de muitas que virão”. O P. Ricardo Carlos, Superior da Inspetoria do Brasil-Campo Grande (BCG) e Chanceler do UniSALESIANO, também destacou a importância da parceria com a Prefeitura: “A sociedade precisa olhar estes bons exemplos. Parabenizo a todos os envolvidos que, de fato, contribuíram para que esse Centro de Especialidade pudesse renascer. Que venham tantas outras iniciativas como essa e que a nossa sociedade seja a grande beneficiada”. Por fim, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, afirmou: “Esta parceria com o UniSALESIANO vai render muitos frutos. Vamos ter muitos profissionais de saúde que passarão por aqui e lembrarão da Faculdade que lhes deu a formação”. A parceria entre a universidade salesiana e o município de Araçatuba, de fato, previa a reestruturação do prédio do antigo pronto-socorro municipal, localizado no bairro de Santana, que começou a ser revitalizado em setembro de 2020, disponibilizando os equipamentos para os estágios dos estudantes do Curso de Medicina da UniSALESIANO. A estrutura do Auxilium concentrará os serviços ambulatoriais especializados do SUS (Sistema Único de Saúde) para garantir um atendimento mais eficiente e sistematizado, sempre centrado no paciente. O ambulatório contará com médicos especializados em cardiologia, urologia, otorrinolaringologia, ortopedia, angiologia, além de uma equipe multidisciplinar composta de profissionais das áreas de fisioterapia, enfermagem, nutrição e serviço social. Haverá também programas de atendimento a pacientes com hanseníase e ostomizados, além de um ambulatório de ginecologia equipado para realizar todos os exames e pequenas cirurgias. Além disso, a nova unidade sediará o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, que oferece assistência médica e de enfermagem aos trabalhadores do comércio, empresas e indústria; além de novos equipamentos dedicados para o setor de fisioterapia. Fonte: ANS [gallery size="medium" columns="2" ids="16348,16349,16350,16351,16352,16353,16354,16355,16356,16357,16358,16359"]
VER MAIS

CAUSOS SALESIANOS | Vacas contra muriçocas

CAUSOS SALESIANOS | Vacas contra muriçocas

6 de julho de 2021
Narração de Pe. Valdemar Pereira Escorriam os saudosos anos (1966-1970)... Nós, os estudante de Filosofia na Faculdade Salesiana São João Bosco em São São Del Rei-MG, éramos uns 50 (o número oscilava de ano para ano), sem contar com a respeitosa comunidade docente. Nosso dormitório era dividido em celas individuais. Em certas épocas do ano havia muita muriçoca (a turma chamava de “mosquitos”) perturbando o nosso sono. Tanto é verdade que nem podíamos sonhar lindos sonhos como os de Dom Bosco... Não tínhamos repelentes... Solução: Uma ideia “brilhante” partiu de Luiz Moura, um cearense de Juazeiro do “meu Padim Ciço”. Ele começou a queimar estercos de vaca, na própria cela. A fumaça evolava-se e as muriçocas fugiam doidas para outras celas. A ideia foi invejável! Vários colegas foram à cata de estercos secos, onde as vacas pastavam, para queimar. Alguns chegavam a fazer estoque, para não faltar (diga-se de passagem, o cheiro daquele “incenso vacum” no dormitório era simplesmente horrível). Mas, mesmo assim, quando “caia a tarde serena / em macio e suave langor”, despertava na lembrança dos “clérigos”, a vontade de apanhar estercos secos, para poder dormir em paz! Foi quando começou a faltar, no cercado das vacas, o produto sequinho. A procura era maior que a demanda. Certo dia, os usuários chegaram a acompanhar as vacas, com sacolas nas mãos... O Moura, “pai da ideia”, ia à frente quando uma das vaquinhas começou a despejar o esperado produto, ele não teve conversa, correndo o aparou, ante os gritos dos colegas: “É meu! Esse agora é meu!” A vaca, olhando para trás, soltou um berro, parecendo dizer: “Calma, pessoal, daqui a pouco tem mais...”  
VER MAIS

NOTÍCIAS

COLÔNIA DE FÉRIAS – ARACAJU | Oratório Nossa Senhora Auxiliadora reúne garotada

A Colônia de Férias Salesiana começou com muita alegria, diversão e partilha da palavra de Deus. O primeiro dia contou com a participação de 94 crianças e adolescentes, que participaram de 5 oficinas (artes, judô, música, dança e karatê), momentos de oração, “Boa Tarde” com o Pe. Arlan Braga e recreação. O tema deste ano […]
VER MAIS

GRAMORÉ-NATAL (RN) | Centro Educacional Dom Bosco inicia as atividades de 2024

O dia 8 de janeiro, marcou o retorno das atividades do Centro Educacional Gramoré onde recebeu as turmas do Oratório e da Aprendizagem após o recesso de fim de ano. Transbordando de alegria, a equipe deu as boas-vindas calorosas aos usuários dos serviços, no tradicional “Bom Dia” e “Boa Tarde”, prática que faz parte do […]
VER MAIS

FORMAÇÃO | Jovens Salesianos participam de Encontro de Preparação para a Profissão Perpétua

De 6 a 23 de janeiro de 2024, na Casa “Ceferino Namuncurá”, em Junín de Los Andes, Argentina, 14 jovens salesianos da chamada região Cone-sul da América Latina se encontram reunidos para o Encontro de Preparação para a Profissão Perpétua. Pertencendo às Inspetorias do: Brasil (BRE: 3, BSP: 2, BPA: 1, BMA: 2, BCG: 1), […]
VER MAIS

TEMAS

INSTAGRAM

YOUTUBE